• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Samsung desenvolve bateria com autonomia de um mês

11 mensagens neste tópico

Destinada a computadores portáteis, a célula de combustível sobressai pela elevada eficiência energética, garantia de uma autonomia assinalável.[/b']

Numa altura em que a discussão em torno de baterias parece resumir-se às questões do sobreaquecimento e riscos de explosão, eis que a Samsung anuncia o desenvolvimento de uma nova unidade, que se destaca no campo da autonomia.

Segundo a empresa, o protótipo de bateria gera uma carga suficiente para sustentar o funcionamento de um computador durante cerca de um mês, desde que a sua utilização não ultrapasse uma média de oito horas diárias, cinco dias por semana.

A unidade, uma célula de combustível, utiliza tecnologia DMFC (Direct Methanol Fuel Cell), uma solução baseada em metanol, que produz a carga eléctrica.

A técnica não é nova, tendo sido desenvolvida em 1939 pelo britânico W. R. Grove. Embora se encontre em avançado estado de desenvolvimento, o sistema não é ainda suficientemente compacto para se tornar viável do ponto de vista comercial.

O protótipo da Samsung destaca-se pela elevada densidade energética, que lhe garante dimensões mais compactas e uma eficiência bastante superior à de unidades anteriores.

A bateria consiste numa estação base que se encaixa num portátil (o sistema foi testado num Toshiba Q35), apresentando por isso formas pouco convencionais.

A Samsung quer lançar a primeira unidade do género até ao final do ano. Até lá, a empresa tenciona reduzir ainda mais o tamanho da célula, procurando garantir ao mesmo tempo uma autonomia suficiente para uma semana de utilização.

A empresa anunciou também o desenvolvimento do primeiro chip de memória DRAM de 1 GB, com tecnologia de 80 nanómetros. Destinado a telemóveis, câmaras digitais e leitores de áudio portáteis, consome menos 30 por cento de energia e começa a ser fabricado no segundo trimestre de 2007.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho um portatil samsung wiiii...ganda m****...ganhei num concurso lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu quero ver para querer. :)

Eu prefiro ter para vêr !

:D

BTW devias querer dizer crer e não querer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

por acaso essa bateria já existe, o único problema é que é demasiado grande.

fce94a6c6df4d1b732bbc50561803113.jpeg

o que eles estão agora a fazer é tentar reduzir-las ao tamanho das baterias vulgares. obviamente que a autonomia também vai diminuir. mas para mim, chegava-me uma bateria que durasse para um dia...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu quero ver para querer. :)

Eu prefiro ter para vêr !

:D

BTW devias querer dizer crer e não querer.

Eheheeh.. Tens razão enganei-me mesmo! :)

@Rui Carlos

Demasiado grande?  :shocking:  Eu diria tão grande como o Portátil!

Mas até podia fazer jeito, assim elevava o portátil para o nível dos olhos e evitava aqueles problemas com a coluna... (se fosse como está na foto)

O problema era mesmo levar o PC de um lado para o outro!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Demasiado grande?  :shocking:  Eu diria tão grande como o Portátil!

Mas até podia fazer jeito, assim elevava o portátil para o nível dos olhos e evitava aqueles problemas com a coluna... (se fosse como está na foto)

O problema era mesmo levar o PC de um lado para o outro!

não sei qual é o tamanho do portátil que está na foto, mas não deve ser muito diferente de usar de um portátil de 19 ou 21"... mas certamente que daqui a alguns meses/anos conseguem reduzir o tamanho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E deve ser ruidosa, parece ter ali duas janelas de ventilacao na foto.  :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas se reduzirem o tamanho para o das normais, e ja so der 1 semana, ja e MUITO bom

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora