• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

QuickFire

City Desk Anuncia Primeiro PC Desenvolvido Para ALINEX

6 mensagens neste tópico

Citação

A City Desk, S.A. anuncia o lançamento no mercado nacional do primeiro computador especialmente preparado para integrar o “Software Livre” ALINEX, desenvolvido pela Universidade de Évora: City Desk Alinex 8000X.

Este anúncio vem no seguimento do protocolo assinado com a Universidade de Évora, ao abrigo do qual são disponibilizados no mercado equipamentos City Desk – servidores, desktop e portáteis – com o sistema operativo ALINEX, de base Linux, instalado de origem e certificado pelo Centro de Investigação em Tecnologias de Informação da Universidade de Évora.

O protocolo prevê uma colaboração estreita entre as duas instituições, com vista à criação e promoção de soluções baseadas em “software livre”, visando a sua adopção quer a nível do ensino, quer a nível empresarial ou da Administração Pública.

O lançamento do City Desk Alinex 8000X – por apenas 569,00 Euros (IVA incluído) – é bem elucidativo das potencialidades dos equipamentos que vão ser lançados no âmbito deste protocolo, já que pelo preço indicado o utilizador tem um sistema equipado para utilizar mais de 100 aplicações dos mais variados tipos, que podem ser agrupadas por produtividade, Internet, edição de imagem e desenho, educação, multimédia e jogos. Estão integrados os programas de código aberto mais famosos, como o OpenOffice 2 (conjunto de aplicações de produtividade alternativo ao Microsoft Office), o Gimp (edição de imagem avançada, comparado ao Photoshop), o Nvu (criação e manutenção de sites web), o Amule (cliente Emule, peer-to-peer), o Mozilla Firefox (browser web) e o Qcad (programa de desenho CAD). Podemos ainda referir variadas aplicações específicas para estudantes (matemática, geometria, desenho, música, geografia, química), passando por programas multimédia para reprodução de vídeo e áudio, utilitários para videoconferência, gestão de projectos e até software para programação avançada.

Os equipamentos da linha ALINEX poderão de futuro ter um grande impacto no mercado empresarial e da Administração Pública, à medida que os utilizadores e entidades se vão apercebendo das potencialidades do “software livre”, a correr sobre Linux.

Podemos estar na presença de uma verdadeira “revolução informática”, que pode proporcionar enormes ganhos de produtividade e cortes nos custos de software.

Fonte: http://cdrwxp.co.pt/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=9481

Bem acho que é bom ver uma distro portuguesa a expandir-se tanto e tão depressa :thumbsup:

Só tenho pena de os specs do PC em causa não serem grande coisa mas enfim...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

parece um bocadinho caro para o hardware que tem...

mas é bom ver empresas a apostar no Linux e no software livre em geral.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ia bem que grande publicidade...

pc desenvolvido para alinex? é um abuso de linguagem na minha opiniao.

Um pc vendido com uma instalação do alinex, assim soaria melhor.

Mas tambem n soua favor das 1001 distros que se acabam por basear todas em duas ou tres.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

parece um bocadinho caro para o hardware que tem...

mas é bom ver empresas a apostar no Linux e no software livre em geral.

Assino por baixo... acho que é apenas uma tentativa sem nada a perder por parte da City Desk para esvaziar o stock dos antigos P4 :P

Preço absurdo mesmo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei até que ponto o projecto Alinex já tem maturidade suficiente (embora tenha a UE por trás) para já se apresentar como um SO para Home Offices estável...

Não me lembro de ver assim tanta coisa para a Caixa Mágica.

Mas esperemos que o Alinex continue a evoluir e se torna na maior distro portuguesa... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A distribuiçao Alinex e baseada na disti. da estremadura espanhola, ja tive oportumidade de trabalhar com o Alinex, ainda tem mto por evoluir.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora