• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mpix

[vb.net 2005] duvida em forms e MDIParent

10 mensagens neste tópico

Ola pessoal :)

Estou a iniciar-me em vb.net 2005. Queria fazer uma aplicação com um menu (utilizo o control menustrip).

Imaginemos que no menu temos:

(file->novo->aluno)

(file->novo->professor)

Em que aluno é um form para inserir um novo aluno

Em que professor é um form para inserir um novo professor

A minha duvida é, como estruturo isto?

Utilizo um form MDIparent e depois conforme carrego no menu aluno ou professor abro o form correspondente dentro de MDIparent ?

Ou existe outro modo de se fazer isto de uma forma melhor?

1 abraço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estava aqui meio perdido com isto mas logo a seguir a escrever este tópico fez-se luz :)

Acabei por adoptar a solução do MDIparent para conter todos os outros formulários.

Se houver alguém com esta duvida ficam algumas dicas:

Assim basta ter em atenção á propriedade isMidiContainer dos formulários (deixar a false) e a propriedade Windowstate (define-se se vai ser maximized, normal,minimized)

Se tivererem alguma outra sugestão é sempre bem vinda.:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Thread movido e editado consoante as regras, por favor lê-as, para que os teus futuros threads não sejam bloqueados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Thread movido e editado consoante as regras, por favor lê-as, para que os teus futuros threads não sejam bloqueados.

Desculpa... :)

Tenho mais uma duvida:

Num Groupbox com alguns labels e textbox la dentro como mudo a cor do text do groupbox sem alterar os controls que estao la dentro ?

Fui a propriedade do forecolor e mudei para cor que queria e para bold so que mudou para tudo que estava la dentro e agora tive de mudar as labels uma a uma para a formatação que queria (tamanho, cor etc).

alguem me pode ajudar?

1 abraço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tenta a backcolor

tenta a backcolor

Não dá. Essa propriedade é para mudar o fundo e não altera nada nas letras.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ha...nao percebi que querias mudar a cor do texto.

Mas nao estou a perceber muito bem...queres mudar a cor do texto na groupbox? Ou nas labels?

Para as labels basta fazeres:

Label1.ForeColor = Color.Red ' Para pores a cor
Label1.Font = New Font("Verdana", 10, FontStyle.Bold) ' Para pores a font, o tamanho, e o texto Bold

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

semttulorv2.th.jpg

Onde diz GroupBox1 (está a azul e queria por a Preto Bold).

Mas queria fazer sem mexer no conteúdo dentro do groupbox.

Por exemplo: Ao ir á propriedade bold (está a false de inicio) meti true e passou tudo a BOLD

semttulo2xv0.th.jpg

Eu sei que faz sentido isso acontecer porque se trata de um grupo. Mas deve haver uma maneira de mexer apenas na palavra GroupBox1 sem alterar no resto mas não faço ideia como seja...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hmm...pois nao sei como possas fazer isso...mas...podes sempre arranjar maneira de contornar o problema. Podes remover o texto do groupbox (

GroupBox1.Text = ""

), adicionar uma label, formata-la como queres, e coloca-la no mesmo sitio (no local onde supostamente estaria o texto da groupbox).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não deves puder fazer isso dessa forma porque isso faz parte do tema do windows. O visual style é que define a cor disso. Provavelmente deves é poder fazer um OwnerDraw ou então reescreves o controlo pa aceitar uma cor para esse texto :thumbsup:

mas não recomendo nenhuma dessas soluções, como isso faz parte do visual style, quem usar um windows diferente, poderá ter um form um pouco po feio, a não ser que seja uma aplicação só para ti...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora