• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

jsaleiro

Comunidade Portuguesa de Desenvolvimento de Rich Internet Applications

7 mensagens neste tópico

Caros amigos,

estamos neste momento a criar a Comunidade Portuguesa de Desenvolvimento de Rich Internet Applications. Ainda estamos a preencher o wiki, mas podem-nos visitar em http://www.riapt.org . Possuímos também uma mailing list que podem usar para partilhar conhecimento ou tirar dúvidas. O endereço é http://groups.google.com/group/riapt .

Para quem não sabe, uma Rich Internet Application é um género de uma mistura entre uma Web Application e uma Desktop Application, sendo dado especial destaque à usabilidade. As RIAs são uma nova tendência e com toda a certeza haverá um Boom neste sentido a partir do próximo ano - com a disseminação do Flex 2 e afins, e o lançamento do Apollo.

Para verem alguns exemplos de RIAs, podem consultar http://www.riapt.org/tiki-index.php?page=Showcase. As ferramentas mais habitualmente usadas para desenvolver RIAs, são o "AJAX", Flash e Flex, pelo que para o lado do servidor pode ser usada quase qualquer linguagem.

A comunidade ainda está "fresca", mas estão todos convidados a integrá-la e participar. Aos iniciados, informo que estão à vontade de exporem as dúvidas que quiserem na Mailing List ou no FAQ. Tanto dúvidas genéricas relativas ao desenvolvimento de RIAs, como coisas mais específicas, desde questões de código - Actionscript 2.0 (Flash)  e 3.0, MXML (Flex 2), Flash Remoting (AMFPHP, FDS 2, WebORB, SabreAMF, openAMF, Red5, etc), PHP, JAVA, Coldfusion e por aí adiante incluindo desenvolvimento em Flash usando ferramentas OpenSource -, a assuntos mais avançados como arquitecturas e frameworks, padrões de desenho, boas práticas, critérios de usabilidade, etc, etc, etc. Em resumo... estão à vontade com tudo o que estiver relacionado com as RIAs. ;)

Lá vos espero! ;)

Boas Festas a todos,

João Saleiro

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bonito, isto interessa-me bastante.

Eu posso usar o Flex SDK com o flash 8 ou 9?

Aquilo não são basicamente componentes Flash. Eu experimentei carregar esse componentes no Flash 8, mas não consegui.

Que bons IDE's existem para Windows/Linux?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

Estou inscrito nesta comunidade e recomendo ;)

Como IDE tens o Flex Builder. Vai ser lançado agora o flex builder 3 com algumas novidades interessantes. Está a ser desenvolvido uma versão para linux, que podem encontrar em versao alpha aqui.

Quanto aos componentes podes encontrar aqui o kit para instalares no flash cs3.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora