• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Bruno

System Empires - Nova Edição (15/05)

723 mensagens neste tópico

** Projecto P@P SILVER *** Projecto do Mês de Setembro **

Titulo do Projecto: System Empires

Última Versão: v0.68

Líder do Projecto: Bruno

Membros Actuais do Projecto: Bruno, Silver, Psychotrix (não registado)

Lançamento Público: 22 de Setembro de 2007 ( http://www.systemempires.com )

Tópicos Relacionados:

É com bastante orgulho que apresento aqui um projecto onde sou o coordenador e programador desde de Fevereiro de 2006.

Para quem joga Ogame, Travian, Dark Galaxy e outros tantos deste género irá logo reconhecer o motor do jogo, para os outros recomendo que leiam a apresentação (link no fim do post) ;)

Como muitos dizem, a net começa a ficar inundada de jogos deste género e portanto apostamos na diferença. Apontaram-nos que nos restantes jogos existe monotonia a partir de um certo ponto, que têm poucas estratégias, opções e são raros os que possuem uma boa ajuda.

Assim sendo, criámos um jogo mais complexo e completo que o torna mais motivante. Além de possuir um sistema de ajuda integrada no jogo e um wiki com o manual completo, também introduz diversos conceitos novos, como o mercado (entidade virtual gerida por um AI), veículos (além das naves), robots (que aceleram a construção), entre outros...

Tive conhecimento de outros jogos portugueses deste género, mas ou ficaram a meio do desenvolvimento ou foram pouco publicitados. No entanto, com a comunidade que temos (150 testers) que continua a crescer e a apoiarem o jogo/ideia estamos confiantes em "abrir" o jogo ao público e "ver o que acontece".

já sabem, experimentem em: http://www.systemempires.com

Para perceberem melhor a ideia e poderem ver algumas imagens está disponível uma apresentação do jogo (em pdf de 437Kb): System Empires

Ah, como está na apresentação o jogo é feito em PHP+Mysql e já conta com mais de 30 mil linhas de código!

Agradecemos comentários e perguntas :)

--- EDIT ---

#1 Tópico actualizado com dados numéricos e com a mudança de nome de Cyberium para System Empires.

#2 Tópico actualizado com as novas regras do fórum

#3 Actualizado com início do jogo

Actualização de 06 de Outubro de 2009:

SYSTEM EMPIRES CIV v1.0

Nova edição de longa duração com início a 18 de Outubro (pelas 16h) e será a próxima edição de longa duração.

Endereço do Site: http://www.sysemp.com/civ

Nesta edição temos diversas novidades perante a Origins, das quais se destacam:

* Prémios a sortear (1 Portátil e 2 PS3 Slim) ;)

* Civilizações

* Nave Mãe

* Ataques e Defesas Conjuntas

* 8 Planetas mais equilibrados

* Recolhas Assistidas, Chat geral, Sensor, entre outras....

Mais Informações:

Detalhes das Civilizações

Detalhes dos Planetas

Detalhes dos Mercados

Documento de Apresentação: Press Release

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O melhor jogo deste tipo que já joguei :D tive pena é de termos tido pouco tempo na beta 3 :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sem dúvida um projecto muito bom e que está a ser muito bem concebido !

Mais uma vez Parabéns.

:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

De facto pareceu-me um projecto bastante interessante, como a minha opinião só é baseada no ppt vou restringir a minha opinião apenas ao tema do projecto.

Visto que já existem vários jogos com exactamente a mesma filosofia e enquadramento, falo do OGame e AstroEmpires, não pode cair um pouco em "seco" este novo jogo? Não vai trazer nada de novo aos jogadores no que respeita ao seu enquadramento, eu como ex-jogador de OGame e AstroEmpires não fiquei muito motivado para jogar o Cyberium pois não vejo nada de novo (aparentemente).

Com isto tudo, quero fazer a pergunta:

[*] Quais os motivos para eu escolher este jogo?

Não levem o meu comentário como destrutivo, não é, apenas estou a colocar a questão que muitos devem ter.

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca tinha jogado Ogame nem nenhum do estilo e posso dizer que gostei muito de testar o jogo na beta 3. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ui, são bastantes os motivos, é muito mais abrangente e tem uma longevidade bastante maior que todos os restantes jogos do género que por ai andam, e consegue simular o melhor possivel a realidade.

Quando tiver mais tempo dou mais motivos, agora vou dormir ?  :)

Já jogas-te o OGame ?

Comparado com o Cyberium parece uma brincadeira de crianças.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não levem o meu comentário como destrutivo, não é, apenas estou a colocar a questão que muitos devem ter.

Ninguém leva a mal o teu comentário, pelo contrário agradeço o teu ponto de vista.

Neste caso penso que existem 3 tipos de jogadores:

1º Jogam um jogo do género

2º Nunca jogaram um jogo idêntico

3º Já jogaram jogos idênticos mas fartaram-se e já não jogam

Até ao momento pelas betas efectuadas conseguimos deduzir que cativamos jogadores dos dois primeiros tipos, já do 3º é bastante complicado.

Geralmente os jogadores que desistiram destes jogos é porque chegaram a uma rotina diária onde era "sempre do mesmo". Neste jogo tivemos isso em atenção, sendo que existem imensas estratégias, um sistema de evolução maior e portanto, pelo menos, adiam a fase de saturação. No entanto, como dizes e bem... isto não chega para cativar jogadores que se fartaram e não querem fazer o mesmo novamente.

O truque aqui é o utilizador compreender que não é mais do mesmo. Embora o motor seja igual cada alteração mínima tem proporções enormes e nós achamos que temos diversas alterações. Algumas delas falamos na apresentação, outras só jogando é que descobrirás e portanto a melhor resposta que te consigo dar é: experimenta e se gostares diz-nos o que devemos responder a este tipo de perguntas eheheh (caso queiras manda-me uma pm)

Já agora, uma das coisas que passa despercebida na apresentação é os locais colonizáveis do jogo. Como lá referimos usámos o sistema solar (8 planetas + plutão) onde cada um está dividido em pequenas regiões (e daí nascer o conceito de veículo terrestre além das naves). O maior truque (pelo menos um dos que mais gosto) é que cada planeta tem as suas vantagens e desvantagens...

Como podes ver existe bastantes coisas em jogo e já nos disseram várias vezes coisas do género: "é pela complexidade e variedade que estou a adorar"

Em suma, não te consegui responder decentemente (talvez alguém consiga responder melhor que eu) de qualquer modo deixo aqui o que consegui.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

HecKel , é complicado de esplicar o porque de ser melhor, mas eu pessoalmente posso-te dizer o seguinte, era jogador dOGAME e entrei na segunda beta apartir dai deixei logo de jogar ogame.

:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sou jogador de OGame no Universo 1, e para ver o pouco que o jogo exige vou lá de 3 em 3 dias para "queimar" recursos e encontro-me sempre no TOP120, ao fim de 4 meses de jogo atinges a saturação no OGame pois não tem nada de novo para te oferecer, enqunto que o Cyberium te oferece uma experiencia bastante mais ampla, que no inicio é mesmo bastante complicado "perceber" o jogo e qual a melhor estrategia, mas ao fim de 2 ou 3 dias já não pensas noutra coisa, e tem pormenores e funcionalidades excelentes o jogo, mas só mesmo jogando é que poderas perceber o Cyberium, pois em palavras é complicado descrevê-lo.

É simplesmente o melhor jogo web-based da actualidade, e ainda está em fase beta.

Eu só Beta-tester desde a beta 1 e ainda não me cansei minimamente do jogo, apesar de estar-mos só com um jogo a 50% das suas capacidades finais, tem muito para oferecer !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

abraços, HecKel

boas

bem nao te sei dizer quais os motivos que te podem levar a jogar cyberium, mas posso-te dizer quais os motivos que não te deixam para de jogar.

1º (para mim o mais interessante) os cometas, teoricamente todos os meses vai passar um cometa no nosso sistema solar se le acertar num planeta a zona onde ele acerta em cheio vai pós porcos. (para combater isso tu e os teus vizinhos tem que construir uns canhões para fritar o cometa)

2º tens o mercado que da bastante jeito e permite criar varias estratégias (se estares muito evoluído podes fabricar nanites que no mercado valem uma massa, ou então apostas na reprodução de um recursos para trocares por outros)

3º estatísticas, para alem das habituais opções das estatísticas aqui podes ver os edifícios mais evoluidos o que se tu és dakeles que gosta de estar sempre a frente vai-te dar mais animo.

4º teres um simulador integrado e montes de extras já integrados no próprio jogo, calculadores de custos, (...)

5º Teres uma equipa de programadores interessada no projecto, e futuramente (quando o jogo estar quase concluído) irá sair mais opções e novidades.

6º a quantidade enorme de naves e defesas permite vários tipos de estratégias, ataque/defesa.

7º planetas com propriedades diferentes.

Enfim são algumas das que eu me lembrei

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou optar por assumir a posição de céptico, ver para crer :)

A meu ver a maior desvantagem (para quem não conhece o jogo), é o tema, não sendo algo novo torna-se bastante complicado conquistar a curiosidade dos ex-jogadores de outros jogos com o mesmo tema. De facto este vai mesmo ser o público mais dificil de conquistar.

Algo que não referi no meu outro post, e por falta de lembrança acabei por dar um pouco o aspecto de "critica destrutiva". Algo que é de louvar no ppt são as estatísticas públicas e a objectividade apresentada. É agradável saber que o jogo está a ser feito não só como projecto pessoal mas também que está a ser feito com o intuito de agradar o público alvo, e isso é demonstrado no ppt.

Parabéns pela iniciativa. Nos outros projectos do estilo, estes dados só eram divulgados ocasionalmente nos fóruns de suporte por moderadores a quando criticas mais negativas dado a ideia de "tentar manter", mas antes de tentar manter é preciso saber cativar e aí julgo que estão a fazer uma boa aposta.

Também sobre as estatísticas, um dado que não é apresentado e que estou curioso, qual a idade média dos beta-testers e quais as as habilitações literárias? Este dado torna-se relevante pois ajuda a compreender outros dados apresentados, nomeadamente um dado curioso que li:

As pessoas pouco se importam que esteja bem ou mal feito, desde que faça o que pretendem.

Isto pode diferir consoante a idade e os conhecimentos em informática. Um utilizador mais picuinhas com validações CSS e afins certamente que iria gostar de ver algo mais padronizado, no entanto alguém que esteja pelo puro lazer e que nem faça ideia do que é uma linha de código obviamente que quer é ver as coisas a funcionar :D

Julgo que seria interessante explorar este dado nem que seja apenas como estatística. Seria interessante para projectos futuros.

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1º (para mim o mais interessante) os cometas, teoricamente todos os meses vai passar um cometa no nosso sistema solar se le acertar num planeta a zona onde ele acerta em cheio vai pós porcos. (para combater isso tu e os teus vizinhos tem que construir uns canhões para fritar o cometa)

Aqui coloca-te perante um dilema, tens uns "vizinhos" que se estão a tornar perigosamente fortes o que te pode tornar vulnerável aos seus ataques, que fazer ?

Tentar impedir que evoluam atacando-os ?

Mas isto deixa-te mais vulneravel no caso de um cometa atingir aquela zona.

Deixá-los evoluir para estar "mais protegido" no caso da vinda de um cometa ?

Mas isto deixa-te vulneravel aos ataques deles.

Outro factor muito interessante é a não produção de energia pelos paineis solares por um determinado periodo (24h) apos a queda do cometa.

Tens ainda um observatório que é tambem uma grande mais valia para o Cyberium.

Outra coisa bastante util é a existênçia de um mercado onde os precos dos produtos variam de acordo com as trocas efectuadas !

Resumindo, o jogo é EXCELENTE, quando tiveres a oportunidade de experimentar durante 3 ou 4 dias certamente vai-te cativar.

Algo que não referi no meu outro post, e por falta de lembrança acabei por dar um pouco o aspecto de "critica destrutiva". Algo que é de louvar no ppt são as estatísticas públicas e a objectividade apresentada. É agradável saber que o jogo está a ser feito não só como projecto pessoal mas também que está a ser feito com o intuito de agradar o público alvo, e isso é demonstrado no ppt.

Exactamente, todas as sugestões dadas pelos Beta-Testers são sempre discutidas ate se chegar a uma solução que agrade a todos passando algumas delas a integrar o jogo.

Quanto as beta-testers temos de tudo, e já somos bastante, o numero tem vindo a duplicar de beta para beta,mas o Bruno poderá certamente dar-te mais dados sobre os mesmos pois penso que aquando da inscricao foi inserida a idade, a escolaridade é que penso que não.  :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ui quando temos testers destes o que mais podemos pedir? :D

Relativamente aos dados estatísticos os testers possuem uma média de idades de 22 anos onde mais de 60% são estudantes. A sua profissão foi pedida embora não tenha sido pedido a escolaridade.

As pessoas pouco se importam que esteja bem ou mal feito, desde que faça o que pretendem.

Esta frase diz a opinião geral dos testers onde o resultado final é o mais importante.

Posso dar um exemplo: foi pedido a cada tester que destacasse a secção do jogo que mais gostou e a que menos gostou. A secção pesquisas ganhou e quando procurei a justificação descobri que era pelo facto de estas terem imagens associadas a cada uma. Os edifícios, naves, defesas... ainda não possuem e portanto nenhum os destacou.

Com isto o que digo é que a maioria prefere um jogo que o satisfaça visualmente e que tenha as suas ideias. O factor do desempenho é apreciado no entanto, se de uma beta para outra a única coisa que mudasse fosse o desempenho muitos iriam perguntar "mas tivemos 2 meses sem jogar para agora vir uma versão que faz o mesmo?".

É óbvio que existe excepções e quem é programador compreende que por vezes é necessário deitar código fora (que serviu o seu propósito na altura) e refazê-lo. É certo que alguns também perguntam como é que aquilo foi feito ou se é possivel ser feito de um modo X, ainda há outros que olham para o código gerado ou mesmo para a interface e nos propõem alterações. Tudo isto são casos muito raros e portanto aquela frase é uma conclusão que se pode tirar.

No entanto, e quem está mais ligado ao projecto já percebeu que não é por isso que desistimos de fazer as coisas como deve ser. O aspecto final tem bastante importância mas o que está por "baixo" continua a ser onde perdemos horas e horas a melhorar, tornar mais eficiente e seguro. O jogo começou como uma pequena brincadeira e desde dessa altura até hoje nunca perdi a motivação de o programar e não a hei-de perder enquanto me continuar a apresentar desafios, alternativas e ideias inovadoras! :)

Por fim, tenho mais umas estatísticas que achei interessantes das 2 semanas da Beta 3:

Número de mensagens enviadas (por pessoas e sistema): 19.545

Número de mensagens guardadas: 2.784

Deslocamentos de frota: 14.626, onde:

Número de espionagens: 9.406

Número de ataques: 594

Número de trocas com o mercado: 2.871

Número de jogadores activos por dia: +- 78

Número de cliques de rato: 237.469 (em média: 2399 cliques por utilizador)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, para ajudar um pouco o outro lado da discussão, também já existe um jogo dentro do mesmo estilo, português: http://orionsbelt.zi-yu.com/

Ao menos é sempre conhecer outras propostas, para poderem melhorar a vossa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim também conheço. Infelizmente não consegui arranjar pachorra para explorar mais dos que explorei.

Portugueses segundo percebi existem 2 "grandes", já estrangeiros e usados por portugueses pelo menos uns 10.

Já agora, gostava de ver mais elementos a participarem. Temos algumas vagas para a 4ª Beta :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu experimentei a Beta3 mas infelizmente tive pouco tempo para jogar na altura e acabei por não explorar devidamente o jogo. Mas daquilo que vi, estava muito bom!  :) Parabéns por isso!  :)

Mas se tiver a oportunidade jogar a Beta4, vou ver se consigo jogar mais tempo para dar uma opinião mais consistente... :D

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Disseram-me e com razão que foi uma má escolha meter a apresentação em .ppt sendo que alterei agora para .pdf :D

Agradeço o apoio demonstrado por todos os testers :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho uma grande critica:

A Beta 3 durou tãããããoooooo pouco tempo!!

Este jogo é bem melhor que o OGame :D

A única coisa que me irá manter no OGame quando voltar a jogar Cyberium é a minha aliança e o facto de ter o objectivo de subir, senão não jogava mais :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Realmente assim é mais práctico.

Tenho uma grande critica:

A Beta 3 durou tãããããoooooo pouco tempo!!

Acho que essa critica é generalizada por todos os bts !

Mas... Breve há mais !!!  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Outra coisa bastante util é a existênçia de um mercado onde os precos dos produtos variam de acordo com as trocas efectuadas !

Ainda em relação a isto deixa-me acrescentar que as variações notam-se relativamente bem, e o mais fixe é que a determinadas fases do jogo nota-se mesmo muito bem grnades alterações. Por exemplo, eu imagino o valor do metal (axo que é o metal) a subir á bruta assim que o pessoal comecar a detectar um cometa a chegar! eheh :)

Para mim o mercado é o best off mesmo!!!! é a loucura! sou viciado ! :):D (o 'gajo' é que é um bocado comilão nas margens de lucro, mas pronto... já me conformei! LOL)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, gostava de ver mais elementos a participarem. Temos algumas vagas para a 4ª Beta :)

Gostava de ser beta-tester do 4º Beta.

Sempre quero ver se o jogo está tão bom como dizem :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se fosse possível gostava de experimentar, estou bastante desconfiado em relação ao jogo. Joguei DarkGalaxy há alguns anos atrás, experimentei o Omerta, Travian, TechWarrior e alguns cujo nome já se perdeu :( e até ao momento o único que me agarrou foi o TribalWars, em que jogo actualmente 3 servidores, e devo dizer que estou para ficar. Mudava muito pouco no TW.

Se existir a possibilidade de experirmentar envia-me uma PM.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora