• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

cibersoft

Iniciação ao curso

14 mensagens neste tópico

Boas alguem sabe de algum fórum sobre a introdução a bases de programação?

Comecei agora um curso e ainda não compreendi aquilo miuto bem, Pseudocódigo, fluxogramas etc, obrigado e desculpem pela questão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Comecei agora um curso e ainda não compreendi aquilo miuto bem, Pseudocódigo, fluxogramas etc, obrigado e desculpem pela questão.

Hmmm.... :shock:

Em primeiro lugar bem-vindo ao forum buba...

Quanto ao assunto em questão, penso que a Discussão Geral talvez não seja o local perfeito para tirares uma duvida. Para isso existem as duvidas gerais.

Na verdade não conheço nenhum forum de introdução á programação, nem nacional nem internacional. Acho apenas que se vieste aqui parar, devias primeiro tentar tirar essas duvidas aqui, não?

É que existe por aqui muito boa cabeça para retirar duvidas de introdução á programação. Se pretenderes realmente fazê-lo vai abrindo duvidas na secção Duvidas Programação, dando assim o teu contributo ao forum e ao seu desenvolvimento.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol, ninguém faz fóruns de coisas tão específicas.

Senão daqui bocado era um fórum só para como comentar código em vb, outro que apenas ensinasse a apresentar mgsboxes no écran, e por aí fora.

Fiquem bem :P :P :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem eu só meti esta questão aqui porque não vi outro tópico que abordasse esse tema, acho que quanto ao haver fóruns especificos é absurdo, mas eu para saber alguma coisa pergunto primeiro.

Espero contribuir para este fórum e desde já o meu obrigado....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deathseeker25 por acaso não existe para ai um ebook sobre pseudocódigo e fluxogramas?

Dava-me imenso jeito, vou ter ponto sobre essa matéria e ainda não domino muito porque tambem não tenho nenhum livro.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Deathseeker25 por acaso não existe para ai um ebook sobre pseudocódigo e fluxogramas?

Dava-me imenso jeito, vou ter ponto sobre essa matéria e ainda não domino muito porque tambem não tenho nenhum livro.

Obrigado

Sobre pseudo-código e fluxogramas?

Sobre pseudo-código:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pseudoc%C3%B3digo

http://web.fccj.org/~jtrifile/Pseudocode.html

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=pseudocode+tutorial&btnG=Pesquisar&meta=

Sobre fluxogramas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxograma

http://www.unicamp.br/fea/ortega/info/curso/exfluxos.htm

http://deming.eng.clemson.edu/pub/tutorials/qctools/flowm.htm

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=flowcharts+tutorial&btnG=Pesquisar&meta=

Acho que podes começar por aí....:DBoa sorte

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas opa eu tenho uma apresentaçao em powerpoint sobre isso!

A stora orientou me um(dps eu compenso-a :twisted: )

se kiseres contacta me por e-mail

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já enviei mail, caso não tenhas recebido, podes enviar para silvnelson@gmail.com.

Obrigado.

Relativamente a outro assunto gostava que alguem me podesse ajudar, ex: pseudocódigo de ex: 9 disciplinas e respectivas notas, e no fim calcular a média final......assim se me puderem ajudar tenho outros exercicios semelhantes e atraves do exemplo ver se consigo chegar lá.

Muito obrigado.... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

buba disse

gostava que alguem me podesse ajudar, ex: pseudocódigo de ex: 9 disciplinas e respectivas notas, e no fim calcular a média final......assim se me puderem ajudar tenho outros exercicios semelhantes e atraves do exemplo ver se consigo chegar lá.

Muito obrigado....

Inicio
Escrever("Digite a nota de MAt")
Ler(nota_mat)
Escrever("Digite a nota de portugues")
Ler(nota_pt)
Escrever("Digite a nota de ingles")
Ler(nota_ingl)
Escrever("Digite a nota de ...")
Ler(nota_...)
Ler(nota_...)
Ler(nota_...)
Ler(nota_...)
Ler(nota_...)
Ler(nota_...)
media = (nota_mat + nota_pt + nota_ingl ...) / 9
Escrever("A media e de {0}",media)
Fim

Podem estar parecenças com o C# pois e a linguagem em que ando a programar!

Vais começar por PAscal certo?

PEACE

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim ando a dar Pascal, ainda ando ás voltas com pseudocódigos, fluxogramas e outras cenas.

Segundo o prof. deve começar assim

Programa Media de Notas;

Var.:...........

Inicio

Introduzir(...);

e seguir este raciocinio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Heyas,

sim é isso mesmo.

O PseudoCodigo nao é mais que utilizar a logica de programaçao na construçao de um programa em que a sintaxe de escrita é....a tua propria lingua.

O que interessa no pseudo-codigo é colocar as ideias estruturadas. Ai tambem dao jeito os fluxogramas para saberes para onde é que tens de ir em determinado acontecimento, etc e tal...

Fica bem e bom estudo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok Obrigado, mas mesmo assim tá dificil desenvolver este das médias,preciso de mais exemplos. E tambem tenho dificuldades em defenir as variáveis. Preciso de uma ajudinha tipo a do will09.....Obrigado :-D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tmb Estou no 10 e tive 20 nos testes tdos de Bases acho ke te posso ajudar  :fartnew2:

{<-Abre comentário no Pascal

}<-Fecha comentário no Pascal

Nota:O que se encontra escrito dentro de um comentário é apenas uma informação extra, não interfere no funcionamento do programa

Inicio
      Escrever('Introduza o valor da 1 disciplina')
{O computador ao encontrar o plica de abertura compreende que o texto começa e ao encontrar o plica de fim      compreende que texto acaba, portanto é por isso que os plicas só são utilizados em texto, nunca utilizar em ler}
     Ler(valor1) 
 {A variavél não deve começar por simbolos nem números}
     Escrever('Introduza o valor da 2 disciplina')
      Ler(valor2)
     Escrever('Introduza o valor da 3 disciplina')
     Ler(valor3)
     Escrever('Introduza o valor da 4 disciplina')
     Ler(valor4)
     Escrever('Introduza o valor da 5 disciplina')
     Ler(valor5)
     Escrever('Introduza o valor da 6 disciplina')
     Ler(valor6)
     Escrever('Introduza o valor da 7 disciplina')
     Ler(valor7)
     Escrever('Introduza o valor da 8 disciplina')
     Ler(valor8)
     Escrever('Introduza o valor da 9 disciplina')
     Ler(valor9)
     media<-(valor1+valor2+valor3+valor4+valor5+valor6+valor7+valor8+valor9) div 9
{Toma anteção a este promenor do pseudo-código, primeiro metes o dados resultantes depois a seta direcionada    para os mesmos dados resultantes}
     Escrever('A média é ',media) 
{Começa a criar bons hábitos na programação desde sempre emte o texto alinhado segundo a lógica (tabuações), observa e repara por ti mesmo essa ordem, por exemplo nos se(s), casos, inicio(etc..) começas por inserir a instrucção uma linha mais á frente}
Fim
{A razão por que existe o Inicio e Fim é simples, tal como nos textos é preciso definir quando começa e acaba o texto o mesmo acontece com o funcionamento do programa, é necessário indicar quando começa e quando acaba)}

Dados intput(dados inseridos pelo utilizador):valor1,valor2,valor3,valor4,valor5,valor6,valor7,valor8,valor9
Dados output(dados que só podem ser obtidos depois do utilizador ter inserido anteriomente dados intput):media
{No Pascal também não se pode utilizar acentos nas variaveís, as variaveis são os dados que vais manipulado ao longo do programa, ou seja, uma entidade que podem assumir vários valores ao longo da execução de um programa}

valor1,valor2,valor3,valor4,valor5,valor6,valor7,valor8,valor9,media:integer;

O exemplo anterior foi tendo em conta que não aprendeste ainda as estruturas de repetição nem matrizes(arrays), aqui vai um exemplo do mesmo algoritmo[i][color=yellow[b]]( convém lembrar, uma sequência finita de acções e passos que descrevem o metódo ou forma de resolução de um determinado problema}

Aqui vai:

Inicio
      Para i=1 ate 10 fazer
         Inicio
{Quando numa estrutura de repetição(etc...) é constituida por mais que uma instrucção na sua essência também se têm de aplicar um Inicio e um Fim}
        Escrever('Introduza o valor da ',i ,' disciplina')
        Ler(valor[i])
        media<-media+valor[i] 
        Fim
        media<-media div 9
        Escrever('A média das disciplinas é ',media)
Fim
{Apesar de talvez a programação utilizada no 2 algoritmo não se a mais adequada, é optima para perceberes as estrutura de repetição para e as matrizes(um variavél que engloba num seu interior vários valores)}

Definição da variavél array(matriz):
valor:matriz[1,2,3,4,5,6,7,8,9] de integer
ou de uma forma mais correcta mas com o mesmo significado:
valor:matriz[1..9] de integer 
{Define conjunto de valores tal como podias colocar com tipo de variavél char(apenas um caracter) o alfabeto, letra:matriz[a..x] de integer, letras de A a  X}

{É melhor não colocar mais senão vens tamanho do post e julgas maçador e não acabas por ler}

Definir Variaveis:

Char:Todos as variaveís constituidas por um só caracter ou letra

String:Normalmente utilizado para texto com mais de uma letra ou caracter

Integer:Números Inteiros{Sempre que não seja necessário a utilização de números decimais defines sempre como integer}

Real:Números com valores decimais{Por exemplo num programa que eu fiz na escola de uma calculadora, os dados que inserias eram integer mas o reusltado obtido eram real, por exemplo 3/2=1,5}

Boolean:Verdadeiro ou Falso{ utilizado nas operações relacionais}

E um aparte importante, se meteres qualquer variavél em escrever ela automaticamente é um dado output.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem-vindo ao forum Kemory.Só uma coisa: quando postares código utiliza a ferramenta GeSHi que temos disponível para analisar sintaxe de código. Ela funciona como um Syntax Highlighting e atribui diferentes cores ao código dependendo da linguagem, o que faz com que o utilizador que vá ler o código fique realmente com muito mais vontade de o fazer...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora