• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Gurzi

Tirem-me deste filme

22 mensagens neste tópico

Boas, preciso aqui de uma dica de programador ..

Ora bem, sempre ouvi dizer que um gajo até pode nem saber programar, mas com a sua experiência de erros vai aprendendo..

Estava aqui a olhar para o meu código e ao fazer um site tenho isto

<tr><td class="destaques">
   <?php
   $connect = mysql_connect($server,$user,$pass);
   $select_db = mysql_select_db($db);
    $buscar_destaques = "SELECT Autor.Nome,Autor.Apelido,Livro.Titulo FROM Autor,Livro,Autoria WHERE Autor.IDAutor=Autoria.IDAutor AND Autoria.IDLivro=Livro.IDLivro AND Livro.Destaques=1";
   $query_destaques = mysql_query($buscar_destaques);
   echo "<ol>";
   while($row = mysql_fetch_assoc($query_destaques))
         echo "<li>".$row['Apelido'].",".$row['Nome']." - ".$row['Titulo']."</li>";

echo "</ol> </td></tr></table>";

?>

Até aqui tudo bem..

Acontece que muitas mais linhas abaixo estava a desenvolver a parte da pesquisa porque do lado direito está os destaques que é o código acima e ao fazer a pesquisa estou a escrever este cóigo

<?php

$connect = mysql_connect($server,$user,$pass);
$select_db = mysql_select_db($db);

$pesquisa =  $_POST['se'];
$pretende = $_POST['procura'];
switch($pesquisa)
{
    case "autorN" :
                    pesquisar(1);
                    break;
    case  "autorA" :
                    pesquisar(2);
                    break;
    case  "titulo" :
                    pesquisar(3);
                    break;
    case  "editora" :
                    pesquisar(4);
                    break;
    case   "ano"   :
                    pesquisar(5);
                    break;
    default :
                return 0;

}

Quando reparo que em cima já tinha feito a conecção ao servidor.

Bem mas já fiz isto umas vinte vezes..

A minha questão é a seguinte, vocês integram php na página ou recorrem a tudo a funções ??

Vou deixar em anexo o código completo da página que estou a fazer para vocês verem a trapalhice e para me darem algumas dicas

http://pastebin.ca/285478

Digam coisas , Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a chamada à bd é feita no inicio do código, preferêncialmente... fica só uma vez e, no caso de, por qualquer motivo, teres de modificar o layout da página e troques as chamadas aos campos da bd de local na página, nunca fazes nenhuma chamada antes da conexão... além que a página fica muito mais lenta se fizeres várias conexões à mesma bd... pelo que vi do código, tens todas as tabelas na mesma bd, correcto? então, só necessitas do 1º connect...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

certo, mas é raro eu usar functions, mas existe pessoal que tem um source só functions.php com tudo lá dentro, queria me habituar a programar assim, é conveniente ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a grande conveniência é que não tens de estar a repetir uma mesma função por vários ficheiros, além de que o código não cresce porque a unica linha que acrescentas é a do include do functions.php no inicio do código (além das chamadas às funções, claro). uma outra vantagem é que, se necessitares de alterar uma qualquer função, só alteras num ficheiro e fica disponivel para todos os outros, em vez de alterares todos os ficheiros onde essa função entre...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@Gurzi

Tens que te habituar a utilizar classes e funções e não apenas código normal :thumbsup: Para seres um bom programador tens que saber utilizar classes e funções muito bem :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tive, mas nunca num site. Num bot, é compreensível usar classes e facilita mt o trabalho indeed, mas num site não me parece compensador :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@kingless, essa das classes não é totalmente verdade :P

Todo programador experiente sabe trabalhar com classes quem não sabe trabalhar com classes é porque ainda não esta lá :D

Eu tive, mas nunca num site. Num bot, é compreensível usar classes e facilita mt o trabalho indeed, mas num site não me parece compensador :)

PHP foi feito para se desenvolver sites dinâmicos e não bots por isso não me venhas dizer que é compreensível usar classes em bots e não em sites.

Num site utilizam-se classes e funções para o seguinte:

Conexões a Mysql, Sistema de template ou melhor.. Faz o download do CMS Joomla 1.5 vais abrindo os ficheiros do joomla para veres onde podes implementar classes e funções num site :thumbsup::) (só pessoas sem criatividade ou que não sabem trabalhar bem com classes e funções é que não sabem onde implementar classes e funções lool :) )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois tenho que realmente me habituar :thumbsup:

!!

Nunca tinha trabalhado com classes, comecei agora a aprender em Java por isso vai demorar!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Todo programador experiente sabe trabalhar com classes quem não sabe trabalhar com classes é porque ainda não esta lá :)
Isso quer dizer que vais usar ter que usar classes em BASIC para seres um pro? :thumbsup:
(só pessoas sem criatividade ou que não sabem trabalhar bem com classes e funções é que não sabem onde implementar classes e funções lool :P )
espero que não seja nnh insinuação senão frito-te os miolos :D
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PHP foi feito para se desenvolver sites dinâmicos e não bots por isso não me venhas dizer que é compreensível usar classes em bots e não em sites.

Esse foi o conceito original da linguagem mas todas as linguagens evoluem. Neste momento, PHP é uma linguagem que serve tanto para fazer uma p**a duma aplicação para calcular 1+1 com GUI, como para ires ao IRC pla command line ou para fazeres um site. O que eu quis dizer é que para um programador dito comum que faz sites ditos comuns, não justifica usar classes no mesmo. :thumbsup:
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse foi o conceito original da linguagem mas todas as linguagens evoluem. Neste momento, PHP é uma linguagem que serve tanto para fazer uma p**a duma aplicação para calcular 1+1 com GUI, como para ires ao IRC pla command line ou para fazeres um site. O que eu quis dizer é que para um programador dito comum que faz sites ditos comuns, não justifica usar classes no mesmo. :thumbsup:

O PHP+GTK serve para calcular x+x com GUI não o PHP :P (só pa xatear)  Agora entendi... estavas a falar dos programadores comuns que fazem sites comuns e nao dos programadores experientes que fazem sites mais elaborados e tal :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Todo programador experiente sabe trabalhar com classes quem não sabe trabalhar com classes é porque ainda não esta lá :)
Isso quer dizer que vais usar ter que usar classes em BASIC para seres um pro? :)

Não tem nada a ver :thumbsup:

(só pessoas sem criatividade ou que não sabem trabalhar bem com classes e funções é que não sabem onde implementar classes e funções lool :D )
espero que não seja nnh insinuação senão frito-te os miolos :)

Nem me passou pela cabeça :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O PHP+GTK serve para calcular x+x com GUI não o PHP :P (só pa xatear)

Só para te chatear, é PHP-GTK porque é uma extenção para o PHP com bindings para GTK. Os binds só servem para o output, o calcular é feito pelo PHP na mesma. :)
Agora entendi... estavas a falar dos programadores comuns que fazem sites comuns e nao dos programadores experientes que fazem sites mais elaborados e tal :D
Não era 100% isso mas já chegaste lá em parte. Para um form para guardar e-mails por exemplo não tem lógica usares classes. Fazes o mesmo com apenas 5 linhas de código não-OO :thumbsup:
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Isso quer dizer que vais usar ter que usar classes em BASIC para seres um pro? :D

Tu é que estavas a dizer que para se ser um bom programador tem que se saber OOP :P
espero que não seja nnh insinuação senão frito-te os miolos :)

Nem me passou pela cabeça :)

(espero que tenhas percebido o sarcasmo à bocado :))
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Isso quer dizer que vais usar ter que usar classes em BASIC para seres um pro? :)

Tu é que estavas a dizer que para se ser um bom programador tem que se saber OOP :P

Quando digo "bom" programador nao estou a falar de um programador que faz um sistema de login ou um "sitezinho" ou uma função.. quando digo "bom" programador estou a falar de um programador "experiente" um programador que sabe tirar partido das ferramentas que o PHP oferece, um programador que sabe quando e onde deve implementar uma classe num site para facilitar X e y. Muitas pessoas dizem que nao compensa implementar classes em sites proque pensam que é 1 bicho de 7 cabeças e que vai complicar e tal... mas no entando é muito fácil. Um dia desses faço um tutorial :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Muitas pessoas dizem que nao compensa implementar classes em sites proque pensam que é 1 bicho de 7 cabeças e que vai complicar e tal... mas no entando é muito fácil. Um dia desses faço um tutorial :thumbsup:
Eu não considero classes um bicho de 7 (ou oito) cabeças nem disse que era complicado. Só disse que não vale a pena usar OOP num site dito básico. :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Muitas pessoas dizem que nao compensa implementar classes em sites proque pensam que é 1 bicho de 7 cabeças e que vai complicar e tal... mas no entando é muito fácil. Um dia desses faço um tutorial :P
Eu não considero classes um bicho de 7 (ou oito) cabeças nem disse que era complicado. Só disse que não vale a pena usar OOP num site dito básico. :)

Eu não disse que "tu" consideras classes um bicho de 7 cabeças... eu disse que "muitas pessoas" dizem que nao compensa implementar classes... :thumbsup::D

EDIT: É obvio que nao vale a pena implementar OOP num site básico que tem pouquissimo PHP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ahah apesar do off-topic gritante que prai vai, o titulo da thread até ta certo! :thumbsup: Tirem-me deste filme!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ahah apesar do off-topic gritante que prai vai, o titulo da thread até ta certo! :thumbsup: Tirem-me deste filme!!

LOL :P (chega de off-topic)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não disse que "tu" consideras classes um bicho de 7 cabeças... eu disse que "muitas pessoas" dizem que nao compensa implementar classes... :P:)

EDIT: É obvio que nao vale a pena implementar OOP num site básico que tem pouquissimo PHP.

Mas a carapuça "serviu-me" pah :D No edit, era aí que eu queria chegar :)

:)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora