• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Knitter

[RESOLVIDO] Como dividir uma string por várias linhas?

8 mensagens neste tópico

Boas,

Tenho procurado por alto no google mas não tenho encontrado.

Com é que posso dividir uma string por várias linhas de código?

...
umString := Esta string ocupa mais de 80 caracteres e quero que seja possivel passar metade para a linha de baixo';

Por mais básico que seja não consigo encontrar solução....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

usas o substr para  apanhares os primeiros 80 caracteres e corres um ciclo for de 80 para 1 a verificar caractere a caractere à procura de um espaço...

quando encontrares o espaço, interrompes o ciclo, guardas numa string temporária o resultado do substr(textoinicial,1,valor_onde_ciclo_parou)...

repetes o processo com os caracteres desde valor_onde_ciclo_parou+1 até valor_onde_ciclo_parou+81 e assim sucessivamente...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Humm... talvez não me tenha feito entender...

A única coisa que eu queria era, no código, escrever uma string em duas ou mais linhas. Talvez String faça confusão, como é que em Pascal se  divide uma instrução por diversas linhas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

basta dares enter onde queres mudar de linha... como não acabas com o ; o pascal não interpreta como sendo o fim da instrução...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois se estiver no meio de uma String hardcoded não funciona, pelo menos no Borland Turbo Delphi Explorer obtenho erro, mas penso ser mesmo do Pascal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, chocaste com uma limitação do ide.

Ao contrário de outros editores de texto, o do delphi não permite que multi-line hardcoded strings.

Tens uma solução, que embora não seja bem o que queres dá para desenrascar:

Concatenação de Strings:

str := 'texto1' +
       'texto2';

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Convidado
Este tópico está fechado a novas respostas.