• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

h4rri3r

Holandeses lançam endereços de Net sem sufixos

3 mensagens neste tópico

Holandeses lançam endereços de Net sem sufixos

E se as palavrinhas .net, .org ou simplesmente .com desaparecessem da Web? Os responsáveis da companhia holandesa UnifiedRoot acreditam que é possível e acabam de lançar um serviço que permite a inscrição de endereços na Web apenas com palavras ou nomes relativos a pessoas, objectos, actividades, empresas ou animais sem que se tenha de juntar os tradicionais sufixos relativos a cada domínio da Internet.

A UnifiedRoot disponibiliza uma infinidade de endereços e afirma ter recebido milhares de pedidos no primeiro dia de actividade.

Para lançar este novo serviço, a companhia holandesa instalou 13 servidores de gestão de domínios de Internet em quatro continentes.

Com este novo serviço, aumenta a concorrência ao sistema de gestão de endereços Web actualmente liderado pela toda-poderosa ICANN, dos EUA.

Antes do lançamento da UnifiedRoot, já existiam serviços que disponibilizavam endereços com sufixos alternativos.

A reacção do ICANN a estas novas formas de registar endereços na Internet não é das mais amistosas: os responsáveis da entidade que gere a Web consideram que só piratas ou alguém que tem algo a esconder recorre aos endereços alternativos.

A realidade prova que não é bem assim: a Reuters dá como exemplo o endereço do Aeroporto de Amesterdão (Schipol), que acaba de ser registado a troco de uma jóia de cerca de 800 euros e uma anuidade de cerca de 200 euros.

Deste modo, os internautas podem escrever o endereço de Schipol, sem acrescentar o sufixo do país (.nl) ou das actividades comerciais (.com). O novo endereço pode até actuar como um domínio, que antecedido de várias temáticas (exemplo: parking.schipol ou flights.schipol).

Fonte:Exame Informática

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é por nada mas eu acho que esse sistema é óbvio e não uma maravilha, e uma regressão, visto que o domínio facilita muita coisa, além de ser indicador do país ou da actividade.

É claro que se podem usar palavrinhas. Rapaz, se fossemos todos geeks, tu ias ao site da sapo e em vez de pores www.sapo.pt punhas um belo endereço de ip.

Só não metes porque os domínio foram inventados, e ainda bem.

Fiquem :P :P :D

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora