• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Overrun™

Diferença entre HTML e XML ?

8 mensagens neste tópico

Boas ppl, mais uma vezes faço uma thread do género, ou seja, diferenças. Quero saber e quero que os outros saibam. Bem, o que eu penso que seja é o HTML é a versão original e o XML é o HTML com mais uns comanditos e outras coisas, daí­ eu querer saber se hoje em dia devo para além da parte do Design alterar em HTML ou em XML.

Portanto após esta explicação gostaria de saber resumindo diferença entre HTML e XML, e qual a melhor linguagem entre estas duas.

Cumps. Magic-Hacker

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O HTML é uma linguagem, que é lida por todos os browsers. E tem 1 objectivo muito especifico, de construção de páginas web.

O XML também é constituido por tags, mas a sua finalidade é completamente diferente. O XML é um ficheiro de configuração de aplicações, tanto web como desktop. Basicamente, tu podes meter a informação que quiseres neste ficheiro, que não tens problemas.

Existe até pessoas que usam 1 ficheiro XML como Base de Dados.

Resumindo. Ambas são constituidas com tags. So k o HTML é para construção estática de páginas web. O XML tem mais 1 perfil de configuração, ou ficheiro de sistema de 1 determinada arquitectura informática!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Heyas,

exactamente o que o Anjo disse.

Se andas a pensar em construir paginas, entao deves de te estar a questionar sobre o HTML e o XHTML (e nao o XML).

O XHMTL é a linguagem HTML com as regras de construçao e utilizaçao das Tags que o XML exige.

Por exemplo, o XML é a linguagem "preferida" para levar informaçao para dentro de SWF's (ficheiros feitos em Flash)

É com essa utilizaçao (e nao so) que se criam as RIA's - Rich Internet Application

Fica bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Então cá via uma pergunta para quem sabe trabalhar com XML: imaginem que eu tenho aqui guardado num ficheiro com tags xml os e-mails de todos os meus contactos MSN e queria mandar um mass mail. Ora, em vez de estar a escrever e-mail a e-mail no local de destinatário do servidor de e-mail, há alguma forma de extrair esses dados, através do XML, para um ficheiro .txt, sendo que cada e-mail devia estar intercalado por uma vírgula?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Heyas,

sim, claro que consegues...mas a questao que se levanta é "porque TXT?"

Ando a tentar criar um script em PHP que vai buscar os mails e coloca no destinatario 1 a 1 (deixando de ser mass-mail ;) )

Agora ando a tentar evitar atafulhar o servidor, e para isso pensei em criar um intervalo de tempo ou algo do genero...enviar 1 mail a cada minuto por exemplo.

Fica bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Heyas,

sim, claro que consegues...mas a questao que se levanta é "porque TXT?"

Ando a tentar criar um script em PHP que vai buscar os mails e coloca no destinatario 1 a 1 (deixando de ser mass-mail ;) )

Agora ando a tentar evitar atafulhar o servidor, e para isso pensei em criar um intervalo de tempo ou algo do genero...enviar 1 mail a cada minuto por exemplo.

Fica bem

Pois a solução .txt não é mesmo a melhor. Mas o perdido_e_sozinho já tinha criado uma vez um em VB.NET que transferia os dados da coluna da tabela do phpBB com os e-mails dos utilizadores para um ficheiro .txt.

O que eu quero mesmo é, a partir de um ficheiro XML que tenho aqui, selecionar os e-mails lá inseridos e colocá-los no browser (através de um script em PHP), ou num local onde os possa copiar devidamente para enviar um e-mail em massa.

Essa tua ideia de enviar um mail por minuto parece-me bastante boa...se tiveres novidades em relação a isso, faz favor de adiantar :)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Heyas,

penso ja ter o "problema" resolvido.

Criei uma BD com 2 tabelas onde constam todos os endereços de email, e onde faço a contagem de emails enviados.

Depois, faço uma query para criar uma Array com todos esses endereços.

Se o número que se encontra dentro da tabela "Contagem" for menor que o tamanho da Array "Emails", entao envio o email que se encontra nessa posiçao e incremento 1 valor na Contagem. Para isso faço um UPDATE a BD.

Para que a coisa funcione sem parar até ao final de TODOS os email's, coloquei um script de JavaScript para fazer um auto-refresh do browser de 1 em 1 minuto.

Quando chega ao ultimo email da tabela, fecha automaticamente o browser.

Deste modo, ja da para enviar Mass-Mails sem que seja considerado SPAM, uma vez que se coloca o endereço no campo "TO:" 1 a 1 separadamente.

Ficou a maneira, penso.

Se alguem tiver outro modo de fazer, que diga.

Fiquem bem

PS: Na área de PHP vou colocar o script todo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora