• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

-IceBurn-

Gerar thumbnail de ficheiros de video automaticamente

10 mensagens neste tópico

Ando à uma semana a tentar fazer o seguinte: gerar thumbnails de videos carregados para o servidor pelos utilizadores.

O objectivo é ao mesmo tempo que o utilizador faz o upload do video é gerada a thumbnail automáticamente.

Um pequeno promenor, os videos são em formato 3GP que é o formato comprimido de vídeos para telemóveis.

Alguem sabe ao certo como conseguir isto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, em imagens já estou a fazer desde o início, criei um código que redimensiona as imagens muito grandes e alem disso ainda gera um thumbnail 60x60, mas agora queria fazer o mesmo com os vídeos, gerar automáticamente a thumbnail a partir de um frame do video.

Sei que é possivel porque já vi, só ainda não consegui descobrir ao certo como fazer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que isto serve... http://ffmpeg-php.sourceforge.net/ :(

PS: Por acaso vou utilizar isto no meu CMS :P

Vou ver. Obrigado.

Só não podes utilizar isto em outros servidores (acho eu)... o servidor tem que ser teu... :\

EDIT: Acho que este não vale pena ainda tem que se instalar e tal... Passei por alguns sites e parece que não é possivel criar thumbnail de videos utilizando PHP...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, estive a ver e por acaso já tinha conhecimento do método com ffmpeg.

Mas entretanto agora surgio-me uma outra hipótese, algo chamado mplayer.

Sei que o wapmaster do site onde vi esse sistema utiliza algo chamado mplayer, foi ele mesmo que me disse por msn,

a unica diferença é que ele trabalha com .asp  e eu com .php, de resto não lhe perguntei mais detalhes.

Vou então pesquisar para tentar encontrar um método funcional.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Passei por alguns sites e parece que não é possivel criar thumbnail de videos utilizando PHP...

Já vi sites onde o componente zoom gallery no Joomla tinha thumbs. (não sei é como foi feito/gerado)

Exemplos:

http://www.jahshaka.org/index.php?option=com_zoom&Itemid=40&catid=2

http://www.ichthus.org/index.php?option=com_zoom&Itemid=46&catid=1&PageNo=1

Editado:

ok, já vi, nas features do zoom gallery aparece:

ZMG can create thumbnails of your video files as well, once the cross-platform software 'FFMpeg ' is installed on your server.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Assunto resolvido em localhost.

Criei o código que gera automaticamente thumbnails dos vídeos utilizando o mplayer.

Até aqui tudo bem, agora o problema é que não faço a minima ideia de como instalar isto

no servidor (Linux)...

Já tenho a versão do mplayer para Linux, mas até agora não consegui

fazer o mesmo que faço em localhost (tenho windows). ;)

Penso que deve ter algo a ver com a pasta CGI-BIN, mas sou muito sincero,

disso não percebo nada.

Alguem que me saiba dar umas dicas?

Obrigado desde já.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens que ter acesso a shell do servidor... e acho que precisas de ser o admin do servidor não tenho a certeza.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora