• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

LuBoc

BDE e o Windows VISTA - Problemas!

3 mensagens neste tópico

Olá,

Para quem desenvolve software em Delphi e ainda utiliza base de dados Paradox (BDE) sabe que agora com o Windows VISTA levantaram-se vários problemas. O Vista bloqueia a raiz do C:\, a mudança no NET DIR (do BDE) por código (quando se trabalha com mais de uma base de dados) também levanta problemas, etc... basicamente quem possui BDE tá lixado! Eu ainda tenho algum software nessa base de dados e terei que manter durante uns tempos.

AGORA, será que alguém já passou por este martírio e conseguiu alguma solução para colocar a funcionar o BDE no Vista sem grandes chatices?

Eu já descobri algumas situações:

» Como referi, o Vista protege a raíz do C:\  e o BDE coloca por padrão o NET DIR para esse local, mudando (por exemplo, com o BDEAdmin) o NET DIR para a pasta onde o programa está instalado, conseguimos que o nosso programa funcione. Mas, ao fazer essa mudança no BDEAdmin, faço sair este bloqueia. Dá mensagem para o deitar abaixo e é o que faço. Quando volto a entrar nele a linha com o novo caminho está gravada !!! Saio, agora sem gravar nada e sai bem.

» Quando se tem 2 base de dados para o mesmo programa e queremos alternar entre elas, ocorre o seguinte:

- Ao realizar a mudança no BDE, o nosso programa pendura! deitamos abaixo e entramos novamente  e já se encontra na outra base de dados, vamos mudar para a primeira, volta a pendurar, deitamos abaixo e quando voltamos a entrar já se encontra na base de dados seleccionada;

Ainda não experimentei em rede, mas aí de certo se levantam mais problemas!

ACTUALIZAÇÃO/UPDATE

Após ter colocado o este Tópico, descobri mais uma coisa, no registo do Windows, em Local_Machine->Software->Borland, se dermos as permissões de "Full Control" então quando temos duas (ou mais) base de dados para um programa, conseguimos alternar entre elas sem problemas. Bem, resumindo, demos as permissões para mexer no BDE sem problemas.

RESUMINDO:

»» O "NET DIR" não pode estar a apontar para a raiz do C:\, mas para (por exemplo) a pasta do programa;

»» Dar permissões de "Full Control" em Local_Machine->Software->Borland, para o caso de se trabalhar com mais de uma base de dados e assim poder alterar o PATH sem pendurar o programa.

Ainda não experimentei a situação em rede, quando o fizer depois comunico.

Mas quem tiver alguma solução para esses pontos ou ideias novas, por favor, indique-as aqui.

Cumprimentos,

LuBoc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já larguei o Delphi e ao BDE com Paradox há uns anos...

Pelo que me lembro, dá para fazer a configuração do BDE durante a instalação. Eu fazia isso durante o install das minhas apps. Lembro-me que era possível, e creio mesmo que tive de o fazer uma vez, colocar o NET DIR a apontar para outro lado.

Pode-se explorar outras coisas, como colocar o BDE a correr sob uma conta de administração.

Uma pergunta pertinente é saber se o mercado alvo dessas app vão mesmo migrar para Vista num futuro imediato.

Se a resposta é não, então há tempo de evoluir para Interbase...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

É correcto o que dizes:

(...) dá para fazer a configuração do BDE durante a instalação. (...)

Eu realizo o mesmo processo durante a instalação. Agora o problema de configuração surje devido às restrições de segurança que o Vista coloca. Se por um lado é correcto visto a maioria dos utilizadores de Windows fazerem/acederem a conteúdos que podem ser potencialmente perigosos (andam na net e vêm um programa qualquer, nem pensam que pode ser um troiano/spyware e toca a instalar) .

Mas para sistemas de base de dados antigas (!), como o Paradox, levanta-se os problemas de partilhas, acessos ao registo, etc. Um "Administrador" não terá problemas, mas uma conta de utilizador é diferente.

Mas como tudo, arranjam-se formas de "dar a volta". Neste momento o ideal é sempre evoluir na base de dados.

Cumprimentos,

LuBoc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora