• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

skin

Escrever um editor de texto? Porque não?

4 mensagens neste tópico

Bem hoje em dia que todos necessitamos de um editor de texto para os nossos backoffices porque não escrevermos o nosso em vez de usar outros como o muito conhecido e penso que mais usado tinymce? Muitas das vezes estes têm opções a mais que não usamos e assim podemos criar um ao nosso gosto sem problemas de licenças ou de tirar daqui e dali. Outra vantagem é o próprio programador sentir que escreveu o seu próprio editor.

Assim vou dar umas dicas para começar, mas a implementação tem de ser vossa e têm de fazer segundo os vossos critérios de necessidade.

Código javascript a escrever na tag <head> do HTML: (exemplos)

<script language='javascript'>
function bold(valor) {
document.form1.texto.value +=valor;
}
function italic(valor) {
document.form1.texto.value +=valor;
}
</script>

Código dos butões e da caixa de texto: (exemplos)

<input name='A' type='button' id="A" onClick='javascript:bold("<b></b>")' value='Negrito' size='10'>
<input name='B' type='button' id="B" onClick='javascript:italic("<i></i>")' value='Itálico' size='10'>
<input type='text' id='texto'>

Como podem ver é bastante simples escrever qualquer coisa como um editor de texto simples. Claro que depois têm de gravar em algum lado para exibir ou criar um código que o exiba mas o básico é isto.

Se tiverem sugestões de melhorar o código, estou aberto a sugestões :(.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas isso é básico... :( Eu acho que a verdadeiro questão em criar um editor desse género não é fazer esse tipo de cenas, porque isso é muito fácil e num CMS que estava a desenvolver, tinha um data de cenas desse género...

Acho que o que será mais difícil, será criar o user inteface em javascript como os outros fazem... Não sei bem se isso será difícil ou não porque nunca investiguei muito o javascript nessa área.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim essa é mesmo a intenção que eu quero ter sobre as pessoas, é que é muito básico e muitas vezes as pessoas só usam um negrito ali e outro aculá e está feito, assim não vale a pena copiar os códigos dos outros, mesmo estes serem para distribuição.

Quanto ao que tu falas também gostava de saber mas na realidade não tenho muita paciência para análises de códigos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem acho que este tópico tem uma utilidade bastante grande uma vez que a utilizaçãoi em bacoffice é bastante utilizada hoje em dia.

Concordando com o referido nos post anteriores que as vezes os editores que andam pela net têm excesso de funcionalidades e como preciso de um com meia duzia de funções resolvi por maos á obra...Efectuei alguma pesquisa e encontrei este site que tem um exemplo batante fixehttp://www.bewebmaster.com/55.php.

Agora tenho também uma questão a colocar a quem tenha interresse pelo assunto. Sabendo a TextArea na suporta HTML é muitas vezes utlizada a IFRAME, mas existe também a possibilidade de criar akeles exemplos tal como este de inserção de post em que ao clicar no botão é adicionado código HTML á textArea e um exemplo desses ainda não encontrei. Peço a quem tenha ou saiba um exemplo apenas com uma funcionalidade que postasse aqui para conhecimento de todos 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora