• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mpix

[VB 2005] Estrutura de uma aplicação e duvida em utilização de datagridview

3 mensagens neste tópico

Estou a fazer uma aplicação em VB .net (como estou a aprender vb .net achei que o melhor é fazer algo enquanto vou lendo :P )

Estou a fazer uma aplicação onde vou ter (criar, editar e apagar ) dados pessoais de alunos e professores.

Questões:

Devo ter dois formularios ou apenas um a fazer tudo? Isto é devo ter os dois formulários explicados a seguir , juntos ou separados ? Que acham ser melhor? (

formulário  para inserir um novo aluno. (formulário para introduzir dados pessoais e depois ao clickar no botão submete)

+

formulário igual ao inserir novo aluno mas com uma datagridview e um campo com filtro de pesquisa para mostrar apenas os alunos por um dados critério (ex: alunos com nome joão ; ou alunos que moram em Lisboa, etc)

No datagrid eu queria que ao clickar numa linha qq esta enviasse o id (apenas) e assim fazia uma nova busca na bd e prenchia o formulario (penso ser a melhor ideia)

Como fazer isto é mais difícil.  Meter os dados na datagrid já consegui e fiz por codigo. Mas queria mostrar apenas o nome, bi, e morada

Mas ao clickar enviava apenas o id. Mas como guardo o id sem o mostrar (Dá para perceber a minha confusão?!?!)

edit:

Na datagridview aparece id_aluno, nome_aluno, morada_aluno, etc

no evento mouseclick escrevi

txtLocalidade.Text = Me.DataGridView1.CurrentCell.Value

isto manda-me o conteúdo da célula para a textbox. Eu queria e´que clickando em qq parte  da linha me fosse enviado o id_aluno para aquela textbox.

Mas o que realmente keria era mostrar apenas na datagridview o nome_aluno, morada_aluno e (nao sei como) era guardadao o id daquele aluno em alguma variável sem mostrar ao utilizador e ao clickar envia o id para a textbox... (por exemplo no html meto um campo a hidden)

1 abraço.  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Q confusão do caraças ;)

Quanto à questão dos formulários, poe em 2 formulários separados.

Experimenta isto para te devolver o ID:

txtLocalidade.Text = Me.DataGridView1.CurrentRow.Cells("ID")

Onde "ID" é o que puseste na propriedade NAME da coluna.

Nas propriedades de cada coluna, tens lá o Visible que podes por a True ou False, para mostrar , ou nao, o campo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Q confusão do caraças :P

é o q faz não perceber muito do assunto  :-[

amanha já experimento isso.

edit:

txtLocalidade.Text = Me.DataGridView1.CurrentRow.Cells(0).Value 

Assim funciona...

O codigo para criar a datagrid é este:

DataGridView1.Rows.Clear()

DataGridView1.Columns.Add("Cod_Aluno", "Codigo_Aluno")

DataGridView1.Columns.Add("Aluno_Morada", "Morada")
                    DataGridView1.Columns.Add("Aluno_Localidade", "Localidade")

' Tambem posso utilizar isto mas preferi fazer manualmente para dizer o nome que queria que aparecesse
                   '  For intCol = 0 To .FieldCount - 1
                    '  DataGridView1.Columns.Add(.GetName(intCol), .GetName(intCol))  
                   '  Next

'Define a largura da coluna com base na largura do cabeçalho
                    DataGridView1.AutoSizeColumnsMode = DataGridViewAutoSizeColumnsMode.ColumnHeader

'percorre o datareader enquanto houver dados
                    While .Read

'Obtem os dados como em um objeto array
                        Dim objCelulas(intCol) As Object

.GetValues(objCelulas)

'Inclui uma linha de cada vez no datagridview
                        DataGridView1.Rows.Add(objCelulas)

End While

1 abraço  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora