• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ghetto_Smurf

Xubuntu GNU/Linux 6.10 [Edgy Eft]

13 mensagens neste tópico

logo.png

O Xubuntu é uma distribuição GNU/Linux tendo em base o sistema operativo Ubuntu. O seu sistema baseado no leve ambiente de janelas XFCE e aplicações GTK, bem como a substituição de aplicações pesadas por equivalentes leves torna-o ideal para pc's mais antigos e para obter mais performance do equipamento disponível.

O Xubuntu é compatível com aplicações destinadas ao KDE e ao GNOME, bem como todas as aplicações disponíveis nos repositórios para Ubuntu e as suas variantes. Tal como a sua base, o Ubuntu, uma nova versão do Xubuntu é lançada de 6 em 6 meses, oferecendo versões cada vez mais estáveis e seguras.

O design do tema principal do XFCE tem vindo a melhorar, bem como a sua perfomance. No entanto, o ambiente pré-definido é bem simples, embora possa ser configurado para se obter melhores resultados em performance e visual.

Screenshots

thumb_edgy3.png thumb_edgy7.png

Download Download Nacional

PC (Intel x86) desktop CD

Para obter versões para 64bits e mais, é favor consultar o seguinte mirror:

http://neacm.fe.up.pt/pub/xubuntu/releases/6.10/release/

Referência: Xubuntu.org

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quem quer uma distribuição baseada em XFCE também fica muito bem servido com o Zenwalk Linux.

Parece que os tipo do Zenwalk têm de ensinar aos do Ubuntu que castanho não dá com nada :thumbsup:

De qualquer maneira lembrem que XFCE perde logo a vantagem de performance quando se começa a instalar programas com dependências de librarys do GNOME ou KDE. 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Xubuntu trata logo das dependencias e assim....

If you wish, you can install any KDE or GNOME application on your Xubuntu desktop system, as it shares the Ubuntu main and universe package selection.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Xubuntu trata logo das dependencias e assim....

If you wish, you can install any KDE or GNOME application on your Xubuntu desktop system, as it shares the Ubuntu main and universe package selection.

O problema não é do tratar das dependências. É depois o peso que estas passam a ter no sistema. Não é por acaso que não se costuma instalar programas que usem QT (usado pelo KDE) em GNOME (que usa GTK).

Só estou a lembrar que se forem instalar programas sem o mínimo de senso, lá se vai a performance e rapidez do XFCE e para isso mais vale pôr GNOME ou KDE.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

CR_, que raio de raciocínio... se precisas de correr uma aplicação que use gtk não o vais fazer por usares o XFCE?

eu uso o gnome e corro as aplicações Qt todas. Se isso fosse o problema....

o pessoal pode querer usar o XFCE por ser mais leve, ou mais rápido, ou por estar habituado. Isto das 50000 distros também chateia um pouco. Instalar o gnome, kde, icewin, xfce, black box, blablabla é tarefa para 2 minutos.

PS: agora há tempos ouvi falar numa distro chamada Mint.. fui dar uma vista de olhos, basicamente é o ubuntu com uma pano de fundo verde ( e mais duas ou três mariquices ) . Sinceramente...ok... a garotada gosta de brincar com o Photoshop, mas daí a chamar Sistema operativo a um pano de fundo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrotuga, é mesmo esse o ponto forte dos sistemas GNU/Linux, é a liberdade que tens em alterar e criar novos sistemas adaptados às tuas necessidades. Se há pessoas que criam distribuições baseadas em Ubuntu com outro aspecto talvez é porque o tema do Ubuntu não seja o mais apelativo... :thumbsup:

É assim que se dá o processo evolutivo! :biggrin:

E sim, o CR_ tem alguma razão no que diz, se estiveres em XFCE e instalares as bibliotecas gráficas do GNOME (GTK) vais adicionar um layer ao teu sistema, tornando-o mais lento, enquanto que se usares aplicações para XFCE não tens de carregar essas bibliotecas, pois já estão a ser usadas pelo sistema. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrotuga XFCE só vale pela sua performance, por isso é que XFCE é aconselhado para pcs mais fracos:

"Xfce is a lightweight desktop environment for various *NIX systems. Designed for productivity, it loads and executes applications fast, while conserving system resources."

- Olivier Fourdan, creator of Xfce

Logo ou tens cuidado no que instalas para continuares a ter um sistema simples e rápido ou mais vale instalares um verdadeiro DE, como GNOME ou KDE.

Eu em GNOME evito sempre usar QT. Tento encontrar uma alternativa (há quase sempre) que faça o mesmo mas que use GTK. E nota-se na velocidade. O inverso serve para o KDE.

Se o XFCE se tornar pesado no sistema deixa de servir o seu propósito.

PS: agora há tempos ouvi falar numa distro chamada Mint.. fui dar uma vista de olhos, basicamente é o ubuntu com uma pano de fundo verde ( e mais duas ou três mariquices ) . Sinceramente...ok... a garotada gosta de brincar com o Photoshop, mas daí a chamar Sistema operativo a um pano de fundo...

O Mint tem a particularidade de vir com um suporte a hardware muito maior que o Ubuntu (placas wireless, etc) e vir já com codecs proprietários etc, : http://lt.k1011.nutime.de/about.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrotuga XFCE só vale pela sua performance, por isso é que XFCE é aconselhado para pcs mais fracos:

"Xfce is a lightweight desktop environment for various *NIX systems. Designed for productivity, it loads and executes applications fast, while conserving system resources."

Logo ou tens cuidado no que instalas para continuares a ter um sistema simples e rápido ou mais vale instalares um verdadeiro DE, como GNOME ou KDE.

Eu em GNOME evito sempre usar QT. Tento encontrar uma alternativa (há quase sempre) que faça o mesmo mas que use GTK. E nota-se na velocidade. O inverso serve para o KDE.

O Mint tem a particularidade de vir com um suporte a hardware muito maior que o Ubuntu (placas wireless, etc) e vir já com codecs proprietários etc, : http://lt.k1011.nutime.de/about.html

Não conhecia essa distro, parece-me deveras interessante... realmente o Ubuntu conserva o facto de usar apenas software livre, mas ainda deixa algum desconforto aos utilizadores em arranjar drivers e codecs.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

acabei de instalar o Xubuntu e tenho notado que é realmente muito mais rápido. O problema é quanto aos programas que posso instalar e os que não posso, de modo a manter esta rapidez.

Aqui dizes que não se deve instalar aplicações GNOME ou KDE, mas como posso saber, antes de instalar um programa, se está feito para correr em GNOME ou KDE? As aplicações KDE usam QT, são mais fáceis de distinguir, basta ler alguma info sobre o programa; as GNOME usam GTK, e é aqui que aparece a minha dúvida: Xfce não usa GTK também? Se não, quais são as bibliotecas gráficas do Xfce e onde posso encontrar um repositório de aplicações que usem apenas essas libs?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

?1- pcaldeira a questão não é usar QT ou GTK mas sim as libs que o programa precisa de ter abertas para funcionar. Por exemplo se instalares a Konsole até pode ter poucas dependências, mas quando vais a abrir liga-te logo várias libs kde que pesam muito no sistema.

?2- Usa, mas GTK não é GNOME nem QT significa KDE. Muitas vezes os programas que usam GTK ou QT ("por  experiência" principalmente este último) pedem respectivamente libs do GNOME ou KDE.

?3- Não existe bibliotecas gráficas do Xfce nem do GNOME, nem do KDE. Existe (entre outros claro) GTK e QT. Xfce usa GTK por isso na prática para Xfce tem sempre preferência por programas que usem GTK e evita programas com o "G" (de GNOME) e o "Kappa"(de KDE) [ G(nome do prog) ou Kappa(nome do prog)]. Mas tu vês logo ao instalar o programa se pedir várias dependências de GNOME ou KDE.

Espero ter sido explicito ;)

PS: O fórum substitui o a letra Kappa por que :\

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela info, fiquei esclarecido... Uma última pergunta - posso então instalar temas GTK 2.x à vontade no Xfce?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora