• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

merlin3000

Core 2 Duo E6300 Topo de Gama?

16 mensagens neste tópico

lol o que me surpreendeu foi que nunca pensei que desse para subir tanto na performance.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um E6300 por muito que esteja em overclock nunca vai conseguir chegar de perto a um E6600 por exemplo (só se for um overclock dos diabos! o que não seria estavel para o dia-a-dia)...

Tudo isto porque o E6300 tem apenas 2Mb de Cache, enquanto o E6600, o E6700 e o X6800 (topo de gama) têm 4Mb :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um E6300 por muito que esteja em overclock nunca vai conseguir chegar de perto a um E6600 por exemplo (só se for um overclock dos diabos! o que não seria estavel para o dia-a-dia)...

Tudo isto porque o E6300 tem apenas 2Mb de Cache, enquanto o E6600, o E6700 e o X6800 (topo de gama) têm 4Mb :)

O E6300 tem 4MiB, só que 2MiB estão desactivados :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tudo isto porque o E6300 tem apenas 2Mb de Cache, enquanto o E6600, o E6700 e o X6800 (topo de gama) têm 4Mb :P

Pelo testes que tenho visto a cache não está afazer grande diferença. tanto nesse da TomsHardware como neste da Anandtech - http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=2802&p=3

Quanto á estabilidade isso é referido em ambos os testes e lá tens mais ao menos as velocidades máximas a que será estável e as velocidades a que além da estabiliade terás tempo de vida aceitável.

Mas imagino que a diferença de cache irá fazer diferença em vários casos, principalmente mais daqui para á frente mas em breve irão sair os E6420 e E6320 ambos com as mesmas velocidades que os seus irmãos mais velhos mas com os 4 Mb de Cache.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tudo isto porque o E6300 tem apenas 2Mb de Cache, enquanto o E6600, o E6700 e o X6800 (topo de gama) têm 4Mb :)

O E6300 tem 4MiB, só que 2MiB estão desactivados :P

Pois mas ainda não ouvi falar de nada para activar os 2Mb que estão desactivados :)

Os testes são sem dúvida impressionantes, mas qualquer cheirinho de OC no E6600 ou E6700 passava o OC abusado dos irmãos mais novos ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho o overclock um perfeito disparate, apesar de ter componentes todos "xpto" para overlock e de já ter tido watercooling. :)

Eu de momento tenho um AMD Athlon64 3700+ com 1GB de RAM e não vejo como é que alguém tem tantas necessidades que justifique esse processadores, devo ser eu que não uso aplicações pesadas... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois mas ainda não ouvi falar de nada para activar os 2Mb que estão desactivados :)

Eles tão lá na mesma :P

Os testes são sem dúvida impressionantes, mas qualquer cheirinho de OC no E6600 ou E6700 passava o OC abusado dos irmãos mais novos ;)

oh, com nitrogénio líquido fazes 5.7GHz num bicho nesses :)

Eu acho o overclock um perfeito disparate.

Same here, mas neste momento o velhinho 3000+ n acompanha, logo levou um OCzito. Tou a juntar dinheiro pa um Athlon64 FX-60. Mais do que isso compro PC novo, e nd de AMD. :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso do Overclocking depende. Nunca fiz muito tirando na gráfica porque os meus processadores nunca permitiram nada de muito significativo. Mas em casos como este  se podemos ter performances superiores ou iguais a processadores que não há € para comprar acho uma boa escolha.

Em principio vou trocar entretanto de PC e tou a pensar em ir para o E6600, só estava a ver se a nvidia e a ATI mandavam as gamas de placas que suportam DX10. A 8800 é muito cara. Embora saiba que o E6600 suporta bastante overclock e continua estável se lhe fizer será pouquito porque quero preservar a sua vida útil. O meu P4 1.7 já tem perto dos seus 5 anitos e ainda dura :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso do Overclocking depende. Nunca fiz muito tirando na gráfica porque os meus processadores nunca permitiram nada de muito significativo. Mas em casos como este  se podemos ter performances superiores ou iguais a processadores que não há € para comprar acho uma boa escolha.

Em principio vou trocar entretanto de PC e tou a pensar em ir para o E6600, só estava a ver se a nvidia e a ATI mandavam as gamas de placas que suportam DX10. A 8800 é muito cara. Embora saiba que o E6600 suporta bastante overclock e continua estável se lhe fizer será pouquito porque quero preservar a sua vida útil. O meu P4 1.7 já tem perto dos seus 5 anitos e ainda dura :)

O meu A64 3000+ (1.8) tem 1 ano e pouco e vai dando, mas começa a arrastar-se em algumas tarefas, embora a RAM tenha também um bocado de culpa no cartório :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

neste momento, na maioria das situações, aquilo que limita o desempenho do PC é os tempos de acesso à memória (cujas velocidades são bem inferiores à velocidade do processador). e isso não é uns OC's que resolvem. ter uma memória melhor ou mais cache talvez.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

neste momento, na maioria das situações, aquilo que limita o desempenho do PC é os tempos de acesso à memória (que são bem inferiores à velocidade do processador). e isso não é uns OC's que resolvem. ter uma memória melhor ou mais cache talvez.

Ora ai está uma verdade também :) Memórias OEM são mais baratas por alguma razão :thumbsup:

Anyway,

Eles tão lá na mesma :D

Os testes são sem dúvida impressionantes, mas qualquer cheirinho de OC no E6600 ou E6700 passava o OC abusado dos irmãos mais novos :)

oh, com nitrogénio líquido fazes 5.7GHz num bicho nesses :D

Eu acho o overclock um perfeito disparate.

Same here, mas neste momento o velhinho 3000+ n acompanha, logo levou um OCzito. Tou a juntar dinheiro pa um Athlon64 FX-60. Mais do que isso compro PC novo, e nd de AMD. :)

Com LN2 ias ter que tar sempre a olhar a vários factores como reabastecer o "deposito", condensação, preço absurdo, etc... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

neste momento, na maioria das situações, aquilo que limita o desempenho do PC é os tempos de acesso à memória (cujas velocidades são bem inferiores à velocidade do processador). e isso não é uns OC's que resolvem. ter uma memória melhor ou mais cache talvez.

Eu não uso memórias OEM, só Kingston, n há guita pa comprar OCZs, Gskills e afins :thumbsup:

Com LN2 ias ter que tar sempre a olhar a vários factores como reabastecer o "deposito", condensação, preço absurdo, etc... :D

Pois, mas eu n quero nada a 5.7GHz :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora