• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Psicopunk

Qt Designer

10 mensagens neste tópico

Boas...

Tenho um trabalho para fazer para a universidade em que quero criar um programa que servirá como servidor para um hipotético serviço duma empresa. No entanto, além do pedido, gostava de acrescentar uma parte grafica, de preferencia em c++. Li que o Qt designer, após se fazer a aplicação pode criar o código C++.

A ideia é ter alguns botões em que vão executar algum código em C e depois mostre no ecrã o que fez, tipo ler os dados dum ficheiro e colocar numa janela,etc...

Gostava de saber se existe alguma alternativa melhor ao Qt designer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se existe alguma alternativa "melhor" nunca vais descobrir pois cada um puxa a brasa à sua sardinha. No entanto podes descobrir se existe alguma alternativa que se adapte mais às tuas preferencias e requerimentos.

Se usares o qt aconselho-te a usares uma distro de linux com o kde pois ja vem com um ambiente de desenvolvimento integrado... o kdeveloper.

Depois há 1001 alternativas... GTK, wxwidgets, as bibliotecas nativas do windows, todas aquelas possibilidades em java sobre as quais eu não percebo nada.

Confesso que nunca fiz nenhum GUI com o qtdesigner. Anyway, antes de avançares lê umas coisas sobre o gtk e o glade.

Nunca pensei dizer isto, mas se souberes programar em java o netbeans é capaz de não ser pior alternativa, knitter e companhia, digam aí de vossa justiça.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca pensei dizer isto, mas se souberes programar em java o netbeans é capaz de não ser pior alternativa, knitter e companhia, digam aí de vossa justiça.

Realmente o Netbeans tem uma extensão para C/C++. Está disponível para download no site (www.netbeans.org).

Mas existem outras alternativas, como em principio vais desenvolver isso em Windows podes sacar o Visual Studio Express para C++ na página da Micro$oft (http://msdn.microsoft.com/vstudio/express/visualc/download). É uma versão grátis não se tem de pagar nada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou a desenvolver no UBUNTU... nao nakela coisa chamada windows.... E nunca programei nada em java.

Ja instalei o Qt designer 3. Penso que nao preciso de Kdeveloper. Vou pesquisar um pouco mais sobre como trabalhar em QT

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se é para linux, o Glade/GTK (tal como referiu o pedrotuga) também é capaz de ser uma boa opção.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se estás em Ubuntu que vem com o GNOME, deves querer usar o GTK+ e o Glade para desenhar a interface.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas...

Tenho um trabalho para fazer para a universidade em que quero criar um programa que servirá como servidor para um hipotético serviço duma empresa. No entanto, além do pedido, gostava de acrescentar uma parte grafica, de preferencia em c++. Li que o Qt designer, após se fazer a aplicação pode criar o código C++.

A ideia é ter alguns botões em que vão executar algum código em C e depois mostre no ecrã o que fez, tipo ler os dados dum ficheiro e colocar numa janela,etc...

Gostava de saber se existe alguma alternativa melhor ao Qt designer.

Actualmente e tendo em conta que estas a desenvolver em Linux, a melhor alternativa é o Qt Designer. Mas o designer por si só so permite desenhar a "bonecada" não implementa funcionalidades (estou a falar da versao 4, a anterior tinha um editor). O designer gera uma descrição em xml das widgets. A conversão para codigo C++ é feita atraves do UIC (user interface compiler). A vantagem do Qt está na documentação e na simplicidade do código.

Agora pergunto se fazer uma interface gráfica será a melhor forma? Não é um servidor. Normalemente os servidores sao acedidos/confirurados atraves de terminais de texto. Nao faz sentido meter la a tua aplicação gráfica, por isso obriga-te uma deslocação ao local onde se encontra o servidor. Uma boa alternativa seria programar essa mesma aplicação para a Web

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se estás em Ubuntu que vem com o GNOME, deves querer usar o GTK+ e o Glade para desenhar a interface.

Porque?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora