• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

jtcgomes

Perguntas de Frequencia

4 mensagens neste tópico

Boas Tardes pessoal...

Amanha (17 janeiro) tenho frequencia a Estrutura de Dados e Algoritmos, uma cadeira do 2º ano de Engenharia Informatica...

Ando Aki a estudar, e estou a ter dificuldade em resolver uma frequencia. nomeadamente na parte teorica.. curto mais a prática.

Então é assim, tenho 3 perguntas com resposta duvidosa, gostava k me ajudassem, e k me dessem algumas luzes, voces sábios da arte de programar.. cá vai:

Pergunta 1: O que é a programação genérica e qual a sua importância no desenvolvimento de estruturas de dados?

Pergunta 2: Qual a importância do estudo das estruturas de dados e os algoritmos que as manipulam para o desenvolvimento de software e hardware?

Pergunta 3: Qual a importância de uma boa função de “hash” no desenvolvimento de hash tables (tabelas de dispersão)?

bem, só pra vos ilucidar um pouco, andamos o semestre a trabalhar com o NetBeans, desenvolvendo como trabalho final uma calculadora e um codificador/descodificador de textos...

Obrigadão desde já pelo tempo perdido na leitura da thread...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Respondo de todas à mais simples, a 3ª..

Uma boa função de hash dispersa convenientemente os dados ao longo do vector. Uma função de hashing ideal, para cada valor inserido retornaria uma chave diferente, levando a um tempo de acesso (leitura) constante.

Uma má função de hashing mapearia todos os valores para a mesma chave, levando a que a pesquisa se transformasse de constante em linear, aumentando incrivelmente o tempo gasto na rotina.

Provavelmente existem alguns termos errados, não me lembro muito bem do que é "correcto" (por exemplo chave)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Keywords

Pergunta 1->Extensibilidade,modularidade

Pergunta 2->Eficiência

Pergunta 3 ja esta (bem) respondida

Cristiano Lopes

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apos uma tarde de estudo, e depois das vossas respostas, cheguei ás seguintes conclusoes...

Gostava k me corrigissem se tiver errado....

Pergunta 1: O que é a programação genérica e qual a sua importância no desenvolvimento de estruturas de dados?

Programação genérica é um paradigma da programação na qual os algoritmos são escritos de tal forma que apenas se tenham que adaptar às variaveis definidas pelo problema, ou seja, a programação genérica permite que um determinado parametro possa ter diferentes tipos de dados, evitando assim a repetição de código.

Pergunta 2: Qual a importância do estudo das estruturas de dados e os algoritmos que as manipulam para o desenvolvimento de software e hardwar

Um bom algoritmo é fundamental no desenvolvimento de software e hardware, uma vez que as estruturas de dados organizam de uma forma coerente os dados, tornando assim problemas complexos em soluções triviais.

Pergunta 3: Qual a importância de uma boa função de “hash” no desenvolvimento de hash tables (tabelas de dispersão)?

Uma boa função “hash” garante que não haja colisões de modo a utilizar a tabela de dispersão da melhor forma possivel.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora