• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

h4rri3r

Para Quem Gosta De Saber Mais Do Universo...

8 mensagens neste tópico

Japoneses recolhem amostras do asteróide Itokawa

A sonda Hayabusa já concluiu a primeira parte da missão. Resta esperar por 2007, ano em que a sonda espacial japonesa deverá regressar à Terra com uma amostra da superfície do asteróide Itokawa. É a primeira vez que uma sonda criada por humanos consegue recolher amostras de um asteróide.

Depois de uma tentativa fracassada no dia 20 de Outubro, a sonda lançada pela Agência Espacial Japonesa (JAXA) terá conseguido lançar um projéctil contra a superfície do asteróide na passada sexta-feira, dia 25 de Outubro.

Com este processo, os investigadores japoneses acreditam ter conseguido recolher uma amostra do pequeno asteróide, o que pode ajudar a compreender melhor o nascimento do sistema solar.

A recolha de amostras é tanto mais importante quando se sabe que a sonda espacial japonesa perdeu contacto com o pequeno veículo robotizado que enviou para o Itokawa a 12 de Novembro.

Este pequeno robô tinha como principal missão fotografar e tirar medições de temperatura no asteróide.

A JAXA acredita que o pequeno robô terá falhado a aterragem e andará agora perdido, a flutuar no espaço.

A sonda Hayabusa foi enviada para o espaço em 2003. Actualmente encontra-se a orbitar em torno do asteróide Itokawa.

O regresso a Terra está previsto para 2007, altura em que terá percorrido os dois mil milhões de quilómetros a que se encontra actualmente do nosso planeta.

Fonte:Exame Informática

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Venus Express foi lançada com sucesso

A sonda europeia Venus Express foi hoje colocada com sucesso na trajectória que a levará ao seu destino final - o planeta Vénus – onde deverá chegar no próximo mês de Abril.

Sendo uma réplica da Mars Express que está a orbitar Marte desde Dezembro de 2003, a Venus Express é a segunda sonda planetária a ser lançada pela Agência Espacial Europeia.

A sonda hoje lançada irá capturar imagens do maior número de dados possíveis de Vénus, efectuando um estudo detalhado da superfície, atmosfera, elementos químicos e dinâmicos do planeta caracterizado pela sua elevada temperatura.

A Venus Express será a primeira sonda a orbitar o planeta e a explorar as recentemente descobertas “janelas de oportunidade” sobre a espessa camada de banda infravermelha que rodeia o segundo planeta do nosso Sistema Solar.

Fonte:Exame Informática

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Satélite construído por portugueses lançado hoje

O primeiro satélite construído por um grupo de estudantes europeus, entre os quais alguns portugueses alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, foi lançado esta quinta-feira na Rússia a partir do cosmódromo de Plesetsk às 7 horas e 52 minutos.

No total, foram mais de 100 os estudantes participantes, provenientes de 13 universidades europeias, que estiveram envolvidos na concepção e montagem do satélite de nome SSETI Express (Student Space Exploration and Technology Initiative).

Este projecto resulta de uma iniciativa do departamento de Educação da Agência Espacial Europeia e pretende motivar os jovens para a ciência e a tecnologia espacial.

O contributo dos estudantes portugueses foi dado na área do cálculo estrutural e do estudo da configuração do satélite.

Fonte:Exame Informática

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Atenção ao plagio, se copias-te isso de algum lado apresenta como sitação e origem da fonte.

Em relação ao conteudo, eu pessoalmente sempre me interecei pelo assunto! :P Sempre gostei muito "das coisa do espaço" :P

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Centro da Via Láctea localizado por investigadores chineses

Dez radiotelescópios acabam de revelar ao mundo o “umbigo” da Via Láctea. Investigadores do Observatório Astronómico de Xangai, China, anunciaram ter conseguido localizar e focar o centro da Galáxia em que se encontra o nosso Planeta. Trata-se de um “buraco negro” e foi baptizado Sagittarius A.

A descoberta – que ainda está por comprovar - revela um “buraco negro” devorador de luz e matéria, com o diâmetro equivalente à distância que separa a Terra do Sol, informa a News Scientist.

A descoberta teve por base uma rede de 10 radiotelescópios, que identificou emissões de rádio provenientes da massa de gases que rodeia Sagittarius A.

A observação levada a cabo pelos investigadores chineses poderá contribuir para o fim de algumas das conclusões de estudos anteriores, como o que foi realizado pela Universidade de Berkeley, EUA, que estimava que o centro da Via Láctea teria uma dimensão duas vezes superior.

Contudo, a observação realizada pelos investigadores norte-americanos recorreu a medições com comprimentos de onda de sete milímetros, enquanto os investigadores chineses efectuaram o mesmo estudo com comprimentos de 3,5 milímetros.

Fonte:Exame Informática

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

De facto é um tema que sempre adorei e me fascinou, é bem a criação deste post.

:P

#include <offtopic>

Epah, subscrevi o krlh da newletter da exame informática e nunca mais recebi uma! :|

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

#include <offtopic>

Epah, subscrevi o krlh da newletter da exame informática e nunca mais recebi uma! :|

tens aqui algo melhor...

só falt a edição em pdf da mesma.. LOL

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora