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David Pintassilgo

DARK BASIC

30 mensagens neste tópico

Conhecem? Alguem sabes fazer alguma coisa de jeito com isto?

Quem tem software para trabalhar nisto?

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Conhecem? Alguem sabes fazer alguma coisa de jeito com isto?

Quem tem software para trabalhar nisto?

Nop não conheço de lado nenhum nem nunca sequer ouvi falar....Trata-se de que? De uma variante da original BASIC?

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Pessoal,

Isto é muito bom mesmo....acho que vai merecer uma vista de olhos a sério.... :D:D

Cumps

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Mas é que merece mesmo!!! :D eu é que só tive acesso a uma versão DEMO da coisa,...:S

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Mas é que merece mesmo!!! :D eu é que só tive acesso a uma versão DEMO da coisa,...:S

Eu já saquei um tutorial completo da coisa através do eMule....já estou a dar uma vistinha de olhos a sério...vou ver se aprendo a fazer algumad coisinhas nesta linguagem...

Cumps

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Boas,

Acho que começo a ficar fascinado a sério com esta linguagem e com a sua capacidade de criação assim como a sua sintaxe: com pouquíssimas linhas de código bem elaboradas, podemos fazer um programa bem completo...

Não deixem de estudar esta linguagem, porque certamente ela dará para muitas coisas que nos queiramos criar....

Cumps

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tou a sakar do emule, ate vi um Max[PT] portugal-a-programar , lá :P

podiamos fazer uma partilha de conhecimentos com meio a desenvolver esta linguagem e quem sabe se n se desistir ate um projecto...

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tou a sakar do emule, ate vi um Max[PT'] portugal-a-programar , lá :P

podiamos fazer uma partilha de conhecimentos com meio a desenvolver esta linguagem e quem sabe se n se desistir ate um projecto...

Bem-vindo ao forum DeathGhost.....(foi este o teu primeiro post mas já estavas registado há algum tempo....)

Desenvolver um projecto? :shock: Bem é mais uma ideia a acrescentar á lista de projectos que temos aqui para o P@P....

Para já temos um projecto em fase de planeamente (fase essa que nunca mais acaba... :evil: ) e queremos levá-lo até ao fim....

Mas a sugestão fica dada e não me esquecerei...

Cumps

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tou a sakar do emule, ate vi um Max[PT'] portugal-a-programar , lá :P

podiamos fazer uma partilha de conhecimentos com meio a desenvolver esta linguagem e quem sabe se n se desistir ate um projecto...

Já sacas-te isso?

funca?

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Obrigado deathseeker25, finalmente tive coragem de fazer um post depois de ficar fascinado com o dark basic :P, embora isto de fazer um projecto seja uma ideia que se possa pegar ou não... sendo apenas uma sugestão

comecei a sacar hoje, mas ja tive a mexer na versão demo , que é bastante limitada e ta disponivel no site oficial do dark basic

Assim que acabar de sacar digo alguma coisa ;)

DeathGhost.

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Um colega meu já fez um render 3D da casa dele em DarkBasic. Dava pa passear pela casa etc movendo-nos com as teclas de cursor :D

Mt fixe! :P

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espantoso ! não ha possibilidade de lançar aqui esse render para o pessoal ver ?

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espantoso ! não ha possibilidade de lançar aqui esse render para o pessoal ver ?

Exacto tambem gostava de ver esse render para observar as potencialidades do Dark Basic.....

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Tou a axar mesmo muita "piada" a isto pá!!! :P axo que um dia destes ainda vamos construir um jogo :mrgreen:

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Já andei a fazer umas coisas, por enquanto foi só adaptar código mas já consegui carregar um objecto 3d, uma nave, e controlá-la com o teclado ao mesmo tempo que toca uma música de fundo, bem agora dá para disparar e já n ultrapassa os limites do cenário. Não está lá grande coisa mas é um começo.

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pelo que eu vi isso aqui ha uns tempos, até é relativamente simples :D temos de nos debrussar sobre isso! :P

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pelo que eu vi isso aqui ha uns tempos, até é relativamente simples :D temos de nos debrussar sobre isso! :P

Depois de acabar o nosso projecto vamos fazer um em Dark BASIC.....parece-me uma linguagem de fácil aprendizagem....

Cumps

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Para quem não conhece de todo o tipo de linguagem aqui fica um pequeno exemplo

rem Init for best performance
sync on : sync rate 60 : backdrop off : hide mouse
if check display mode(1024,768,32)=1 then set display mode 1024,768,32

rem Loading screen
load bitmap "media\gfx\backdrop.jpg",1
copy bitmap 1,0,0,640,480,0,0,0,screen width(),screen height()
sync : delete bitmap 1

rem Load model
load object "media\scout\scout2.x",1
load image "media\sky\space.jpg",1
color object 1,rgb(255,255,255)
set sphere mapping on 1,1

rem Make sky
make object box 2,1100,1000,1000
texture object 2,1
set object cull 2,0
set object light 2,0

rem Set camera
position camera 0,0,-120
rotate camera 0,0,0

rem Setup ship for cruise
x#=0 : y#=-100 : z#=0
position object 1,x#,y#,z#

rem Setup prompt
load image "media\gfx\prompt.bmp",2
load image "media\gfx\strapblank.bmp",3
strapx1=0 : sprite 1,strapx1,480-63,2
strapx2=1024 : sprite 2,strapx2,480-63,2
set sprite alpha 1,196 : set sprite alpha 2,196

rem Set particle effect
load image "media\gfx\fire.bmp",4
make particles 1,4,40,100.0
position particles 1,0,-500,0
set particle velocity 1,0.2
set particle speed 1,0.004
set particle gravity 1,-3
set particle life 1,2

rem Load and loop space sound
load sound "media\sounds\space.wav",1 : set sound volume 1,80 : loop sound 1
load 3dsound "media\sounds\jet.wav",2 : set sound volume 2,0

rem Main loop
do

rem Rotate and move ship
roll#=wrapvalue(roll#+0.5)
turn#=wrapvalue(turn#+0.1)
y#=0-(cos(roll#)*100)
x#=cos(turn#)*50
z#=50+(sin(roll#)*100)
position object 1,x#,115+y#,z#
xrotate object 1,wrapvalue(90+roll#)
yrotate object 1,wrapvalue(180)
zrotate object 1,0

rem Move strap line
dec strapx1 : if strapx1<=-1024 then strapx1=strapx2+1023
dec strapx2 : if strapx2<=-1023 then strapx2=strapx1+1024
sprite 1,strapx1,screen height()-63,2
sprite 2,strapx2,screen height()-63,3

rem Move camera with ship slightly
position camera 0,135+(y#/1.1),-100
zrotate camera wrapvalue(((cos(turn#)*5)))

rem Set emission position of particles
position particles 1,x#,(90+y#)-(sin(roll#)*30),z#-(cos(roll#)*20)
rotate particles 1,wrapvalue((0-roll#)-90),0,0

rem Position sound of engine
position sound 2,x#,115+y#,z#
position listener 0,115,-100
scale listener 0.5

rem Then play engine sound
if sound playing(2)=0 then loop sound 2
vol=sound volume(2) : if vol<100 then set sound volume 2,vol+1

rem Update screen
sync

rem Endloop
loop

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O programa que fiz é baseado no que está no post anterior e noutro programa de exemplo do darkbasic.

sync on : sync rate 60 : backdrop off : hide mouse
if check display mode(1024,768,32)=1 then set display mode 1024,768,32


rem Load model
load object "scout2.x",1
rem load object "ship.x",1
load image "space.jpg",1
color object 1,rgb(255,255,255)
set sphere mapping on 1,1



rem Make sky
make object box 2,2500,2500,2000
texture object 2,1
set object cull 2,0
set object light 2,0

rem Create laser for ship
load image "laser.bmp",5
for bu=101 to 101
bobj=1+bu
make object plain bobj,256,64
texture object bobj,5
position object bobj,0,0,500
set object light bobj,0
ghost object on bobj,2
hide object bobj
next bu
rem Set camera
position camera 0,0,120
rotate camera 0,0,0

rem Setup ship for cruis
x#=0 : y#=0 : z#=0
position object 1,x#,y#,z#

load image "fire.bmp",4
make particles 1,4,40,200.0
position particles 1,0,-500,0
set particle velocity 1,0.2
set particle speed 1,0.004
set particle gravity 1,-3
set particle life 1,2
load sound "music space loop.wav",1 : set sound volume 1,80 : loop sound 1
load sound "fire.wav",2


mvol=85+((distance#/150.0)*30)
set sound volume 1,mvol

do

if upkey()=1 and z#<800 then z#=z#+3


if downkey()=1 and z#>-100 then  z#=z#-3


if leftkey()=1 and x#>-200 then x#=x#-2


if rightkey()=1 and x#<400 then x#=x#+2

if controlkey()=1 and y#<700 then y#=y#+2
if shiftkey()=1 and y#>-400 then y#=y#-2

if spacekey()=1 then firegun=1
rem Fire the ships gun
if guncool>0 then dec guncool
if firegun=1 and guncool=0
 for bu=101 to 101
  bobj=1+bu
  if object visible(bobj)=0 then exit
 next bu
 if bopbj<=101
  position object bobj,x#,y#,z#+100
  show object bobj
  guncool=5
  play sound 2
 endif
 firegun=0
endif

roll#=wrapvalue(roll#+0.5)
turn#=wrapvalue(turn#+1)
position object 1,x#,115+y#,z#
xrotate object 1,wrapvalue(-90)
yrotate object 1,wrapvalue(0)
zrotate object 1,0

position camera 0,135+(y#/1.1),-95
zrotate camera wrapvalue(((cos(turn#)*5)))

position particles 1,x#,(115+y#),z#-55
rotate particles 1,wrapvalue((0)-90),0,0

sync

loop

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Hmm...Roftone esse programa faz exactamente o que? É que eu tenho visto qualquer coisita de Dark BASIC mas dedico-me muito mais ao desenvolvimento e aprendizagem em C actualmente....

Cumps

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é possivel partilhares a media que usaste nesse code ?

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Em resposta ao deathseeker25 isto permite controlar uma nave em 3d com as setas, subir e descer com o shift e o control, respectivamente, disparar com a barra de espaços, enquanto toca uma música de fundo.

Media usada:

http://pwp.netcabo.pt/roftone/media.rar

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