• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

sike

Montar Portal Div ou Tabelas ?

10 mensagens neste tópico

Boas,

Fizeram-me um layout e agora estou encarregue de o montar.

Eu sou adepto da montagem em divs, para não haver problemas entre ie e firefox, mas eu comecei a montar por divs, mas alguém com grande experiências de montar sites do género (portais de gaming), aconselhou-me a montar por tabelas.

Agora fiquei na dúvida, achar que por Div's é mais correcto mas acho que mais para sites mais estáticos.

O que aconselham ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hum... aconselhou-te a montar por tabelas, ate ai tudo bem, mas que razões te deu para isso? sem saber isso é difícil saber se concordo ou discordo ;)

E eu não acho que haja uma "regra" para se montar um site por divs ou tabelas dependendo do tipo de site, eu pessoalmente, prefiro divs. Se te sentes à vontade com divs e sabes o que fazes, então vai pos divs, se ainda não sabes muito sobre o assunto e com tabelas safas-te melhor, vai por tabelas.

Pessoalmente, só uso divs, ligeiramente usa uma tabela aqui e ali, principalmente para formularios quando não tou ter muito trabalho com divs e quero uma coisa rápida...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ele falou-me em qualquer coisa de ser mais fácil aplicar os includes de query's... mas também não percebi muito bem.

Eu tenho conhecimentos mínimos para montar por div. Embora por tabelas seja mais fácil (normalmente dá mais problemas).

Isto é para um projecto de curso, e posteriormente para portefólio, por isso importa é que tenha qualidade a todos os níveis.

O estilo de site é por exemplo http://www.esportsplanet.com, talvez não tão complexo (tanto em corte de layouts / programação).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ele falou-me em qualquer coisa de ser mais fácil aplicar os includes de query's... mas também não percebi muito bem.

humm?  :dontgetit:

lol... pelos vistos ele é o programador do portal, alguem desenhou, tu crias o html, ele programa... mas deixa-me dizer-te já, se ele disse isso, então ainda tem algo para aprender...

Não tou a dizer que é melhor programar um site tendo o site construido em tabelas ou divs, não estou a por isso em causa. Porque se tivemros um bom sistema de templates, ter tabelas ou divs, vai dar ao mesmo, eu pelomenos falo por mim, em todos os sites que programos, uso o meu sistema de templates e tanto me dá se é tabelas ou divs, é flexivel a esse ponto. Portanto, a questão prende-se ao facto do que é melhor ter num site, divs ou tabelas, a programação nesse aspecto, é irrelevante. Mas falo por mim...

Se dizes que é para efeitos de portfolio, vai para divs... Não sei pretendes arranjar depois trabalhos do genero ca dentro ou la fora, mas se for cá dentro não sei ate que ponto os clientes/empresas portuguesas se importam com isso, mas lá para fora, contam muito nisso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

humm?  :dontgetit:

lol... pelos vistos ele é o programador do portal, alguem desenhou, tu crias o html, ele programa... mas deixa-me dizer-te já, se ele disse isso, então ainda tem algo para aprender...

Não tou a dizer que é melhor programar um site tendo o site construido em tabelas ou divs, não estou a por isso em causa. Porque se tivemros um bom sistema de templates, ter tabelas ou divs, vai dar ao mesmo, eu pelomenos falo por mim, em todos os sites que programos, uso o meu sistema de templates e tanto me dá se é tabelas ou divs, é flexivel a esse ponto. Portanto, a questão prende-se ao facto do que é melhor ter num site, divs ou tabelas, a programação nesse aspecto, é irrelevante. Mas falo por mim...

Se dizes que é para efeitos de portfolio, vai para divs... Não sei pretendes arranjar depois trabalhos do genero ca dentro ou la fora, mas se for cá dentro não sei ate que ponto os clientes/empresas portuguesas se importam com isso, mas lá para fora, contam muito nisso.

A pessoa que falei não é a mesma que me fez o layout. São duas pessoas diferentes.

O que dizes em "o meu sistema de templates".

Pah é um projecto de final de curso, deve ser no seu melhor, embora eu saiba que que niguém vai "avaliar" a qualidade do HTML, só queria fazer uma coisa boa já que a tenho de fazer.

Vou dar-te um exemplo do meu "style.css"

body {
font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #000000;
margin: 0px;
padding: 0px;
background-image: url(images/pat.jpg);
background-repeat: repeat;
}
div#container
{
margin-left: auto;
margin-right: auto;
width: 922px;
height: auto;
}
div#logo {
position: relative;
top: 0px;
left: 0px;
width: 268px;
height: 150px;
background-image:url(images/logo.jpg);
background-repeat: no-repeat;
}
div#top_flash {
position: absolute;
top: 0;
left: 268px;
width: 654px;
height: 150px;
background-image:url(images/top_flash.jpg);
}
div#menu_flash {
top: 150px;
left:0px;
width: 559px;
height: 56px;
}
div#login {
top: 179px;
left:559px;
width: 216px;
height: 223px;
background-image:url(images/login_box.jpg);
}
div#top_login {
left:559px;
width: 216px;
height: 29px;
background-image:url(images/top_login.jpg);
}
div#top_poll {
left:775px;
width: 147px;
height: 29px;
background-image:url(images/poll.jpg);
}

Estarei a fazer da maneira mais correcta ?

As imagens são as várias slices do HTML.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se é apenas um projecto académico e se o HTML não vai ser avaliado, se calhar não vale a pena perder tempo com isso. preocupa-te com o que realmente é avaliado.

no entanto acho que é muito melhor utilizar div's do que tabelas, até porque torna-se muito mais fácil alterar o aspecto do site (nomeadamente, criar versões para impressão).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas lá está pode ser apenas académico, mas eu quero dar o meu melhor, até porque vai "andar sempre comigo"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Era uma pergunta? :dontgetit:

Acho que o Rui Carlos tem razão, preocupa-te com o que é avaliado, se perderes muito tempo com o que não é, podes depois não ter tempo para o que realmente importa. Mais tarde, terás a possibilidade de perder mais tempo e modificas para melhor.

Quanto ao css, assim a olhar para ele, parece bem. Para ser + especifico tinha de ver com html e ver o output produzido no browser e bla bla e isso demora tempo ;) Desde que funcione para o que tu queres, depois com o tempo também vais aprendendo a melhorar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Era uma pergunta? :dontgetit:

Acho que o Rui Carlos tem razão, preocupa-te com o que é avaliado, se perderes muito tempo com o que não é, podes depois não ter tempo para o que realmente importa. Mais tarde, terás a possibilidade de perder mais tempo e modificas para melhor.

Quanto ao css, assim a olhar para ele, parece bem. Para ser + especifico tinha de ver com html e ver o output produzido no browser e bla bla e isso demora tempo ;) Desde que funcione para o que tu queres, depois com o tempo também vais aprendendo a melhorar.

É uma pergunta sim :P

Ok, vou montar como sei e depois vem a parte que realmente vou ser avaliado PHP!

Obrigado pelo esclarecimento.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu para todos os sites que desenvolvo relativamente a programação tenho uma série de funções envolvidas numa classe que me permite gerir uma espécie de templates para esses sites. Basicamente, todos os ficheiros PHP são compostos por 98% código e 2% html, e já devo estar a exagerar no html ;) Todo o design do site fica à parte. Todos esses templates (ficheiros html) tem "variáveis" do genero {website.title} que posteriormente no código irão ser substituídas pelo verdadeiro conteúdo. Isto não funciona só para strings, podes muito bem substituir uma variável dessas por código html, por um exemplo, um menu.

O que queria dizer no inicio, é que com este sistema que uso, tanto importa que o site esteja em tabelas ou divs. A diferença que poderá existir irá depender do programador, se se sente mais à vontade com divs ou tabelas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora