• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sniper PT

Testar aplicação

6 mensagens neste tópico

Boas!

Tenho uma aplicação para testar, de forma a averiguar se tudo está a funcionar bem.

O que estou à procura é de conselhos para testar software...

A aplicação basea-se numa base de dados (access) + programa de acesso à BD (adicionar, remover, procurar, relatórios, etc.), e estava a pensar em dividir o teste em duas partes. Na primeira testo de não existe problemas na interacção entre o programa e a base de dados, e isto poderia-se fazer com o método da força bruta (e sendo assim seria mais um beta tester), ou fazer script para testar a aplicação (QA wizard???)... que seugestões me dão?

A segunda parte seria testar virtualmente o programa numa rede de computadores, em que simulava n acessos à unica base de dados existente... só que ainda não encontrei como fazer isto.

Agradeço a vossa ajuda.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Talvez para comecar o ideal seria disponibilizar a aplicação para o pessoal testar, logo ai há-de haver quem dê com alguns erros/bug's.

:thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em relação à primeira fase de testes, porque não experimentares fazer umas quantas movimentações na base de dados através do programa?? Nem precisarás de fazer muitas... agora também tens de ver é o tipo de ambiente onde irás testar a tua aplicação e o tipo de ambiente onde a aplicação irá trabalhar na realidade (se é em rede, se a aplicação e a base de dados tão em máquinas diferentes, existência de firewall´s e router´s...).

Em relação à 2ª parte do problema poderás fazer penso eu de 2 maneiras:

- Se tiveres diversas máquinas à tua disposição, é instalares o VMWare Workstation em todas as máquinas, criares uma 1ª VM, instalares um sistema operativo nessa VM criada e depois copiares os ficheiros da VM para todas as outras máquinas. Assim podes iniciar em todas as máquinas com o VMWare Workstation a mesma VM (tens de ter cuidado é com os ip´s das VM´s), logo se tiveres por exemplo 12 máquinas, passas a ter 24.

- Se tiveres uma grande máquina (um servidor de preferência), podes instalar o VMWare ESX, que te permite que instales várias máquinas virtuais por cima dele e estejam todas a correr ao mesmo tempo.

just my 2 cent´s.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas.

Ainda não tenho a aplicação, só em Fevereiro é que vai estar pronta para testar...

Relativamente à simulação de uma rede estou a ver que tenho de criar vários VPS...

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nada melhor do que testar com uns quantos utilizadores "experts".

A aplicação é destinada a quem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A aplicação é para um colega meu, que tem um várias lojas e "encomendou" um programa simples (com o básico) para gerir várias informações úteis, e ao mesmo tempo estarem disponíveis em todas as lojas e poderem comunicar entre elas. Só que ele pediu-me para testar essa mesma aplicação de forma a poder "reclamar" os erros e assim corrigir logo de início.

A aplicação em si não é complexa, simplesmente estava mais interessado em aprender as melhores maneiras de testar software... ;) Digamos que estava a tentar que fosse um case study para algo mais complexo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora