• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

joaorosa

[Dúvida] Dúvida sobre BD (SQL Server 2005)

9 mensagens neste tópico

Boas!

Eu estou agora a iniciar nos SGBD, e um professor meu aconselhou-me a conhecer no SQL Server 2005. Recomendou-me alguma bibliografia (da editora Wrox)...

Mas eu tenho muitas dúvidas.

Quanto é que custa uma licença de SQL Server 2005?

O que é necessário instalar no servidor?

O meu professor falou-me do Firebird (http://www.firebirdsql.org/), outro sistema, mas não o entendi bem... Alguém o conheçe, e quais são os pontos em comum com o SQL Server?

Desculpem lá tantas dúvidas, mas penso que é o lugar e com as pessoas certas!!!

Obrigado

cps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Posso dizer-te que uma licença de SQL Server 2005 Express Edition custa absolutamente nada :(. Sim a Microsoft oferece, sem qualquer tipo de pagamento, o motor na sua versão Express, é mais limitada que a profissional mas é já usada em vários sistemas comerciais devido ao seu baixo preço, depende do que vais fazer claro.

O firebird apenas conheço por ser open source, nunca usei, mas é muito usada como alternativa ao SQL Server da Microsoft.

Depende agora do que queres fazer e até que ponto vais usar o sitestema relacional.

Não sei se também conheces, mas a base de dados considerada a melhor no mundo do open source é o postgresql. Sinceramente já usei Oracle, SQL Server, PostgreSQL e MySQL, qualquer um é um bom motor, depende muito do que queres fazer.

Em relação ao firebird, é suposto ser uma das mais fáceis de incorporar nas aplicações.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas

O FirebirdSQL não conheço, mas se queres um que podes experimentar sem problemas tens o MySQL que é grátis.

Quanto ao SQL2005 tens varias formas de licenciamento por isso vai variar, o melhor é consultares o site da microsoft ou uma empresa que venda MS.

Quanto as diferenças, vão existir sempre de SGBD para SGBD, mas se for baseado em SQL, pelo menos deve cumprir o standard SQL92.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E posso construir as bd em visual studio né??

porque eu sou muito novo nisto!! :(

cps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, podes usar o VS sem problemas.

Aconselho-te a fazeres download do TOAD Free para SQL Server, uma vez que o SQL Server Express Edition não vem com Enterprise Manager.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para o SQL Server Express podemos utilizar o SQL Server Management Studio Express, que também é gratuito.

Não conheço as diferenças entre os dois por isso não até que ponto é equivalente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que estive a ler no site do firebird (www.firebirdsql.org ou www.dotnetfirebird.org), o firebird é equivalente ao sql server, podendo ser utilizado com interface .NET... Isso interessa-me...

O problema é que me estou a inciar as bd, logo sou um nabo com isto...

Precisava de saber, uma vez que o VS me pede, como é que configuro o servidor para começar a construir as bd...

Se é assim que tenho de começar a trabalhar... Espero não estar a dizer nenhuma barbaridade!

cps virtuais e um bom ano

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O MS SQLServer é que é equivalente ao firebird, porque ainda a MS não tinha comprado o programa á informix e mudara o nome para SQL Server já a firebird existia. >:D

Não te esqueças que o SQL Server 2005 Express Edition só permite até 3 ligações simultâneas, a partir dai a performance começa a degradarse.

O.K. há muitos programas comerciais a utilizarem a SQL Server 2005 Express Edition mas isso são questões comerciais não técnicas.

Há um doc. interno da MS que não aconselha a SQL Server 2005 Express Edition para ambientes de produção.

Quanto ao firebird, é muito leve, rapida, tem vários programas para administrar, um grande suporte para todas a linguagens, multiplataforma.

A decisão é tua.

Fica bem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O MS SQLServer é que é equivalente ao firebird, porque ainda a MS não tinha comprado o programa á informix e mudara o nome para SQL Server já a firebird existia. >;)

Apenas uma pequena correcção.

A MS comprou o SQL Sever à Sybase e não à Informix. O SQL Server 6.5 é irmão gémeo do SQL Anyware da altura.

A partir daí evoluiu por si e seguiu o seu próprio caminho.

O SQL Server não é equivalente ao Firebird, muito menos o é pelo simples facto do Firebird já existir nessa altura.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora