• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Ventilação mecânica vigiada por telemóvel

1 mensagem neste tópico

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveu um sistema para acompanhamento médico à distância, através de um telemóvel de terceira geração, de doentes neuromusculares que precisam de ventilação mecânica, revelou este domingo fonte universitária.

O sistema, designado "VitalMobile", é o resultado de mais de dois anos de investigação do Serviço de Pneumologia da FMUP, em parceria com uma empresa de informática e telecomunicações.

"Através deste sistema, um paciente que tinha obrigatoriamente de estar no hospital para poder ser permanentemente monitorizado, pode agora sê-lo em casa, no trabalho, na escola, em deslocação ou qualquer outro local onde possa ser utilizado um telemóvel", refere um comunicado da FMUP.

Esta inovação, sublinha a FMUP, "confere autonomia aos pacientes e aumenta a sua qualidade de vida".

O número de doentes neuromusculares com necessidade de ventilação mecânica domiciliária tem vindo a aumentar, mas o apoio respiratório domiciliário não é suficiente nestes doentes.

Foi este facto que levou a equipa de investigadores a desenvolver o "VitalMobile", com recurso a uma plataforma de monitorização móvel da oximetria (medição da saturação de oxigénio) do pulso, associada à possibilidade de vídeo-chamada e vigilância da mecânica ventilatória.

De acordo com o comunicado, a FMUP e a empresa de informática e telecomunicações estão agora a "afinar" o sistema, de modo a que seja possível transmitir os dados do doente, em contínuo, a servidores de Internet, tornando a informação permanentemente acessível ao "staff" médico.

in Diário dos Açores

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora