• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Platonic

Com que linguagem posso criar um jogo?

14 mensagens neste tópico

Pessoal, tou a pensar comprar uns livros de uma programação, php vai ser, agora com que programaçao crio jogos !?

mesmo sendo daqueles jogos simples!

mysql server so para base de dados?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiro podes criar um jogo com qualquer linguagem depois vai depender é que jogo queres.

Relativamente a mysq é uma base de dados ou melhor um gestor de bases de dados em SQL.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, tou a pensar comprar uns livros de uma programação, php vai ser, agora com que programaçao crio jogos !?

mesmo sendo daqueles jogos simples!

mysql server so para base de dados?

1º As linguagens que mais se destacam em jogos talvez serão C++, Java, e algumas .NET.

2º mysql não é uma linguagem para criar os jogos em si, pode sé usar para meter os dados do jogo na base de dados.

3º O OpenGL é utilizado para fazer jogos ma shá mais basta pesquisar um bocado. Acho que na 1ª ou 2ª edição da Revista PROGRAMAR tem lá um artigo que fala sobre programação de jogos até...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se queres saber mais sobre programação de jogos podes ir a http://www.gamedev-pt.net.É em portugês e tem lá muitos utilizadores que te podem ajudar.

(Não levem a mal a publicidade sff. eles lá também falam desta comunidade, especialmente da revista "Programar")

Já agora, eu recomendo a começares a fazer jogos numa linguagem simples (BASIC por exemplo) e depois quando lhe apanhares o jeito ires logo para uma mais complexa (por exemplo C++ ou C#), se não podes perder muito tempo a aprender muitas linguagens e acabas por não dominar nenhuma.

Isto é só a minha opinião...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se tiveres algumas bases de C ou POO Recomendo Java tem muitas bibliotecas que permitem criação de jogos, para alem disso tem as applets muito útils para jogos simples.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende dos jogos. Até Pascal dá para fazeres aqueles jogos de perguntas e respostas.

Claro que não me parece que seja isso que queiras...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estava a pensar fazer algum jogo, claro que o primeiro tera de ser relativamente simples, mas queria tentar fazer um jogo de "tiros"...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Acho que devias considerar também a hipótese C#.NET + XNA. Esta "nova" ferramenta está totalmente virada para a criação de jogos, e pelo que ouvi dizer proporciona uma aproximação muito mais fácil que C++ para iniciantes.

Mais informação sobre o framework XNA: http://msdn.microsoft.com/directx/XNA/default.aspx

Vídeo-Tutoriais sobre XNA, a partir da iniciação: http://www.xnatutorial.com/?page_id=46

Nunca tentei programar nenhum tipo de jogo, mas é algo que planeio fazer quando tiver mais tempo... Esses vídeo-tutoriais parecem muito bons, só me falta mesmo é tempo.

Boa sorte.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes escolher C++. Pode ser um pouco mais complicado, mas tens muitos recursos/bibliotecas disponiveis para esta linguagem.

Mas será mais recomendado para uma utilização mais avançada. Para iniciar C# + XNA é capaz de ser o melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela informação pois tb andava a procura desta resposta.. :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora