• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

skin

[To learn] Um pouco de Criptografia...

18 mensagens neste tópico

Boas, ando a ler umas cenas sobre segurança e tal e uma área interessante e que lixa a cabeça toda é a criptografia...

O exemplo mais simples e que é referido num livro de Dan Brown (a fortaleza digital)

Codificado: Pmb jtup f vn uftuf ep QBQ

Descodificado: Ola isto é um teste do PAP

Neste simples exemplo de criptografia podemos facilmente ver que cada letra é substituída pela letra que se segue a esta no abecedário.

Algo muito simples e que pode ser feito de cabeça.

Outro exemplo que é muito utilizado na fala

Muitas pessoas utilizam este exemplo a falar com os amigos, eu por exemplo falo isto várias vezes na escola com o pessoal quando queremos dizer alguma coisa sem que os outros entendam :thumbsup:

Que é por exemplo.

Codificado: Opolápá ispistopo épé umpum tespestepe dopo PApaPpe

Descodificado: Olá isto é um teste do P@P

Este é também facil de descodificar mentalmente.

Exemplo com Base64

Este exemplo já não é possível descodificar mentalmente e por isso é  necessária a ajuda da máquina.

Imaginemos por exemplo que nos dão esta string: T2zhIGlzdG8g6SB1bSB0ZXN0ZSBkbyBQQFA==

Temos de analisar a string e podemos ver que tem dois iguais no fim...o que significa que foi codificado utilizando a tecnologia Base 64 que é a tecnologia de encriptação mais usada em E-mails, cookies, ...

Então temos de procurar um programa que faça a desencriptação desta string, procurar no google por exemplo: 'decode base64'

Usando um programa para o efeito veremos que o que está escrito em cima é, sem mais nem menos: Olá isto é um teste do P@P

CONTINUA...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:thumbsup: Por acaso ultimamente tenho andado um bocado de volta sobre isso mas ainda não percebi assim grande coisa da parte teórica.

Fico á espera de mais ;) Embora eu esteja mais interessado na parte de criptográfica binária tipos os DVD, CD, .ISO e por ai.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso eu também precisei bastante disso ultimamente para os trabalhos da faculdade.

Usei para um trabalho em C e em Java e desenvolvi um algoritmo que fizesse um XOR caracter a caracter. Coisa simples mas a letra encriptação ficava toda maluca, e para realizar alguns teste metia a imprimir na consola a frase encriptada e a consola ficava toda marada. :thumbsup: Tinha de fechar a volta a abrir...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma coisa, no teu primeiro exemplo estás a usar a cifra de César. A forma mais usada dessa cifra é denominada ROT13 (http://www.rot13.com). Não é algo seguro, mas dá para pegar umas partidas :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

diferença entre encriptar e cifrar, será que alguem me pode explicar, obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que são sinónimos a nível pratico mas penso que a diferença entre eles está em que o encriptar é tornar um texto por exemplo trocando letras etc...

O cifras é mantendo o texto original na ordem original e torna-lo oculto, por exemplo de tendo um texto que de x em x palavras está uma palavra do texto original.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É sensivelmente o mesmo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é que cifrar é o termo correcto e encriptar é errado!

com a popularização da criptografia na informática, certas pessoas lembraram-se de adaptar o termo inglês, quando já existia um termo na língua portuguesa há vários séculos para esses significado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vamos supor que coloco aqui uma simples palavra cifrada, seria facil ou dificil alguem dizer que palavra seria? Penso que o metodo de cifragem conta bastante certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Iria depender do algoritmo de encriptação usado, penso que a olho a probabilidade é pouca.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A importância/complexidade nos algoritmos de cifra está no gerador de chaves, porque a operação de cifrar é em geral:

(encrypted text) = (plain text) XOR (key)

sendo que o algoritmo gerador de chaves vai alterando a chaves para cada bloco a cifrar.

Isto quer dizer, se enviares um texto cifrado com uma chave de tamanho idêntico ao texto inicial, e guardares a chave, é impossível recuperar o texto original.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se andam na encriptação principalmente de bytes aconcelhovos a ler umas cenas sobre XTEA e RSA.

RSA é muito potente e a XTEA também o é ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto quer dizer, se enviares um texto cifrado com uma chave de tamanho idêntico ao texto inicial, e guardares a chave, é impossível recuperar o texto original.

Traduz isso para algo mais simples sff. ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Traduz isso para algo mais simples sff. ;)

Imagina o seguinte

O teu "texto" é um número. Por exemplo, o 7.

A tua "chave" é também um número, por exemplo 6.

Para cifrar só precisas de somar o teu "texto" com a tua "chave". Ou seja, o teu "texto cifrado" é 13.

Se tiveres apenas o 13, é impossível saberes que o texto é 7.

Apesar de saberes que o processo de cifrar foi a soma. Porque a quantidade de informação do texto é a mesma que a da chave. Obviamente que isto na prática é impossível, porque o texto pode ter uma quantidade infinita de informação mas a chave não pode, e então a chave terá que ser "repetida"...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Imagina o seguinte

O teu "texto" é um número. Por exemplo, o 7.

A tua "chave" é também um número, por exemplo 6.

Para cifrar só precisas de somar o teu "texto" com a tua "chave". Ou seja, o teu "texto cifrado" é 13.

Se tiveres apenas o 13, é impossível saberes que o texto é 7.

Apesar de saberes que o processo de cifrar foi a soma. Porque a quantidade de informação do texto é a mesma que a da chave. Obviamente que isto na prática é impossível, porque o texto pode ter uma quantidade infinita de informação mas a chave não pode, e então a chave terá que ser "repetida"...

Isso eu já tinha percebido. Mas ele disse:

Ou seja, há ali qq coisa que me está a escapar...
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso eu já tinha percebido. Mas ele disse:Ou seja, há ali qq coisa que me está a escapar...

Obviamente que se não guardares a chave, não vais conseguir recuperar a informação... Mas aquela parte é o menos importante na frase.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol, guarda para não te esqueceres e para não a revelares a mais ninguém.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora