• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

DiguiVirus

Blog? Pela matemática

12 mensagens neste tópico

Boas!

Onde quer que eu esteja, estou sempre a pensar em fazer algo útil e engraçado na internet. E não abri excepção no teste de matemática de hoje...

E cheguei ao ponto de pensar:

"E que tal um blog onde fossem apresentados problemas, sequência e afins, para a juventude e os mais graúdos, pôrem o seu conhecimento em dia?"

Pensei em fazer um blog simples, no blogger, onde não envolvesse grandes complicações relativas à programação.

Acho que se deveria começar a fazer da matemática um desporto, e a melhor maneira é começando pela web.

O blog iria ser baseado em:

1 problema/sequência por resolver:

De grau: Facil/Médio/Díficil

Pontuação: 1/2/3 (consoante a dificuldade)

E à parte iria existir uma página com as pontuações.

Ao fim de x tempo, iria ser atríbuido ao user em questão um prémio.

O que acham da ideia?

Era bom para as pessoas começarem a tomar gosto pela matemática...

Ah, e queria perguntar aos users aqui do forum se estariam dispostos a contribuir com conteúdo para o blog.

Penso que esta é uma ideia pioneira, pois nunca tive conhecimento de outros blogs/sites do género, e se tal fôr, por favor, nao a copiem!!! Gostaria de levar este projecto para a frente!!! ;) :mad: :):(

Cumprimentos!!!!

PS: O blog ainda nao ta feito, estou à procura de sugestões! :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que esta é uma ideia pioneira, pois nunca tive conhecimento de outros blogs/sites do género, e se tal fôr, por favor, nao a copiem!!! Gostaria de levar este projecto para a frente!!! ;) :mad: :):(

será que é assim tão pioneira?

procura no google por "blog math"...

não sei exactamente qual é a tua ideia, mas certamente que encontras alguma coisa na net no mesmo estilo.

mesmo assim, aconselho-te a ir para a frente, iniciativas para promover a Matemática nunca são demais (sobretudo quando dirigidas aos portugueses)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pioneira em portugal.

E estou a falar em pioneira quando falo numa interacção de blogger -> público através de problemas matemáticos!

:(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Irei levar para a frente este projecto quando tiver pelo menos 4 pessoas interessadas em participar.

Ah, e só mais uma coisa: também vai contar com problemas de lógica e assim.

PS: Desculpem os double posts, mas nao consigo editar os posts anteriores! :|

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A ideia é muito boa! E o facto de já existirem coisas semelhantes não quer dizer que não faças algo ainda melhor, ou ainda mais inovador.

Já passei por alguns blogs desse tipo, lembro-me de um que vi há pouco tempo (http://matematica.over-blog.com/).

A ideia, como disse é boa, mas nos blogs há que insistir, não poderás estar à espera logo de muita participação no início, o tempo e a continuidade de um trabalho desse tipo é que trará frutos. Pela minha parte irei acompanhar o projecto dando sugestões. A participação não a posso garantir neste momento, porque o dia (ainda) só tem 24 horas. Força!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Retiro o que disse sobre sêr uma ideia pioneira... ;)

Mas vou tentar na mesma a minha sorte e vou levar avante este projecto.

Espero contar com a ajuda e com os problemas aqui do pessoal do forum!

Grandes abraços à comunidade! :):(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já tinha lido o Tópico ontem... Eu até acho a ideia boa, mas não podes inserir qualquer conteúdo assim como assim porque senão não cativas as pessoas.

Porque digo isto? Porque para a maioria a matemática é uma ciência chata que dá cabo da cabeça a qualquer um. ;) Penso que o conteúdo a inserir deverá ser atractivo, por exemplo não postar problemas de linhas e linhas mas sim de situações caricatas e divertidas que tenham a ver com matemática.

Falo por experiência própria, Matemática sempre foi a minha disciplina favorita até ao 9º ano. A partir daí comecei-a a achar muito chata de aprender. Claro que havia excepções... Mas por exemplo, se eu vir um problema qualquer de trigonometria passo logo à frente. Agora se esse problema me atrair por alguma coisa, por exemplo até falava de computadores (no meu caso atrai e bem :) ), aí já iria pelo menos tentar resolver.

É isto apenas, é difícil mas no fim compensa. :(

Força nisso para a frente! :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já tinha lido o Tópico ontem... Eu até acho a ideia boa, mas não podes inserir qualquer conteúdo assim como assim porque senão não cativas as pessoas.

Porque digo isto? Porque para a maioria a matemática é uma ciência chata que dá cabo da cabeça a qualquer um. :) Penso que o conteúdo a inserir deverá ser atractivo, por exemplo não postar problemas de linhas e linhas mas sim de situações caricatas e divertidas que tenham a ver com matemática.

Falo por experiência própria, Matemática sempre foi a minha disciplina favorita até ao 9º ano. A partir daí comecei-a a achar muito chata de aprender. Claro que havia excepções... Mas por exemplo, se eu vir um problema qualquer de trigonometria passo logo à frente. Agora se esse problema me atrair por alguma coisa, por exemplo até falava de computadores (no meu caso atrai e bem :D ), aí já iria pelo menos tentar resolver.

É isto apenas, é difícil mas no fim compensa. ;)

Força nisso para a frente! :D

Obrigado pela crítica.

Os problemas não vão ser da matemática mais "dura" e avançada. Vão ser mais problemas de lógica, e um pouco de brincadeira, claro!

PReciso é de ter alguém que esteja interessado em participar, a resolver problemas, porque senão, estou a fazer um Blog para nada! :(

Um abraço e um obrigado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

DiguiVirus, sobre haver alguém interessado só podes saber depois de começares a pôr algum conteúdo lá no blog. Mas tenho a certeza que, se conseguires cativar a atenção de quem por lá passa (como diz o Hipnoted), irás ter alguma actividade. Se conseguires divulgar o projecto, ainda melhor: vão passar por lá mais users, e certamente muitos deles vão ficar.

Boa sorte nisso, boa iniciativa!  O0

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo, eu pelo menos estou interessado em escrever no teu blog :) assim treino a minha matemática que já esteve melhor...

Neste momento posso escrever sobre Vectores, equações vectoriais, bla bla bla...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora