• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

ASA01

Qual o mais seguro? codigo aberto ou codigo fechado

Qual achas que é mais seguro, um programa com o codigo aberto ou com codigo fechado?   25 membros votaram

1. 1. Qual achas que é mais seguro, um programa com o codigo aberto ou com codigo fechado?

• Codigo-Aberto.
      14
    • Codigo-Fechado.
      7
    • Não sei.
      4

Please inicie sessão ou registe-se para votar.

25 mensagens neste tópico

Boas

Como tenho discutido isto com algum pessoal e a duvida persiste decidi trazer aqui uma votação.

QUAL ACHAM MAIS SEGURO, UM PROGRAMA COM O CÓDIGO FONTE ABERTO OU COM O CÓDIGO FONTE FECHADO?

Comparem os programas de igual forma como se fossem distribuídos pela mesma empresa e tivesse o mesmo tipo de suporte.

Eu pessoalmente acho que o programa de codigo fechado seria mais seguro porque:

O pessoal não tem acesso ao código fonte, logo é mais difícil encontrar erros.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende do tipo de segurança a que te referes e do tipo de programa.

Aplicações em open source têm a vantagem de terem sido pensadas, testadas e melhoradas por vezes com sugestões de milhares de pessoas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso não depende de ser open ou closed source mas sim do programador :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

para mim a grande diferença é que no código open-source há mais gente que pode ver o código e, como tal, os bugs são descobertos e corrigidos mais rapidamente (até nós podemos corrigir os bugs em vez de termos de ficar à espera das correcções de uma emresa).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E so por dizer, que se for closed source, tens que ter mais trabalho para descobrir as potenciais falhas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu pessoalmente acho que o programa de codigo fechado seria mais seguro porque:

O pessoal não tem acesso ao código fonte, logo é mais difícil encontrar erros.

Se é mais difícil encontrar erros isso quer dizer que eles podem lá estar sem que ninguém saiba. Se for código aberto os erros estão à vista de qualquer um, logo é mais fácil corrigí-los por qualquer pessoa. Ou pelo menos prevení-los.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As falhas de seguranças em programas de código fechado são crateras autenticas. O código aberto está sempre a ser melhorado dia após dias de omdo que as falhas nunca são tão grandes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu sei k o codigo aberto permite eliminar logo a partida grande parte dos erros e bug's, mas tb permite ver o funcionamento  arranjar maneira de contornar a segurança e entrar, isto falando de SO ou programas de exposto a net.

Eu digo isto pk vi um artigo de uma comunidade de hackers (os gajos bonzinhos) que escolheram um sistema de codigo fechado para o portal deles por questões de segurança  :hmm:

entretanto cheguei a conclusão k talvez ate tivessem razão pois é mais fiavel.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o facto de o codigo n ser conhecido n o torna mais seguro...

se o codigo é de facto seguro, a exposição n o prejudica.

reparem q os bons algoritmos de criptografia têm os algoritmos expostos à dezenas de anos... a implementação em si n deve ser segredo.

se existe uma comunidade de hackers q escolheram um sistema fechado por questões de segurança (será q eles percebem assim tanto? se fazem uma afirmacao dessas...) existem milhares a funcionar em codigo aberto...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois eu também me pus a pensar nisso ultimamente :P

Uma pessoa faz um jogo online, ao expor o código tem vantagens e desvantagens...

Em Portugal pouca gente iria preocupar-se com as licenças... logo ai era meio caminho andado para ver o meu trabalho menosprezado, e também dinheiro para advogados não há :(

Existe também a hipótese de alguém ver o código muito facilmente, descobrir bugs facilmente, e se não quiser não divulga e pode fazer o que lhe apetece. Acontece o mesmo com código fechado, só que não têm a facilidade de ver o código...

Pelo contrário se fechar o código estou mais protegido, mas será mais difícil encontrar bugs :P

É um dilema daqueles :D Já tenho uma ideia do que fazer mas se tiverem sugestões era porreiro :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

quanto a cena do site em codigo fechado menti, nao era uma comunidade (fiz confusão com outro site)

aqui esta o sitio onde eu li isso:

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=4009

Por acaso até foi escrito por uma pessoa que eu não conheço mas pelo que ja li dela parece perceber do assunto

... acho interessante apontar o facto de não ser usado nenhum produto CMS open-source para o projecto por motivos de segurança  thumbsup.. um portal de segurança a funcionar sobre uma plataforma toda desenvolvida à medida  thumbsup...

Ao ler isto fiquei na duvida e após pensar muito  :hmm: mudei de ideias. (eu dantes tb pensava k o open-source seria mais seguro)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois lá está o meu dilema ;)

Acho que vou mesmo fazer o seguinte:

Como se trata de um projecto para a escola vou mesmo é divulgar o código a pessoal de confiança, ou pessoal que nos peça pessoalmente ;)

Assim temos um grupo restrito de pessoas de confiança que podem olhar para o código e ajudar ou aprender com o nosso projecto ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Onde é que eles dizem que regeitam o CMS Open Source.

E usam algum CMS de código fechado, ou descartam esses também?

Não acham que as Distros Linux são bons exemplos de Open Source?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro que sim, mas uma coisa é uma distro, se alguém a usa vai querer melhora-la sem dúvida...

Mas para hackar um site as coisas já mudam de figura, visto que ninguém vai dizer como vai hackar o site ;)

Ninguém diz que o Open Source é mau, eu sou adepto do Open Source, mas prefiro estabilidade do meu projecto ao Open Source ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.... na minha opinião tanto o aplicações de código aberto como de código fechado tem vantagens e desvantagens, as que saltão mais à vista já foram faladas como por exemplo a correcção de bugs por exemplo. Eu não acho que por uma aplicação ser código aberto é mais vúlnerável, como já foi dito antes se for bem feito não há problema nenhum, temos o exemplo do kernel em linux...

QuickFire quando falaste num jogo online de código aberto e tal referias-te a serem descobertas falhas ou a copiarem o código e comessarem a fazer outros a parti do teu?  ;)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

NuGuN, Sim e sim ;)

Quanto às falhas como disse pode ser muito bom ou muito mau ;)

Copiar o código sei perfeitamente que existem licensas, mas quem liga a isso cá em Portugal? Eu fiquei vacinado quando copiaram o meu código para uma loja qualquer e nem modificaram um chavo... nem se dignaram a responder-me a um email...

Eu sei que isto vai contra todos os principios de OpenSource mas acho as minhas razões aceitaveis ;)

Assim o meu grupo decide quem faz o quê com o código :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tb quero deixar claro k não sou contra o open-source  :nono: muito pelo contrario, Simplesmente queria esclarecer esta duvida é k ja falaei com varios gajos e todos me dizem k se calhar o codigo fechado seria mais seguro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Copiar o código sei perfeitamente que existem licensas, mas quem liga a isso cá em Portugal? Eu fiquei vacinado quando copiaram o meu código para uma loja qualquer e nem modificaram um chavo... nem se dignaram a responder-me a um email...

Eu sei que isto vai contra todos os principios de OpenSource mas acho as minhas razões aceitaveis ;)

Assim o meu grupo decide quem faz o quê com o código ;)

http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/pt/ ?
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

QuickFire por essas e por outras é que eu e muita gente prefere não revelar o código fonte ou apenas partilhar o código com pessoal de confiança... porque há aqueles espertalhões que copiam códigos fonte completos e nem pedem a ninguem, eu por mim nem me importava que utilizassem os códigos fonte dos progs que destribou desde que peçam licença, mas quando não pedem..... prefiro nem falar disso...

Cumps 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

porque há aqueles espertalhões que copiam códigos fonte completos e nem pedem a ninguem, eu por mim nem me importava que utilizassem os códigos fonte dos progs que destribou desde que peçam licença, mas quando não pedem..... prefiro nem falar disso...

penso que objectivo do opensource não era ter que se pedir licença de cada vez que queremos usar o código de outra pessoas.

devemos é fazer referência aos autores originais (é claro que a maior parte das pessoas nem isto faz...).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

porque há aqueles espertalhões que copiam códigos fonte completos e nem pedem a ninguem, eu por mim nem me importava que utilizassem os códigos fonte dos progs que destribou desde que peçam licença, mas quando não pedem..... prefiro nem falar disso...

penso que objectivo do opensource não era ter que se pedir licença de cada vez que queremos usar o código de outra pessoas.

devemos é fazer referência aos autores originais (é claro que a maior parte das pessoas nem isto faz...).

ABC e Btuga rings the bell?

É um caso conhecido e ninguém fez nada... o Martini nunca pôs referência nenhuma ao ABC e alguém fez alguma coisa?

Enfim... é disso que falo ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ABC e Btuga rings the bell?

É um caso conhecido e ninguém fez nada... o Martini nunca pôs referência nenhuma ao ABC e alguém fez alguma coisa?

Enfim... é disso que falo ;)

Mas isso é porque os gajos do ABC devem estar no outro lado do mundo e nem devem saber dessa situação...

É bastante díficil saber se o nosso programa não foi adulterado de qualquer forma, desde que o programa adulterado não se torne muito conhecido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois.. era mais essa a ideia  ;)

Tipo, eu quando torno público o código fonte de uma aplicação que eu fiz é com a intenção de partilhar esse código com o pessoal para que outros o possam também utilizar caso contrário não o disponibilizava, não gosto é quando vem aqueles cromos que pegam no código alteram meia dúzia de linhas e depois gabam-se tipo "ah e tal fui eu que fiz....." sem fazerem qualquer referencia aos autores... enfim...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora