• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nazgulled

[Closed Source] Wiki para os meus projectos

10 mensagens neste tópico

O meu website pessoal, que muito trabalhinho me deu na altura em que o desenvolvi (penso ter cerca de 2 anos) ainda bule nas horas quando é preciso e continuo sempre a receber comentários de que o design está atractivo e que que o site no geral está muito bom. No entanto, conforme o tempo vai passando, vamo-nos apercebendo que necessitamos de algo mais e que o que temos, já começa a não funcionar (por alguma razão). E não, não estou a pensar em redesenhar o site, isso já me passou pela cabeça, mas muito sinceramente, não vai ser para já...

Com o lançamento do meu último software quase à porta (Network Switcher), decidi criar algo diferente do que o que tinha feito até à data para gerir todos os meus projectos, um wiki. A partir de agora, todos os meus projectos se irão concentrar lá e irá possuir muito mais informações para os devidos projectos do que o site alguma vez teve. No site, apenas irá existir uma pequena introdução ao software, alguns screenshots e um link para a página do projecto no wiki.

Uma pequena nota, todo o wiki está em inglês, isto porque eu quero ver se arranjo mais gente interessada no meu software, apesar de eu programar estas pequenas aplicações para mim próprio e para um tipo de uso que certamente vou dar. Em português isso não irá acontecer, pois traduzir aquilo tudo e depois manter dois wikis em diferentes línguas, é uma trabalheira tremenda.

O conteúdo para a página do Network Switcher está quase completo e o que eu pretendia (de quem estiver interessado) é que visualize o wiki e me dissesse o que pensa, se está bom, mau, o que falta o que tem mais, whatever, qualquer comentário é bem vindo.

http://wiki.nazgulled.net

Espero por comentários... :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A ideia de ter um wiki e ainda por cima em inglês não é nada má não... ;)

Assim à primeira vista é bastante atractivo, penso que quando puseres lá vários projectos vai facilitar muito a navegação. Quanto à ideia do inglês, até podes estar certo mas não te esqueças que o português é das linguas mais faladas no mundo e do outro lado do atlântico há 200 milhões de pessoas que a percebem. :) Ou seja penso que também devias pôr em português.

Continua... ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na lista que encontrei, é 7ª mais falada :) mas não é por ai... o interesse maior que eventualmente existir nos meus projectos, não será certamente de pessoas que falem português, será de todas as outras, e o melhor para todas as outras, é o inglês. Apesar de o meu fotolog ter muitos utilizadores brasileiros, mas isso é porque eles gostam muito dessas mariquices tipo my spaces e hi5ves e coisas do género ;) tão cedo, não irá existir nada disso em português...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes usar um wiki como um cms. Neste caso até escolheste um motor de wiki que é principalmente indicado para escrever documentação. Eu mantenho há algum tempo um wiki pessoal, curiosamente tambem em ingles e tambem uso o dokuwiki, é a coisa mais prática que existe par tirar notas.

Como já disseram, instala o menu lateral, é bastante cómodo.

Questões técnicas hoje em dia já nao são impedimento, é por conteúdo nisso. Bom trabalho

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na lista que encontrei, é 7ª mais falada

por acaso acho que é a 5ª (pelo menos há alguns anos era...), mas não interessa.

quanto ao wiki, acho que é uma boa ideia, mas não gostei muito do aspecto da página, sobretudo ao nível das cores e da largura da página (acho que devias limitar a largura para 800px ou assim, penso que ficava melhor).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto ao menu lateral, será uma boa ideia se eu tiver conteúdo para isso, para já não tenho... apenas existe a documentação do Network Switcher e conforme se vai abrindo essa documentação, temos um outro toc gerado automaticamente no lado direito. Para já, não há necessidade de ter esse no lado direito. E também ainda não explorei muito as extensões que existem po DokuWiki.

E eu escolhi o DokuWiki de propósito porque era indicado para documentação pedrotuga. Quando andei à procura de software para wiki encontrei vários, queria um fácil de usar e instalar e que servisse bem o propósito de documentação que foi o que pensei mesmo antes de conhecer o DokuWiki.

Neste site: http://www.krysstal.com/spoken.html é a 7ª mais falada... quanto ao aspecto da página e a sua largura, isso é o tema por omissão do DokuWiki, não fui que o fiz... O tema em si, eu gosto, acho simples e moderno, mas concordo contigo quando dizes que é largo de mais, mas para já fica assim, quando tiver tempo retoco ao meu gosto...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só para avisar, que depois de alguma análise ao meu site decidi reestruturar todo o wiki e incluir versão em português... Era um bocado mau eu ter os meus projectos com toda a documentação apenas em Inglês, sendo eu Português... Isso poderia limitar muitas pessoas a não usar o software que eu faço. Acho que ainda vou a tempo e neste momento estou no processo de traduzir tudo para Português...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

só tenho mesmo de te pedir para corrigires onde diz "portugês" na escolha de língua  :P

de resto está muito bom, o design do DokuWiki é bastante atraente e foi bem escolhido

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites