• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Overrun™

Rede Windows(servidor) + Linux + Net

7 mensagens neste tópico

Boas..

Tenho uma rede configurada através de um cabo crosshover, entre dois PC's com windows. O que eu quero fazer agora é alterar o segundo PC para Suse Linux, deixando o PC servidor com windows.

Até aqui tudo bem, o problema é a configuração da rede a partir desse momento, visto que quero ter internet e partilha de ficheiros nos dois mas tenho algumas dúvidas sobre como o fazer.

Já estou farto de googlar e o máximo que encontrei foi algumas informações que diziam que tinha de criar uma bridge no windows e alterar a route no linux, no entanto fiquei a saber o mesmo.

Se alguém souber como alcançar este feito que me diga qualquer coisa, e se puder que explique muito bem que eu sou um bocadinho compreensão lenta.

PS: como disse lá em cima uso apenas um cabo crosshover, e este PC (o servidor) que estou a usar está directamente ligado à net, ah e tenho netcabo.

Obrigado.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Á partida basta activares a partilha da ligação no windows, e o linux fica a funcionar automaticamente. 

Para activares a partilha basta clicares com o botão direito na ligação à internet no windows e escolheres a opção de partilhar ligação. Mas se já tens a ligação a funcionar com outro windows já deves ter isto activo, por isso deve ser só ligar o linux.

Podes sempre testar antes de instalares com um Live-CD qualquer.

Depois é só uma questão de trabalhares as firewalls que tiveres para permitir o trafego passar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto a Firewalls não há problema, mas eu pensei que se tinha de configurar uma bridge visto que o linux é um SO diferente e normalmente as redes entre SO's diferentes usam bridge, mas vendo bem o Linux usa o protocolo TCP/IP, por isso não deve haver problema. Só para Mac's é que deve ser mais confuso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como a partilha disponibiliza as configuração por dhcp, deve funcionar em qualquer SO que suporte TCP-IP e DHCP.

Para Mac's não faço a mais pequena ideia se funciona, mas devia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Experimentei agora um live cd de ubuntu e funcionou tudo bem, excepto a partilha de ficheiros que não faço a mínima ideia de como se acede a partir do Linux  :(.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Experimentei agora um live cd de ubuntu e funcionou tudo bem, excepto a partilha de ficheiros que não faço a mínima ideia de como se acede a partir do Linux  :D.

À partida ao fim de um tempo podes ir a places/network ou locais/rede local que irás ver lá a outra maquina.

Mas se não quiseres esperar, podes abrir um explorador de ficheiros (nautilus no ubuntu), e na localização colocas smb://"nome_ou_ip_da_maquina"/"partilha"

tipo smb://192.168.0.1/partilha

Para partilhares no Linux, so tens de confirmar que activas a opção de partilha para windows (smb) e o windows nem sequer percebe a diferença.  :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tanks... Penso que é tudo, bem hoje já não vou ter tempo para instalar o SUSE mas vou ver o que posso fazer de Backups para depois amanhã ser só instalar.

Depois digo qualquer coisa acerca da minha experiência.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora