• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Ubuntu 5.10 - Discussão Geral

54 mensagens neste tópico

Boas,

Criei esta thread para que aqui fique guardada toda e qualquer informação que um utilizador de Ubuntu 5.10 possa eventualmente necessitar.

Começo com um link que vai fazer com que os que dão a desculpa de não poder experimentar Linux porque têm um modem USB (leia-se SpeedTouch...) arranjem outra desculpa porque essa vai deixar de ter validade.

Cá fica: Modem SpeedTouch 330 ADSL USB em (K)Ubuntu 5.10

Vou preenchendo esta thread á medida que me vou lembrando. E vocês podem fazer o mesmo.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E não podias ter começado de melhor maneira.

Durante as férias dou feddback, pois vou instalar 5.10 no meu novo disco. :D

Thanks.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para actualizarem a vossa sources.list utilizem o comando nano /etc/apt/sources.list e coloquem os seguintes repositórios:

deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy main restricted multiverse universe

deb-src ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy main restricted multiverse universe

deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy-security main restricted multiverse universe

deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy-security main restricted multiverse universe

São repositórios nacionais do IST. Os servidores do IST não são assim muito rápidos e por vezes existe instabilidade, mas é trafego nacional logo é aproveitar...:P

No final fazem sudo apt-get update e está feito...:)

Vou ver se agora ponho os pezinhos em Ubuntu e depois em MEPIS para trocarmos aqui umas ideias jeitosas...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Outro problema que me fez pesquisar um pouco foi a instalação do BlueTooth para o GNOME (sim para o GNOME, porque aquilo tem mais de instalação em GNOME que em UBUNTU).

Mas cá fica a resolução:

apt-get gnome-bluetooth

Depois de instalarem o package é só fazer gnome-obex-send <file> . Aqui é enviado e é apresentada uma lista de dispositivos ao alcance.

Finalmente, gnome-obex-server para ficarem á espera do ficheiro.

Não devem ter grandes problemas com hardware (pendrive bluetooth USB) pois eu tambem não tive...se tiverem reportem na mesma que vamos lá tentar resolver isso... ;D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E cá fica um post com a minha sources.list:

#Security Patchs

deb http://security.ubuntu.com/ubuntu breezy-security main restricted universe

deb-src http://security.ubuntu.com/ubuntu breezy-security main restricted universe

#National server

deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy main restricted universe multiverse

deb-src ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy main restricted universe multiverse

deb http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/archive/ breezy main restricted universe multiverse

deb-src http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/archive/ breezy main restricted universe multiverse

#National Update server

deb http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/archive/ breezy-updates main restricted multiverse universe

deb-src http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/archive/ breezy-updates main restricted multiverse universe

#deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy-updates main restricted multiverse universe

#deb-src ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy-updates main restricted multiverse universe

Está a incluír o DarkStar... ;D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Encontrei em mais uma pesquisa alguns dados porreiros...

Do you like drop shadows? Do you want a faster feeling desktop? Have you seen screen shot of Vista and wished Ubuntu could do the same? Then you might want a Composite Manager.

http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=75527

You don't HAVE to have an Nvidia card to try it out, but only Nvidia cards and their official drivers accerate the current set of composite managers.

Without an Nvidia card, your CPU will do all the work. That will work for maybe the drop shadows, but the fading and the rest would kill a not super fast system.

E eu tenho uma NVIDIA card, logo vou ter mesmo de experimentar isto....

Espero que façam o mesmo.

Reinstalação do Ubuntu começa daqui a 4 horas, devido ao facto de já não poder gastar muito trafego internacional e vou precisar de algum inicialmente para executar o sudo apt-get update.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Outro ds meus problemas foi colocar os codecs w32 a funcionar correctamente. Fazia através do apt-get mas não conseguia. Depois descobri num forum que me faltava isto nas sources.list:

Existe uma maneira alternativa de os instalar, mas eu não experimentei. Mas cá fica ela:

wget ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/pool/main/w/w32codecs/w32codecs_20050412-0.0_i386.deb

sudo dpkg -i w32codecs_20050412-0.0_i386.deb

Funciona perfeitamente com todas as versões do Ubuntu. É recomendável retirar o link da sources.list no fim de instalarem.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tive de instalar as drivers da NVIDIA e para isso consultei o ubuntuguide.org. Acontece que é muito fácil mesmo:

Executam estes comandos:

sudo apt-get install nvidia-glx

sudo apt-get install nvidia-settings

sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_backup

sudo nvidia-glx-config enable

sudo gedit /usr/share/applications/NVIDIA-Settings.desktop

Inserem ito no ficheiro que vão editar:

[Desktop Entry]

Name=NVIDIA Settings

Comment=NVIDIA Settings

Exec=nvidia-settings

Icon=

Terminal=false

Type=Application

Categories=Application;System;

Gravam o ficheiro e fazem reboot.

Para alterar algumas settings da placa podem vão a Aplicações->Ferramentas de Sistema->NVIDIA Settings.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para instalar mais codecs multimedia façam:

sudo apt-get install gstreamer0.8-plugins

sudo apt-get install gstreamer0.8-lame

sudo apt-get install gstreamer0.8-ffmpeg

sudo apt-get install w32codecs

sudo apt-get install libdivx4linux

sudo apt-get install lame

sudo apt-get install sox

sudo apt-get install ffmpeg

sudo apt-get install mjpegtools

sudo apt-get install vorbis-tools

gst-register-0.8

E voilá...:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, venho por este método agradecer ao deathseeker pelo primeiro tut que postou neste thread pois graças a ele estou neste momente em ubuntu 5.10 e a usar o xchat bem como o gaim e estou a adorar isto tudo.

Se me pudessem dizer como montar a minha partição fat32 onde tenho todos os meus documentos agradecía-vos ainda mais.

1inux rulla. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, venho por este método agradecer ao deathseeker pelo primeiro tut que postou neste thread pois graças a ele estou neste momente em ubuntu 5.10 e a usar o xchat bem como o gaim e estou a adorar isto tudo.

Se me pudessem dizer como montar a minha partição fat32 onde tenho todos os meus documentos agradecía-vos ainda mais.

1inux rulla. :P

Queres então saber como podes aceder ás partições FAT32....ora cá vai uma explicação...

Inicialmente fazes sudo fdisk -l . Seguiidamente fazes:

sudo mkdir /media/windows

sudo cp /etc/fstab /etc/fstab_backup

sudo gedit /etc/fstab

E colocas a seguinte linha no final do ficheiro...

dev/hda1      /media/windows  vfat    iocharset=utf8,umask=000  0      0

Gravas o ficheiro e fazes reboot.....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso n é assim tao "geral" embora o q disseste provavelmente irá funcionar no caso dele...

No entanto isso tudo depende de qts partições queres montar e a ordem por que elas estão no disco, etc... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso n é assim tao "geral" embora o q disseste provavelmente irá funcionar no caso dele...

No entanto isso tudo depende de qts partições queres montar e a ordem por que elas estão no disco, etc... :P

Correcto. Eu não referi no post anterior que o hda1 é a supor que essa é a partição que ele pretende montar. Se pretender montar outra e não souber qual é, basta ver quando se faz sudo fdisk -l .

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E  funcionou na perfeição.

De facto já tinha visto isso no ubuntu guide mas desisti pois após executar nao reiniciei, agora fiz tudo outra vez como o death disse e reiniciei e está tudo ok. Claro que não pus hda1 mas sim o nome da partição que queria que no meu caso era hdb5, isso já sabia de ter visto no ubuntu guide.

Além disso não conseguia reproduzir os sons que tinha na minha partição fat32 de documentos, mas o pessoal porreiro do #ubuntu disse-me logo para fazer um apt-get install do gstreamer e neste momento é só grandes beats em linux.

Linux ao poder. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para instalarem um cliente FTP façam:

apt-get install gftp

desde que tenham, logicamente, as sources.list como as que postei uns posts acima...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um dos problemas que leva a muitas desistências do Ubuntu é a instalação de programas como o aMule. Eu tambem quase desisti de ficar com o Ubuntu por causa das dificuldades com a instalação do aMule, em experiencias anteriores. Mas desta vez lá me apliquei e acabei por conseguir, com alguma ajuda do pessoal do #amule e de foruns especializados, sem contar com as dezenas de pesquisas efectuadas por causa do ipfilter...

Mas comecemos então...

sudo apt-get install amule

E instala o aMule convenientemente. O problema é que instala sem filtro de ips, logo todos os downloads em servidores internacionais, contam como tráfego internacional. Para que tal não aconteça, necessitamos de um filtro de ips...

Fazem download do ipfilter nacional aqui e agora é que começa a complicação a sério (não é bem uma complicação, mas é necessário alguma concentração nesta fase....).

1º Descompactam o ficheiro para uma directoria qualquer.

2º Fazem tar xvfj /directoria/directoria/ipfilter-2.02.tar.bz2 (onde 'directoria' são as pastas onde está colocado o vosso ficheiro...)

3º Fazem $chmod +x ipfilter.pl

4º Fazem ./ipfilter.pl e se tiverem algum problema com os ipranges façam primeiro rm ~/.ipfilter* para limpar toda a configuração...

Agora o problema é configurar as Happy Hours... Foi o que eu achei mais complicado mas lá me consegui safar:

1º Se tiverem versões anteriores de um eMule em directorios Windows, não se esqueçam de copiar os ficheiros cryptkey.dat , preferences,dat e clients.met para o directorio /home/*username*/.aMule de forma a ficarem com os créditos anteriores do eMule. Aconselho a que façam tambem uma cópia dos ficheiros que já estavam a sacar que se encontram na pasta temp do eMule para a vossa partição actual do Linux (isto apenas no caso dos ficheiros dapartição Windows estarem em NTFS. Caso estejam em FAT32 não necessitam disto, caso tenham tudo configurado para que possam lá escrever..)

2º Configurem o aMule da maneira que quiserem mas não se esqueçam disto:

Preferences -> Remote Controls

Activar o Accept external connections

Activar o Use TCP ports

Desactivar a Password

3ºReiniciem o aMule e na vossa consola escrevam amulecmd -f. Aqui o amulecmd deve-se ligar ao aMule e aparecervos-á algo deste estilo:

bud@falso ~ $ amulecmd -f

Creating client...

Now, doing connection....

Using host 'localhost' port:4712

Trying to connect (timeout = 10 sec)...

Succeeded! Connection established.

---------------------------------

| aMule text client |

---------------------------------

Use 'Help' for command list

aMulecmd$

Se aparecer isto, escrevam quit para sairem do amulecmd.

3º Agora vamos lá editar a crontab... Escrevam crontab -e na vossa consola e copiem para lá isto:

3 1 * * * amulecmd -c "SetIPFilter off"

57 6 * * * amulecmd -c "SetIPFilter on"

Isto fará com que o filtro se ligue á 1:03 e desligue ás 06:57.

Acho que é tudo...qualquer duvida podem postar...:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu lembrei-me que alguns sites que visito diariamente foram feitos a pensar que o SO do utilizador era o Windows, logo achei necessário fazer uma instalação das fonts do Windows aqui no Linux.

Após uma pesquisa fui dar com um artigo num blog que explicava como o fazer. É tão simples quanto isto:

sudo apt-get install msttcorefonts

E a instalação decorre sem problemas em princípio. Existem outros métodos que podem sempre ler aqui.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu não sei mas, pelos dias que lá tenho passado, acho que falta mesmo muita coisa ao ubuntu. tive que instalar mesmo MUITAS coisas, que em distros como suse já vêm lá..

mas compreendo que o ubuntu é para o utilizador básico e não para aquele que quer instalar o cedega e que sempre que o arraca o gnome vai abaixo :S acreditem que é frustrante... XD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas frustante e ter um portatil k tem tecnica para se meter o linux. o k nao acontecia no meu antigo era meter e ja tava a instalar. neste tenho k andar as voltas :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu não sei mas, pelos dias que lá tenho passado, acho que falta mesmo muita coisa ao ubuntu. tive que instalar mesmo MUITAS coisas, que em distros como suse já vêm lá..

mas compreendo que o ubuntu é para o utilizador básico e não para aquele que quer instalar o cedega e que sempre que o arraca o gnome vai abaixo :S acreditem que é frustrante... XD

Um SO é apenas um sistema que permite uma "tradução" de coisas virtuais para endereços físicos... e portanto já temos bastante sorte o ubuntu trazer muitas outras coisas no CD (sim porque embora n seja instalado na instalação o CD está bem riquinho de coisas)! Além disso tem o que o Windows n tem...q é a facilidade de instalação e a lista dos programas mais usuais (através do synaptic (espero estar a escrever o nome bem))! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ah.. não sabia que o cd trazia mais coisas :S ei de ver isso.

obrigado bruno ^^

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é pá,..digam-me uma cena: Quais os requesitos minimos para o ubuntu?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho ubuntu instalado num P2 164 MB de ram e corre fluido... mas foi com o sistema feito á unha ou seja não usa gnome, foi tudo instalado por mim etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho ubuntu instalado num P2 164 MB de ram e corre fluido... mas foi com o sistema feito á unha ou seja não usa gnome, foi tudo instalado por mim etc...

Ui...Usas FluxBox ou assim?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora