• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

frm

Open GL

13 mensagens neste tópico

Antes de mais BOA NOITE..

Bem é o seguinte queria saber se anda por aqui alguem que perceba de open gl, e de preferência que saiba programar em c++, uma vez que o ambiente gráfico que quero criar utiliza a linguagem c++...

Se existir alguem que me possa ajudar depois então eu digo qual é o projecto, é uma coisa simples , mas como eu sou um aprendiz nestas coisas precisava de uma ajuda...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem vindo! :D

Em relação á tua questão não te posso ajudar...:S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

Dei OpenGL na faculdade, mas como nunca mais usei ja nao le lembro de nd... :oops:

No entanto, vai colocando as tuas duvidas q se vai vendo em quê q se pode ajudar  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então aqui vai o projecto:

www.projcto.no.sapo.pt

Ora bem, menus sei fazer agora não sei é como é que hei-de fazer para poder seleccionar os componentes já assim todos bonitinhos, também não sei como é que hei-de fazer para que o esquema seja desenhado em cima de uma grelha de pontos, praticamente acho que não consigo fazer grande coisa...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado [PT]Devilishly 8) , vou ler isso e ver o que consigo fazer...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

se ainda precisares de ajuda... basta dizeres o que precisas... se estiver ao meu alcanse ajudo :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sugiro q mudes para directX para o teu programa funcionar com todas as placas graficas.

Tens a api GetCursorPos q te da a informação da posição do cursor no ecra atraves dela consegues selecionar objectos no ecra.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sugiro q mudes para directX para o teu programa funcionar com todas as placas graficas.

Tens a api GetCursorPos q te da a informação da posição do cursor no ecra atraves dela consegues selecionar objectos no ecra.

Todas as placas suportam OpenGL e podes usar DirectX para controlar componentes, como o teclado e o rato, e podes usar também para o som, eu pessoalmente sou adepto do OpenGL para fazer o rendering, e tens um bom exemplo disso, o Doom3...

cumps...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Devilishly' timestamp='1118662970' post='785']

Boas!

Entao vou-te dar alguns locais para procurares informaçao sobre OpenGL:

OpenGL Programming Guide

OpenGL Reference Manual

OpenGL Online Manual

Manual do GLui - glui_manual_v2_beta.pdf (234k)

Especificação do GLut - glut-3.spec.pdf (403k)

Software necessario:

glui_v2_2.zip

glut-3.7.6-bin.zip

Espero q isto te ajude... :roll:

sabesme dizer pk isto acontece ?

Linking...
main.obj : error LNK2001: unresolved external symbol "public: class GLUI_Translation * __thiscall GLUI::add_translation(char const *,int,float *,int,class GLUI_CB)" (?add_translation@GLUI@@QAEPAVGLUI_Translation@@PBDHPAMHVGLUI_CB@@@Z)
main.obj : error LNK2001: unresolved external symbol "public: class GLUI_Rotation * __thiscall GLUI::add_rotation(char const *,float *,int,class GLUI_CB)" (?add_rotation@GLUI@@QAEPAVGLUI_Rotation@@PBDPAMHVGLUI_CB@@@Z)
main.obj : error LNK2001: unresolved external symbol "public: class GLUI_Button * __thiscall GLUI::add_button(char const *,int,class GLUI_CB)" (?add_button@GLUI@@QAEPAVGLUI_Button@@PBDHVGLUI_CB@@@Z)
main.obj : error LNK2001: unresolved external symbol "public: int __thiscall GLUI_Listbox::add_item(int,char const *)" (?add_item@GLUI_Listbox@@QAEHHPBD@Z)
main.obj : error LNK2001: unresolved external symbol "public: class GLUI_Listbox * __thiscall GLUI::add_listbox(char const *,int *,int,class GLUI_CB)" (?add_listbox@GLUI@@QAEPAVGLUI_Listbox@@PBDPAHHVGLUI_CB@@@Z)
main.obj : error LNK2001: unresolved external symbol "public: class GLUI_StaticText * __thiscall GLUI::add_statictext(char const *)" (?add_statictext@GLUI@@QAEPAVGLUI_StaticText@@PBD@Z)
main.obj : error LNK2001: unresolved external symbol "public: class GLUI_Panel * __thiscall GLUI::add_panel_to_panel(class GLUI_Panel *,char const *,int)" (?add_panel_to_panel@GLUI@@QAEPAVGLUI_Panel@@PAV2@PBDH@Z)
main.obj : error LNK2001: unresolved external symbol "public: class GLUI_Spinner * __thiscall GLUI::add_spinner_to_panel(class GLUI_Panel *,char const *,int,void *,int,class GLUI_CB)" (?add_spinner_to_panel@GLUI@@QAEPAVGLUI_Spinner@@PAVGLUI_Panel@@P
BDHPAXHVGLUI_CB@@@Z)
main.obj : error LNK2001: unresolved external symbol "public: class GLUI_Checkbox * __thiscall GLUI::add_checkbox_to_panel(class GLUI_Panel *,char const *,int *,int,class GLUI_CB)" (?add_checkbox_to_panel@GLUI@@QAEPAVGLUI_Checkbox@@PAVGLUI_Panel@@PB
DPAHHVGLUI_CB@@@Z)
main.obj : error LNK2001: unresolved external symbol "public: class GLUI_Rollout * __thiscall GLUI::add_rollout(char const *,int,int)" (?add_rollout@GLUI@@QAEPAVGLUI_Rollout@@PBDHH@Z)
Debug/Sistemas.exe : fatal error LNK1120: 10 unresolved externals
Error executing link.exe.

Sistemas.exe - 11 error(s), 0 warning(s)

compilo sem erros, faço build e fica assim. os exemplos que veem no glui compilam bem.

tenho o programa feito e nao corre :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

dawn2dusk adiciona as seguintes linhas no topo do ficheiro (qualquer um dá, mas para n teres as coisas a balda, mete no .h principal)

#pragma comment(lib, "opengl32.lib" )

#pragma comment(lib, "glu32.lib" )

#pragma comment(lib, "glut32.lib" ) // comenta se na usares glut

#pragma comment(lib, "glaux.lib" )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora