• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

skin

Dúvida instalação Ubuntu

23 mensagens neste tópico

Boas

estou a instalar no meu PC o Ubuntu. E estou-me a deparar com um problema que é não ter partições para a Swap disponiveis...Eu tentei que ele criasse no assistente uma nova partição e ele cria, no entanto quando tento escolhe-la para usar em Swap não aparece...Se me pudessem ajudar rapidamente dava jeito...

Aqui está tudo correcto...

screenshot2va0.th.png

Aqui já não aparece...

screenshotzg1.th.png

Dá para criar uma partição Swap posteriormente à instalação?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Devias era instalar isso pela alternate install.

Essa nunca complicou...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas eu arranco com o CD e salvo erro lá tem:

- Start or Instal ......

- Start in Graphic Safe Mode.....

- Test files on CD.....

- Test Memory.....

- (não sei o que tem aqui mas não tem nada a ver com alternat install...)

como entrou por onde dizes?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens de sacar outra versão, a alternate e dizeres que queres instalar em text mode. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens de sacar outra versão, a alternate e dizeres que queres instalar em text mode. ;)

Eu este CD encomendei online  :dontgetit:

Não dá para instalar posteriormente a Swap? Depois de tudo concluido? Vou verificar se o CD tem algum Idem Item to find...lol

Venho já...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não dá para instalar posteriormente a Swap? Depois de tudo concluido? Vou verificar se o CD tem algum Idem Item to find...lol

se tiveres espaço livre em disco, poderás criar a swap mais tarde, só tens que alterar o fstab.

a não ser que tenhas um pc com pouca RAM (ou que precises de muita...) não tens que te preocupar com a swap.

eu usei muito tempo o Fedora sem swap e nunca notei qualquer problema de desempenho. a utilização da RAM (activa) raramente ultrapassava os 300Mb (tenho 512Mb).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exacto eu no ubuntu tenho quase sempre uns 200 a 300 Mb de Swap e quase nunca é utilizada....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu no vmware instalei ubuntu com 1gb de swap e 256mb de ram, instalei o xfce e a ram tá sempre a 90% e o swap nnc é usado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem tive de formatar esta porcaria toda porque me estava a dar erros...amanhã já devo ter a partição do Windows pronta e volto a tentar Ubuntu, eu vou dando noticias e obrigado a todos os que estão a contribuir para a minha reentrada no mundo Linux.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se quiseres aprender como fazer tudo manualmente tenta Gentoo ou Arch.

Já agora, não te preocupes com a swap.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas

estou a instalar no meu PC o Ubuntu. E estou-me a deparar com um problema que é não ter partições para a Swap disponiveis...Eu tentei que ele criasse no assistente uma nova partição e ele cria, no entanto quando tento escolhe-la para usar em Swap não aparece...Se me pudessem ajudar rapidamente dava jeito...

Dá para criar uma partição Swap posteriormente à instalação?

O problema que tiveste não tem a ver com a swap, tem a ver com o gparted, que é o utilitário que tens nas imagens, ele só coloca as coisas correctamente se as criares todas na altura.

Isto é, para que isso funcione correctamente, era só voltares atrás, limpares a hda1 e a que ficou com a swap, e depois criares novamente a partição para o linux como ext3 e a swap. Ele assim já consegue descobrir as partições a utilizar. O problema é que ele está a assumir que a swap que lá está é para outra instalação do linux.

Se quiseres aprender como fazer tudo manualmente tenta Gentoo ou Arch.

Apesar de não querer entrar na discussão de qual é a melhor distro. Começar com o Gentoo ou com o Arch só para quem tiver muito tempo nas mãos.

O Ubuntu ou mesmo o Debian, são boas distros para se entrar no mundo Linux. Dá para ir aprendendo com o tempo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema é que fudi a Windows ao TENTAR instalar o Linux com este assistente e o pior é que nem o Ubuntu nem o XP...tou a "recuperar" a minha Windows e estou a pensar seriamente se volto a tentar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, blame the damn stupid GUI's!

A sério, esse GUI da baba que meteram para o ubuntu nem chega aos calcanhares da interface de instalação anterior... não digo que estivesse tudo bem se tivesses instalado pela outra versão, mas a nova complica uma beca...;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não concordo... acho este novo utilitário bastante fácil de usar.

O melhor a fazer nestes casos é manter a calma... primeiro ver qual é a partição na qual vamos querer instalar o ubuntu, certificar que não é a partição onde temos o windows (e que portanto não queremos apagar) e apagá-la, depois, no espaço que fica livre, criar uma pequena para a swap e usar o resto para criar uma partição em ext3 onde vai ser instalado o ubuntu. E pronto...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já instalei dezenas de maquinas com o Ubuntu 6.10 em cima de windows, até do server 2003, e não tive problemas.

Como disse o Saco, 

O melhor a fazer nestes casos é manter a calma...

Até porque no caso do Ubuntu, o instalador deve ser dos mais simples que já vi para instalar um Linux. Contudo tem os seus problemas. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Até porque no caso do Ubuntu, o instalador deve ser dos mais simples que já vi para instalar um Linux. Contudo tem os seus problemas. ;)

O maior problema para quem não o está habituado a instalar é quando chega à parte das partições. por defeito a opção "Apagar todas as partições" está seleccionada e quem não gosta de ler é NEXT NEXT NEXT... E depois culpa o Linux disso.

Quanto á interface gráfica em relação à outra para instalar, sinceramente acho mais simples. Não é que a do Ubuntu 5 fosse difícil mas para quem começa a interface do Ubuntu 6 é muito mais fácil.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas eu fiz tudo direito tenho a certeza seleccionei a opção que queria ser eu a mexer nas partiçõoes manualmente, depois disse para ele dividir uma partição que já tinha aqui e não me servia para nada e tirei-lhe 2 GB ficando com 37 GB. Depois no passo seguinte seleccionei essa mesma para instalar o \ e as outras que tinham as minhas cenas diziam \media\... \media\... e meti a dos 2GB em Swap. Depois ele mostrou-me a lista do que ia fazer e eu aceitei depois de conferir, aí ele executou um assistente super rapido e nao me disse mais nada, não sabia se estava ou não...reiniciei o computador e deparei-me que não existia nenhuma partição Ubuntu e a Windows dizia que faltava o ficheiro hal.dll da system32 ou estava corrompido. E pronto tive de instalar um Windows XP na tal partição que não me servia para nada e agora tou a repor definições e programas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Eu instalei o Ubuntu hoje. Também só entrei no mundo Linux à pouco tempo. :(

Eu também instalei a versão 6.06 LTS e não tive nenhum problema. Até achei bastante fácil o processo de instalação.

Mas antes disso, no Windows utilizei o Partition Magic para "retirar" um pouco de espaço à partição do Windows, mas não a formatei.

Depois na instalação do Ubuntu escolhi também mexer nas partições manualmente. No espaço que não estava formatado criei uma partição em Ext3 (para /root) e outra em linux-swap de apenas 256Mb (para swap) mas não crie mais nenhuma para as outras (/media...).

Agora tenho uma dúvida.

No fim da instalação, o nome para a 1ª conta tem que ser root ? É que eu pus outro nome e assim não sei a password do root e há certos comandos que não consigo executar na consola se não for super-utilizador.

A 1ª conta a ser criada não é do super-utilizador?  :dontgetit:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora tenho uma dúvida.

No fim da instalação, o nome para a 1ª conta tem que ser root ? É que eu pus outro nome e assim não sei a password do root e há certos comandos que não consigo executar na consola se não for super-utilizador.

A 1ª conta a ser criada não é do super-utilizador? :dontgetit:

Antes de instalar tiveste de meter um nome e uma password. É essa a conta de super utilizador. Para executar um comando de administração na consola tens de por o "sudo" antes e mesmo por interface gráfica deve-te pedir essa password.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Thanks,

Ao mesmo tempo que respondeste também encontrei a resposta noutra thread :(

Mas obrigado na mesma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes de instalar tiveste de meter um nome e uma password. É essa a conta de super utilizador. Para executar um comando de administração na consola tens de por o "sudo" antes e mesmo por interface gráfica deve-te pedir essa password.

Apesar de funcionar assim, não é bem isso.

No Ubuntu a conta root ou super user vem desactivada por omissão, o comando sudo permite "pedir emprestado" permissões de administração.

Se quiseres correr uma aplicação gráfica com permissões de administração também podes utilizar o comando gksu, este permite por ex. fechares a consola mas manteres a aplicação que chamastes a funcionar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e se fores fazer uma data de coisas em root, para evitar sempre o sudo antes do comando:

$sudo -s -H

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora