• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Nova tecnologia da Siemens quebra recorde de transmissão de dados

4 mensagens neste tópico

retirado de: PC World

Protocolo que usa apenas processamento elétrico possibilita envio de dados com velocidade de 107 Gbps por única fibra óptica.

A corrida para enviar cada vez mais bits em redes de banda larga atingiu um novo patamar com a Siemens transmitindo dados a uma velocidade de 107 Gbps por uma única fibra óptica.

A velocidade, que a Siemens alega ser um recorde para a transmissão de dados por um cabo óptico, foi atingido em uma rota de 160 quilômetros nos Estados Unidos, disse a companhia.

A companhia desenvolveu um novo sistema de transmissão e recepção que processa dados diretamente antes e depois da conversão em sinais ópticos usando apenas processamento elétrico.

Os sistemas atuais com altas transmissões têm que separar o sinal em múltiplos sinais de baixo consumo e, logo após, reconvertê-los de óptico para elétrico, processo que custa mais caro e reduz a capacidade da rede.

Velocidades como a transmissão de 107 Gb, que pode enviar dois DVDs em um segundo, serão necessárias para ajudar a amparar o tráfego de games online, músicas e vídeos nos próximos anos.

Até 2011, os downloads legais de músicas contarão por cerca de 36% de todo o mercado europeu de música, disse a Siemens, citando pesquisa de mercado da Forrester Research.

A Siemens conduziu o teste junto à Micram Microelectronic GmbH, ao Instituto Fraunhofer de Telecomunicações e à Universidade Técnica de Eindhoven.

A companhia de engenharia e eletrônicos alemã espera entregar os primeiros produtos baseados no protótipo do sistema testado nos Estados Unidos até o final da década.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito bom ;) mas esta noticia já é um bocado antiga li isto a mais ou menos 1 ou 2 meses no google news

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora