• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JLDR

Visual Basic 6.0 ou Visual Basic 2005 Express Edition?

24 mensagens neste tópico

Boas pessoal.

Presentemente estou a iniciar o desenvolvimento de um projecto e, inicialmente, como tenho bastante experiência com o visual basic 6, decidi começar por o construir nessa plataforma. Entretanto, por insentivo de vários companheiros da net, disseram-me que o visual basic 6 era uma má aposta agora que está para chegar o Windows Vista e a implementação por completo da plataforma .NET.

Vai daí, abandonei o projecto em VIsual Basic 6 e comecei a construír tudo em VB 2005 Express (que é gratuíto).

Uma das situações com a qual me deparei desde logo foi com o "peso" do IDE do VB 2005 Express. Não tem nada a ver com o VB6; é muito mais pesado, como seria de esperar. Para além disso, a execução das aplicações para testagem, à medida que vamos construíndo a aplicação, são muito demoradas, enquanto no VB6 são quase instantâneas (estou a falar de um P4 a 2.4 com 1GB de ram). Já para não falar das alterações à linguagem, o que, neste caso, nem é o grande problema. Imaginemos agora essas aplicações a correr em P3 ou AMD abaixo dos 2.0 GHrz!!!!

O que gostava de deixar à vossa consideração é o seguinte: Tendo eu verificado que a Microsoft já garantiu que as runtimes do VB6 vão estar presentes no ciclo de vida do Vista (sensivelmente 10 anos após o seu lançamento) e que muitas das máquinas que vão usar o meu projecto vão continuar durante muito tempo com o XP (ou porque não terão capacidade para correr o vista ou porque simplesmente vão apenas ter o Vista daqui a um ou dois anos), não será de considerar continuar a desenvolver o projecto em VB6 e deixar a plataforma .NET para outras alturas, uma vez que a performance das mesma só é boa em máquinas bem artilhadas em contraponto ao VB6?

Eu sei que a plataforma .NET oferece um conjunto de possibilidades que o VB6 não dispõe, mas para o projecto que estou a desenvolver (com bases de dados, etc.) sei que chega perfeitamente o VB6.

Atenção que a minha profissão não está ligada à informática. Por isso a minha auto-formação faz-se à medida das minhas necessidades e não das necessidades do meu emprego.

Gostava de saber a vossa opinião.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O VB6 tá ultrapassado mas constitui a base de programação para milhares de aplicações que correm por aí. Para além disso, basta ter um P3 para correr o animal, enquanto que o VB.NET tem requisitos que só as máquinas mais recentes conseguem suportar.

Não ponho em questão que o VB6 esteja de longe ultrapassado pelo VB.NET. Só pergunto mesmo é se, ponderando bem todos os aspectos, nesta situação o VB6 ainda não sairá a ganhar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem...é certo que num futuro proximo o vb6 ficara sera totalmente ultrapassado pelo vbnet. Por enquanto ainda nao é o caso.

Se preferes programar em vb6 entao programa em vb6. Uma vez que o vbnet é uma linguagem relativamente nova muitos pc's nao possuem ainda os requisitos necessarios para correr aplicaçoes net (net framework). Contudo no futuro a coisa sera diferente.

Se te sentes melhor e mais a vontade em vb6 entao continua o projecto em vb6.

O meu conselho? bem se fosse eu mudava para o vbnet pois penso que como mais tarde ou mais cedo o teria que fazer e como actualmente o vbnet tem mais suporte e desenvolvimento que o vb6 entao seria uma boa altura para fazer a mudança. se ainda nao te sentes a vontade entao faz o projecto em vb6. Depois quando achasses boa altura podias sempre tentar converte-lo para vbnet e ver as diferenças, vantagens e desvantagens.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É realmente o problema que se me depara: (imaginemos) mais de 80% dos PCs actuais não são máquinas traçadas para o Vista. Correm-no, mas arrastam-se. E sem dúvida que a plataforma .NET é uma boa consumidora de recursos. O VB6 faz umas cócegas apenas ao sistema e permite, com alguma criatividade, fazer maravilhas como se pode constatar pela imensa quantidade de produtos que existem em VB6.

Eu penso sobretudo nas máquinas que poderão correr o meu projecto:

"Não dá, porque não tenho PC para isso..."; "O meu PC é velhote... não corre a net.framework com a velocidade que desejo."

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, se o VB6 serve para o que queres, então não vejo problema.

Só se estivesses a começar a aprender a programar em VB, é que não havia razão para não começar em .NET. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em relação a isso não haja dúvida. Mesmo assim consegui fazer uma migração para a plataforma NET relativamente pouco frustrante. Só é pena que seja uma plataforma muito mais pesada e eu não tenha máquina para programar nela com a mesma facilidade com que programo em VB6.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por favor... máquinas lentas pa correr .NET Framework e aplicações em .NET? O meu PC e o meu portátil não são nada de especial e correm as aplicações na boa...

PC:

P4 2.8

512mb ram

Portatil:

P 2.0 Centrino

1Gb ram

Basicamente que só uso o portátil agora, o PC tem outros usos... Mas as specs do portátil não são nada de mais, corro aplicações .NET na boa e o Windows Vista sem se arrastar. E isto, com drivers da microsoft para a gráfica, quando tiver da ATI, então ai é vai ser. E deixem de usar o framework que não está em todos os PCs como desculpa. É das coisas mais idiotas que passo a vida a ler... que é custa, sacar e instalar uns miseros megas? A não ser que o PC tenha mais de 5 anos, a aplicação vai correr sem problemas.

Não consigo perceber porque eu não tens máquina pa programar em .NET, com o meu portátil não me queixo. Tas a trabalhar em máquina pior? Diz ai as specs da tua maquina...

E atenção, os recursos que o .NET consome não tão bem explícitos pa quem não sabe como funciona. Não se admirem de criar uma aplicação nova, e sem escreverem uma unica linha de codigo ou adicionar um unico controlo ao form, após compilarem, verem uns 10 ou 20mb a serem usados pelo processo. É normal, é assim que o .NET funcionar. Não precisa dessa ram toda, mas aloca-a caso seja necessário para alguma futura função da aplicação. Se o sistema estiver a precisar dessa ram inuutilizada, ele liberta-a de um agrado.

Eu digo pa ires em frente com o VB.NET, o VB6, para mim, já ta mais que obsoleto e na minha opinião toda a gente devia migrar para .NET, eu fiz-lo ha uns 2/3 anos e não me arrependo nada...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu disse que não tenho máquina para programar na plataforma .NET com a mesma facilidade com que programo em VB6. De resto consigo programar e fazer tudo o que a plataforma permite fazer. Dizer que o VB6 está obsoleto é demasiado radical. Com o VB6 é possível construír aplicações capazes de solucionar problemas e o Vista vai suportar as runtimes na instalação de origem durante todo o seu lifetime (Info). Para além disso o suporte ao IDE do Visual Basic 6.0 está assegurado pela política de suportes da Microsoft até 8 de Abril de 2008. Mas adiante...

Eu não tenho dúvidas que o NET é de longe superior ao vb6. Seria um burro completo se não visse isso. No entanto, pesando todos os prós e contras no desenvolvimento de um projecto específico como o que quero fazer, cheguei à conclusão que não se justifica que, estando eu tão habituado ao vb6, tenha que forçosamente desenvolver no NET só porque este existe. O VB6 dá, chega e sobra para fazer o que quero e tenho a certeza absoluta que irá correr num portátil antigo com menos de 1 GHz e com 128 de ram... Agora uma aplicação em NET não é bem assim. Não é pela porcaria dos 50 MB de download e instalação da Net framework... é apenas pelas exigências de máquina que a plataforma consome e que não são poucas. E quando se está permanentemente a trabalhar com 3 ou 4 aplicações ao mesmo tempo (Access, Fireworks MX, Visual Basic 6.0, internet a descarregar, Firewall a filtrar, Firefox aberto, etc), nota-se uma diferença bastante grande.

Quando modificar o meu PC para melhor (2 GB de ram, um processador acima dos 3 GHz,) aí sim, vou dedicar-me por inteiro à plataforma NET. Por enquando só a vou usar para fazer aplicativos simples. Aplicativos mais extensos ainda em VB6.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho um PC com discos SATA2, 2GB de ram, Processador AMD 64 3ghz e acho que IDE do VS.NEt 2005 Pro é lento!!

No entanto qualquer PC 4 corre bem programas .net  e ja fiz teste num p3 a 700 com 128mb de memora e a app leva 1 minuto a arrancar :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No entanto, pesando todos os prós e contras no desenvolvimento de um projecto específico como o que quero fazer, cheguei à conclusão que não se justifica que, estando eu tão habituado ao vb6, tenha que forçosamente desenvolver no NET só porque este existe. O VB6 dá, chega e sobra para fazer o que quero e tenho a certeza absoluta que irá correr num portátil antigo com menos de 1 GHz e com 128 de ram...

mas ninguem te está a obrigar a emigrar para o vbnet. Apenas te estao a indicar qual o melhor, e o que tem mais vantagens...e realmente o IDE nao é assim tao pesado e as aplicaçoes .net tambem nao puxam assim tanto pelo pc. O unico problema mesmo que eu refiro é que poucas pessoas têm a plataforma .net framework instalada. E não é assim tao idiota afirmar tal facto uma vez que é verdade. Nazgulled tu podes nao ligar a 50 mb mas ha muitas pessoas que ligam...e ha pessoas que nem sequer sabem o que é a .net framework e quando sacam um programa .net e vêm que da erro nao se preocupam mais e poem-no de lado.

Ja fiz varios programas e enviei a amigos e nenhum deles conhecia a .net framework. Alguns nao se importaram de sacar mas outros nao quiseram. Para alem disso nem todos tem trafego suficiente para sacar isto e aquilo quando lhes apetece.

Mas JLDR é como eu digo. Faz o programa em vb6 se te sentes mais a vontade. Tens tempo de emigrar para o vbnet, tens é de ter consciencia que quanto mais rapido melhor e que no futuro (se as coisas assim continuarem) so havera vbnet.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que só haverá vbnet num futuro próximo não tenho a mínima dúvida. Acho interessante esta discussão uma vez que a própria Microsoft está a fazer "gato-sapato" para que as aplicações vb6 funcionem exactamento no Vista como funcionam no XP. A meu ver, não sei se concordam com isto, mas isso deve-se à pressão das software-houses que não querem ter o trabalho de migrar num curto espaço de tempo para a plataforma NET, uma vez que têm que passar por um período de adaptação que não é tão pequeno como foi no caso do VB5 para VB6, por exemplo.

O que eu gostei realmente foi a aposta da Microsoft no lançamento das versões Express que permitem a qualquer um de nós criar aplicações sem preocupações relacionadas com a legalidade. Podemos até comercializar, coisa que não é permitida, por exemplo, com o IDE para Professores e Estudantes das versões do Visual Studio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim é provavel que seja por isso...e tambem devido aos milhares de programadores de vb6 que iam ficar aborrecidos se a microsoft simplesmente passa-se a ignorar o mesmo.

Quanto aos IDE's Express foram sem duvida uma grande ideia e um bom "contributo" por parte da microsoft. De vez em quando a microsoft faz assim umas coisas, embora que raramente. Talvez tambem o tenham feito, em parte, devido à pirataria.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Talvez tambem o tenham feito, em parte, devido à pirataria.

Eu diria que deve ter mais a ver com as comunidades de SO open source como o Linux. Não sei se vocês sabem, mas o Estado Português está a ponderar seriamente trocar o sistema operativo dos PCs para open-source. A Microsoft já começou a lutar pela sua posição e permitiu que o Estado comprasse a licença do XP ao preço de 5 euros por PC. Mas mesmo assim é um roubo ao qual o orçamento de estado se mostra incompatível. Agora com a chegada do Vista é mais uma pipa de massa para actualizar os serviços e, pelo menos no que diz respeito às escolas, já está programada a adopção de software open source (openoffice, por exemplo) e mais tarde até o SO vai ser Linux. Pelo menos é essa a intensão do CRIE porque o estado tem estado a ser apertado pelos privados relativamente à legalidade das aplicações que têm nos PCs, nomeadamente nas escolas onde todos sabemos que existe meia-dúzia de originais e dezenas de PCs com o XP (e nem sequer é o Home Edition, é logo o Pro LOL). Segundo parece os privados querem inspecções independentes às escolas e a todos os serviços administrativos do Estado. Caso detectem software ilegal, o Estado terá que ser penalizado como os privados.

Eu sou responsável pelo parque informático da escola onde estou a leccionar e já avisei o presidente do executivo que, um dia destes, aparecem lá os tipos e levam os PCs todos embora... Ele não quis acreditar, mas isso é possível. LOL.

E com isto estamos aqui a discutir se devemos usar o NET ou o VB6 e se calhar deviamos era apostar em SOs Open Source. Qualquer dia não temos produtos Microsoft em Portugal... LOL

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No entanto, pesando todos os prós e contras no desenvolvimento de um projecto específico como o que quero fazer, cheguei à conclusão que não se justifica que, estando eu tão habituado ao vb6, tenha que forçosamente desenvolver no NET só porque este existe. O VB6 dá, chega e sobra para fazer o que quero e tenho a certeza absoluta que irá correr num portátil antigo com menos de 1 GHz e com 128 de ram...

mas ninguem te está a obrigar a emigrar para o vbnet. Apenas te estao a indicar qual o melhor, e o que tem mais vantagens...e realmente o IDE nao é assim tao pesado e as aplicaçoes .net tambem nao puxam assim tanto pelo pc. O unico problema mesmo que eu refiro é que poucas pessoas têm a plataforma .net framework instalada. E não é assim tao idiota afirmar tal facto uma vez que é verdade. Nazgulled tu podes nao ligar a 50 mb mas ha muitas pessoas que ligam...e ha pessoas que nem sequer sabem o que é a .net framework e quando sacam um programa .net e vêm que da erro nao se preocupam mais e poem-no de lado.

Ja fiz varios programas e enviei a amigos e nenhum deles conhecia a .net framework. Alguns nao se importaram de sacar mas outros nao quiseram. Para alem disso nem todos tem trafego suficiente para sacar isto e aquilo quando lhes apetece.

Mas JLDR é como eu digo. Faz o programa em vb6 se te sentes mais a vontade. Tens tempo de emigrar para o vbnet, tens é de ter consciencia que quanto mais rapido melhor e que no futuro (se as coisas assim continuarem) so havera vbnet.

Repara  que os programas vb6 necessitam das runtimes dlls para funcionar do mesmo para apps vb.net necessitam do framework .

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@Buttpt

Eu não disse que era idiota afirmar que grande parte das pessoas não tem o .NET framework. É idiota o .NET framework ser desculpa para não se desenvolver um programa em .NET. Quem não tem saca. 50mb? Oh pah, poupa-me... Em que mundo vives? Quem é que hoje em dia não tem uma ligação que não permita sacar 50mb sem problemas? Falando cá em Portugal, é quase tudo banda larga, e mesmo aqueles que usem os pacotes mais baratos dos ISPs, é porque não precisam de mais, mas não é os 50mb que os vai afectar e o .NET framework 2.0 apenas são 22mb. O que é isso nos dias de hoje? Nada... Para mim, são apenas desculpas esfarrapadas.

Quanto ao facto de não saberem o que é e não quererem ou não saberem sacar instalar, isso cabe ao programador informar os utilizadores do seu software. Ninguem tem obrigação de saber tudo, tu, que és o programador, é que tens a obrigação de dizer aos utilizadores que o teu programa requer o .NET framework e se não quiserem sacar porque nã sabem o que é. Basta dar o exemplo do DirectX, sem ele, não correm muitos dos jogos disponiveis, basta dizer que o .NET framework é para certas aplicações como o DirectX é pos jogos, não ha necessidade de entrar em detalhes tecnicos.

E sinceramente, não consigo perceber como é que têm o IDE assim tão lento quanto isso e as aplicações lentas... E a cena dos recursos, leiam outra vez o que eu disse, não custa nada entender, não gasta assim tantos recursos quanto isso aplicações em .NET.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nazgulled, o próprio conceito de lento também é relativo. Eu tenho quase a certeza que usas o Photoshop (se estiver enganado corrige-me) e o Photoshop também não é um programa muito fácil em termos de velocidade. Provavelmente não achas o IDE da plataforma NET muito lento porque estás habituado a trabalhar em ambientes de trabalho carregados.

Dou-te um exemplo concreto. Quando abro o Express e clico em criar novo aplicativo demora exactamente 20 segundos até que apareça a mensagem "Ready" na barra de estado. Se mandar executar a aplicação que estou a programar, entre depurações e build leva seguramente quase 5 segundos a aparecer a form inicial do programa. Depois, se estiver apenas a fazer isso, tendencialmente essa demora baixa alguns segundos, mas nunca deixa de ter lacks de 3 a 4 segundos para arrancar a aplicação. Ora, quando estou a programar e a testar, e tu sabes bem disso, são milhares de execuções de teste... boring... Com uma máquina bem artilhada deve ser um mimo.

O MSDN demora-me cerca de 10 segundos a abrir após primir F1. Depois de estar aberto funciona razoavelmente.

Quando volto a outra aplicação, seja gráfica ou não, ou até para ir ao firefox ver qualquer coisa e navego um pouco, para voltar ao IDE do NET demora uns bons 5 segundos a refrescar o ambiente de trabalho.

No VB6, é quase tudo instantâneo. Mesmo quase tudo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, uso o Photoshop, mas não é assim tão pesado quanto isso lol... só me queixo quando trabalho imagens enormes, logos, websites, flyers, é tudo rápido :thumbsup:

Mas o VB6 já tem uns anos, é normal que no hardware de hoje seja instantâneo :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Visual Basic 2005 claro, e ñ é lento como algumas pessoas dizem , pelo contrário, talvez se compilarem em release e com optimizações, o executável ñ demora a carregar pois tem de carregar a tabela de debug antes de arrancar  :nono:

mas ñ percebo o IDE no meu PC é quase instantaneo, a iniciar o  debug , criar projectos, etc... e só tenho um P4 a 3Ghz com 1 GB de RAM e 2 Hdd's em raid 0

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O VB6 tá ultrapassado mas constitui a base de programação para milhares de aplicações que correm por aí. Para além disso, basta ter um P3 para correr o animal, enquanto que o VB.NET tem requisitos que só as máquinas mais recentes conseguem suportar.

Não ponho em questão que o VB6 esteja de longe ultrapassado pelo VB.NET. Só pergunto mesmo é se, ponderando bem todos os aspectos, nesta situação o VB6 ainda não sairá a ganhar?

nem mais. concordo plenamente. =)

vb 2003 suckz por isso é que voltou tudo para o VB 6.0 e a microsoft foi obrigado construir algo com nivel. VB 2005 para mim e o melhor, mas é uma estrutura diferente do vb 6.0. Muitos comandos estao diferentes :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Visual Basic 2005 claro, e ñ é lento como algumas pessoas dizem , pelo contrário, talvez se compilarem em release e com optimizações, o executável ñ demora a carregar pois tem de carregar a tabela de debug antes de arrancar  :nono:

mas ñ percebo o IDE no meu PC é quase instantaneo, a iniciar o  debug , criar projectos, etc... e só tenho um P4 a 3Ghz com 1 GB de RAM e 2 Hdd's em raid 0

Lá está. Tens uma boa máquina para correr o IDE. Eu ainda tenho um P4 2.4 533 FSB e 1 gb de ram, disco IDE. É tudo a contribuir para o "arrasto".

Já estou a fazer o fadinho à minha mulher dizendo-lhe que lá para o meio do ano civil vou ter que fazer umas modificações na máquina. A partir daí sim. VB.NET Express (porque é de borla e é legal) e Windows Vista numa versão já mais testada.

Projectos lá para o verão, claro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Querem velocidade ? Instalem o Windows 95 :P

Ou melhor deixem o DOS assim têm um sistema rápido...temos que evoluir não ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Minha opinião.

Ou ficas por VB6 onde estás abituado, ou muda logo para C# na nova plataforma.

O VB. NET tem alguma semelhança de sintaxe com o VB6, mas de resto aproxima-se mais da plataforma .NET do que propriamente de VB6.

Se é para aprender alguma coisa nova, mais vale investir o tempo em algo que a propria microsoft indica como sendo a linguagem de preferencia da plataforma .NET.

O mais dificil está na Framework, e isso vas ter de aprender seja em VB.NET ou C#

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Querem velocidade ? Instalem o Windows 95 :D

Ou melhor deixem o DOS assim têm um sistema rápido...temos que evoluir não ?

Sim, desde que sejas rico e tenhas dinheiro para andar sempre a investir numa máquina nova.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora