• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

InfernalStorm

Prova de Aptidão Profissional

37 mensagens neste tópico

Bons dias pessoal. Eu tenho um projecto para fazer para o meu final de curso. Eu estou a estagiar numa loja de instrumentos musicais que está dividida em duas lojas. Uma na Rua da Madalena e outra em Entrecampos. E o que eu queria fazer era uma ligação entre as duas lojas para que tivessem acesso à base de dados de cada respectiva loja. Para saber o stock que cada loja tem e etc. Eu gostava que me desserm uma dica de como o fazer. O que eu estava a pensar era fazer um servidor e instalá-lo numa loja e fazer uma aplicação em EasyPHP. Se alguém tiver alguma sugestão melhor e mais fácil deem uma palavrinha. Este projecto é muito importante para a minha carreira e estou aberto a ovas sugestões. Agradeço a vossa compreensão...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, também tinha pensado nisso. Mas há outra situação também. O software que se usa aqui na loja usa uma base de dados em Excel. E eu queria que a empresa apenas fica-se só com uma base de dados. E como é obvio eu queria fazê-la em MySQL. Eu ia fazer também na aplicação uma secção de registo de produtos. E queria que automaticamente passá-se logo para o site da loja e que fica-se gravada na base de dqados do software que se utiliza aqui na loja...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas podes usar o VB para interface dentro das lojas, e PHP para o exterior.

Também podes usar Access

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então pela ideia que te dei, diz-me como irias fazer? Tendo em conta que ambas as lojas iam ter acesso uma à outra. Portanto ligadas e que dessem para ver o stock de cada loja e etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se alguma loja é mais central que a outra mas se fosse eu fazia uma aplicação para a loja principal. Depois fazia outra aplicação para comunicar com a loja central e enviar e receber os dados.

Mas é como digo, não sei o contexto. Nem sei se tens conhecimentos para isso.  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas para tal iria precisdar de um servidor para que a outra loja vie-se buscar dados e etc à loja principal certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas para tal iria precisdar de um servidor para que a outra loja vie-se buscar dados e etc à loja principal certo?

Certo, tinhas um servidor (programa) numa loja, e os clientes (as outras lojas e até a própria) comunicava com o servidor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Servidor (programa)??? Não iria ser necessário mesmo um servidor (computador com Windows 2003 Server, Switch) ???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, estavas a pensar em programa... Em que programa???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Home made por assim dizer. Precisas dum PC ligado 24/7 (o chamado servidor) que ia correr um programa tipo stream server. Depois as lojas comunicavam com esse servidor :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou-te explicar a minha ideia melhor, já que parece que não percebeste.

Tens essas 2 lojas, fazias dois programas. Um para aceder à base de dados e tratar de tudo o que tenha a ver com registos, outro para comunicar com esse programa e enviar/pedir os dados.

Não precisa de ser dedicado basta à hora de abertura da loja o programa estar a correr.

Fiz esta imagem à pressa para entenderes melhor:

ssszp9.jpg

Mas é como te disse, isto depende dos teus conhecimentos. Se fizeste nada assim se calhar vai ser um pouco difícil implementar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Home made por assim dizer. Precisas dum PC ligado 24/7 (o chamado servidor) que ia correr um programa tipo stream server. Depois as lojas comunicavam com esse servidor :P

Mas então esse tal programa Home Made, como funciona? Tipo, eui na loja onde tivesse o servidor, tinha de lá por um IP fixo certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou-te explicar a minha ideia melhor, já que parece que não percebeste.

Tens essas 2 lojas, fazias dois programas. Um para aceder à base de dados e tratar de tudo o que tenha a ver com registos, outro para comunicar com esse programa e enviar/pedir os dados.

Não precisa de ser dedicado basta à hora de abertura da loja o programa estar a correr.

Fiz esta imagem à pressa para entenderes melhor:

ssszp9.jpg

Mas é como te disse, isto depende dos teus conhecimentos. Se fizeste nada assim se calhar vai ser um pouco difícil implementar.

Já estou a apanhar o que estás a querer dizer. É uma optima ideia. Agora tenho é de investir...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas então esse tal programa Home Made, como funciona? Tipo, eui na loja onde tivesse o servidor, tinha de lá por um IP fixo certo?

Convinha ter. Assim cada cliente sabia sempre o IP para quem mandar os dados.  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Home Made = um programa feito à medida = exclusivo do cliente. O IP fixo pode-se contornar com coisas do tipo no-ip.com

Já estou a apanhar o que estás a querer dizer. É uma optima ideia. Agora tenho é de investir...

Se queres uma coisa de raiz, acredita que ia sair caro. Se queres comprar, analisa os produtos das Primavera Software (agora Primavera BBS) e da PHC :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Convinha ter. Assim cada cliente sabia sempre o IP para quem mandar os dados. :P

Isto não é para os clientes acederem. Isto é exclusivamente para os funcionários registarem produtos que cheguem à loja e porem em Stock. E para que cada loja possa aceder à base de dados da outra loja, para saber se determinado produto há em Stock na outra loja...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Home Made = um programa feito à medida = exclusivo do cliente. O IP fixo pode-se contornar com coisas do tipo no-ip.com

Se queres uma coisa de raiz, acredita que ia sair caro. Se queres comprar, analisa os produtos das Primavera Software (agora Primavera BBS) e da PHC :P

Mas é que isto é um projecto que tenho de ser eu a implementá-lo. E tenho de ser eu a fazer o software...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Xii. Ok, isto é para univ ou é mesmo para usar à séria numa empresa?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Xii. Ok, isto é para univ ou é mesmo para usar à séria numa empresa?

Se lesses o tópico direitinho sem começar a responder a torto e a direito sabias. Aliás até o título diz...  :nono1:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, eu estou a tirar um curso de Informática de Gestão com equivalência ao 12º ano. E este projecto não é ficticio. É mesmo para ser implementado na empresa e para a empresa usufruir dele. Na minha escola estes projectos teem como objectivo resolver um dado problema de uma empresa (que por norma vamos para lá estagiar). E se este projecto for uma mais valia para a empresa, é muito melhor para a nossa nota final de curso... Este projecto é mesmo muito importante.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se lesses o tópico direitinho sem começar a responder a torto e a direito sabias. Aliás até o título diz...  :nono1:

Tens razão, a culpa é do sono. :wallbash:

Enfim, se queres fazer isso facilmente, começa por fazer um app em VB (.net/6/whatever) que vá buscar dados ao servidor MySQL (base de dados). Apartir daí, instalas o cliente (a tal app em VB) nos postos de venda e eles vão aceder a uma base de dados MySQL na porta 3306 do host que estiver definido na configuração. :P

Se queres fazer algo mais complexo, podes criar programas tds xpto. Mas acho que o que disse ali em cima é mais do que suficiente para uma empresa relativamente pequena. Desde que penses bem na estrutura da BD e tiveres o mínimo de cabecinha/capacidades pa programar, tás safo :)

(Ah, e peço desculpa se disse alguma coisa sem sentido :X)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na boa. :P Bem eu vou pensar nisto tudo, e vou tentando fazer algumas coisas. Eu não tenho muitos conhecimentos. Apenas tenho o básico. Mas de certeza absoluta que voltarei ao fórum para tirar dúvidas e etc. Obrigado pelo vosso tempo. Já sabem, qualquer sugestão... Obrigado e boas noites :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na boa. :P Bem eu vou pensar nisto tudo, e vou tentando fazer algumas coisas. Eu não tenho muitos conhecimentos. Apenas tenho o básico. Mas de certeza absoluta que voltarei ao fórum para tirar dúvidas e etc. Obrigado pelo vosso tempo. Já sabem, qualquer sugestão... Obrigado e boas noites :)

Sem querer deitar abaixo, o básico não te vai chegar para criar um sistema de gestão. Se for apenas ver e alterar as quantidades de stocks, faz-se a cagar com os básicos, mais do que isso vai complicar.

Btw, lembrei-me agora, pk n fazer tudo via browser usando PHP como referiste no post inicial? É igualmente viável e mais fácil para interagir com BDs (na minha opinião). :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora