• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

jpaulino

Prova de Aptidão Profissional (PAP) - Ideias

53 posts in this topic

Existem inúmeros tópicos espalhados no fórum a pedir ideias sobre o que fazer para as Prova de Aptidão Profissional (PAP).

Como as ideias são gerais e, na maioria dos casos, possíveis de executar em diversas linguagens/ambientes de programação, serve este tópico para que deixem aqui algumas ideias para que possam servir de consulta  (coisas que tenham já feito, ideias giras, etc).

Obrigado a todos pelo contributo!

EDIT 24-11-2010: Tópico moderado e off-topic removido ... é apenas para contribuir com ideais que serviram para ajudar outros.

0

A minha consistiu num gerador de "backends" simples .. basicamente inseria-se os dados de acesso a uma base de dados, especificava-se o tipo de campos para cada tabela e ele gerava o código de um interface mais agradável para gerir essa mesma base de dados. Valeu-me um 18, se não me engano.

0

A minha consistiu na elaboração de uma software de gestão relacionado com os alunos, funcionários, utilizadores e mais algumas ferramentas interessantes. Também me valeu um 18.

0

Eu fiz um jogo browser-based. Tive um 18 também.

Além da PAP, também tive de fazer um projecto final para a disciplina de programação, onde fiz um pacote de utilitários PHP. Basicamente havia um script para os instalar (criar base de dados) e depois o developer só tinha pôr 'includes' nas páginas que queria, e ficava com sistema de comentários, registo/login, formulários de contacto, etc... Tive um 19.

Já agora deixo duas ideias de colegas da minha turma:

Um fez um computador arrefecido a óleo vegetal. Construiu um "aquário", onde pôs o computador, e encheu de óleo.

O outro fez uma animação e um avatar maker em Flash.

Ambos tiveram 16.

0

A minha consistiu na elaboração de uma software de gestão de vários de armazéns no ramo de Produtos Horticulas. Tive um 18 ou 19 já não me lembro

0

fiz a PAT (prova de aptidão técnologica), é a mesma coisa.

fiz um CMS em flash com o respectivo site deu-me direito a 20  :(

0

Eu fiz um jogo em VB6 chamado Trucks n' Roads que era nada mais nada menos que um emulador de gestão de uma empresa de camionagem, compra e venda de camiões, emprestimos, cargas e descargas para os varios distritos do país... etc

até me sinto mal em dizer isto, mas tive 16, fiquei mal visto por ter feito um jogo em vez de um software útil.

0

Boas

Eu vou entregar a PAP no final de Fevereiro. O meu projecto trata-se de um jogo sobre impérios gal+aticos do tipo Ogame, Astro Empires, mas feito em aplicação c# em vez de Web-browser como estamos habituados.

Sou o primeiro aluno da minha escola a fazer um jogo, de resto tudo costuma fazer softwares de Gestão.

Vamos ver no que isto dá xD

0

Boas...

Deixo aqui uma ideia fiz um aplicaçao em VB6 na altura de um guia turistico da minha cidade, onde tinha uma mapa da zona historica, onde com alguns pontos ja defenidos no mapa onde chegava um boneco, e mostrava a imagens da altura e da actualidade e ma breve explicaçao e 3 linguas... deu-me um 17 :S

0

EU fiz uma agenda electrónica, algo como o ELefante, mas mais básico, apenas com contactos, notas, compromissos: usei PHP, MySQL, XHTML, CSS. Na altura não tinha conhecimentos de frameworks como o Jquery ou o ExtJS, por isso não usei javascript nenhum para além de um relógio.

Também houve quem fizesse uma rede social dedicada a músicas e bandas e ainda uma espécie de FootballManager.

0

A minha está a ser um sistema de gestão de stocks para um stand de automóveis, com muitas funcionalidade especificas.

0

Eu fiz um website de noticias (é o que dá quando chegamos a duas semanas de entregar o projecto e reparamos que não temos nada feito), valeu me um 12... Já foi bom

Para a pt(projecto tecnológico) fiz uma programa para gerir uma agência de viagens, que foi interessante porque requereu pesquisa numa area que me era desconhecida.

0

A minha PAP consistia numa app que fazia a gestão de presenças e de impressões, com login, e tudo mais, programada a pensar estar ligada a leitor de biometria (impressão digital).

Deu-me muito trabalho a fazê-la mas valeu um bonito 18 =D

0

Eu cá fiz um sistema de gestão de uma escola (coisa simples lol) onde tinha registo de alunos, professores, horários, registo e controlo de pagamento de propinas, gestão de faltas, sumários, notas...

Valeu-me um 17 (porque a minha colega engasgou-se toda na apresentação -.-  )

0

Sempre gostei de ideia de uma agenda/horário electrónico, com GUI simples mas bem funcional, em que o programa recebe input (que também poderia ser feito através de uma rede, mas pronto...) com horários, incluindo as horas específicas em que o indivíduo está ocupado, onde está, quando acaba, etc... num GUI agradável... E em que alguém, i.e secretária por ex., poderia inserir uma data e horas e verificar disponibilidade... e o programa dê ideias de horários...

Poderia-se ir mais à frente ainda, e implementar um sistema online de agendas, em que haja a possibilidade de pegar em 2 ou mais agendas e procurar horários compatíveis...

Claro, isto é só um sonho... mas seria óptimo para homens de negócios, chefes de empresas, etc....

Se tivesse tempo tentava algo assim, mas pronto...

0

A minha a 3 anos constituiu na criação de um software de gestão de salários que permitia depois imprimir vários relatórios e os ditos recibos de salários de vencimento. Na altura tirei um 19. Ainda hoje penso em continuar o projecto e lançar a ideia para o mercado de forma grátis. Quem sabe! 

0

Eu tenho que entregar a minha PAP dia 10 de Fevereiro.

Estou a fazer um site para uma escola de música, básico - não é um site muito complexo - e uma aplicação em Visual Basic para gerir a mesma. As duas interfaces estão ligadas a uma Base de Dados em MySQL.

No site tenho um inscrições, uma tabela com os cursos disponiveis e uma pagina de contacto. A applicação vou gerir os alunos, profs, horarios, as notas, destaques (concertos da escola, etc), reuniões e marcações de reunioes.

0

A minha para ser entregada no final de junho será um jogo online, nada de muito complicado só andar, matar alguma coisa e pouco mais(o que tiver tempo).

Graficos:

DirectX10 com Cg.

Network:

Servidor em linux a comunicar atraves de UDP

Base de Dados

MySQL

Script:

Lua

Fisica:

PhysX da nvidia

Não espero conseguir fazer algo de outro mundo, só estou a utilizar a PAP para ter um pretexto para estudar isto, ainda estou muito longe, por enquanto consigo comunicar com o servidor, base de dados e fazer rendering com o directX 10 e tambem fazer load de models feitos em blender, 3ds Max, desde que estejam em extenção OBJ consigo exportar para o jogo.

pelo o que os meus profs dizem, acham que é demasiado e que não irei conseguir acabar a tempo, como se diz:"vamos indo, vamos fazendo" :P

0

Boas,

tenho andado bloqueado no que fazer para a PAP, estou num curso de programação, e já passaram coisa de 3 meses e não tenho nada, puro e simplesmente nada.

Tenho pequenas ideias, mas que nem para o 12 deve chegar.

Como por exemplo fazer um site e dentro desse mesmo site incorporar pequenos projectos feitos por mim em Java, C++, permitir registar para fazer download/comentar/avaliar, mas cada vez que vou começar fico "preso" a pensar se vale mesmo a pena fazer.

Resumindo, eu adoro programação, sempre tive curiosidade na mesma desde pequeno, mas agora com este curso, e com a porcaria (para n dizer outra coisa) de professores que tenho, não aprendi nada e posso mesmo dizer que perdi o interesse.

Já agora, a aqui ideias muito boas, pena faltar-me interesse e o "saber" de exploração no mesmo :wallbash:

0

Boas,

tenho andado bloqueado no que fazer para a PAP, estou num curso de programação, e já passaram coisa de 3 meses e não tenho nada, puro e simplesmente nada.

Tenho pequenas ideias, mas que nem para o 12 deve chegar.

Como por exemplo fazer um site e dentro desse mesmo site incorporar pequenos projectos feitos por mim em Java, C++, permitir registar para fazer download/comentar/avaliar, mas cada vez que vou começar fico "preso" a pensar se vale mesmo a pena fazer.

Resumindo, eu adoro programação, sempre tive curiosidade na mesma desde pequeno, mas agora com este curso, e com a porcaria (para n dizer outra coisa) de professores que tenho, não aprendi nada e posso mesmo dizer que perdi o interesse.

Já agora, a aqui ideias muito boas, pena faltar-me interesse e o "saber" de exploração no mesmo :wallbash:

olá

Não sei quais as tuas capacidades. Vou deixar alguns exemplos que vi. Um proxy para a Internet da escola, uma plataforma para publicação de trabalhos feitos pelos alunos, gestores de (bibliotecas, video clubes, lojas, armazéns etc...), software de venda (POS acho que é assim o nome..), redes socias, criação de um dominio para a escola com muitas politicas configuradas. E a minha ideia é criar um livro de ponto online, que por acaso estou a pensar em libertar o código para ver as criticas e melhora-lo.

0

O P@P(este forum :) ) serve para alguma coisa, nao se aprende muita coisa na escola, tens que fazer projectos pessoais e didáticos, isto e' nao sabes implementar alguma coisa, por exemplo uma lista, árvore binaria, etc. Pensa em fazer um programa que seja necessario fazer isso, e se tiveres duvidas tens sempre o P@P para ajudar.

0

A minha PAP foi criação de um website para uma Escola de Música e um programa em VB 2008 para gerir a escola.

Tive 13 por causa da apresentação... :confused:

0