• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hipnoted

[Dúvida] Executar comando de sistema em Java

10 mensagens neste tópico

Alguém me pode dizer como se faz correctamente para executar um comando de sistema? Eu sei que é com o Runtime.exec mas ainda não descobri a forma.

O que eu pretendo é obter algo semelhante ao system em C. Exemplo:

system("vmstat > file.txt");

Com isto a informação resultante do comando vmstat passaria a estar disponível no ficheiro file.txt e podia ler esse ficheiro quando quizesse.

Eu pretendo é fazer o mesmo mas em Java. Desde já agradeço ajuda. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Runtime.getRuntime().exec(<comando a executar>);

Pode ser o que procuras, dependendo do objectivo. O que o método faz é criar um processo separado e executar o comando, nada de expecial. Pelo que vi na documentação, apesar de existirem vários métodos 'exec()', o que recebe apenas um argumento do tipo String é o recomendado...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já tentei dessa forma mas não consegui criar o ficheiro com a informação gerada pelo comando. Fiz uma coisa do tipo:

Runtime.getRuntime().exec("vmstat > file.txt");

Também já tentei de uma forma em que o exec recebe três argumentos e em que supostamente um deles seria a localização de onde iria ficar o ficheiro. Mas também não consegui.

Se alguém já fez isso e sabe como se faz agradeço. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem já consegui resolver o problema parcialmente. Depois de tanto pesquisar no google sempre descobri. :D

Fica aqui a resposta:

import java.io.*;
import java.util.*;

public class Comando{
    public static void main(String args[]) throws IOException {

if (args.length <= 0) {
            System.err.println("Need command to run");
            System.exit(-1);
         }

Runtime runtime = Runtime.getRuntime();
        Process process = runtime.exec(args);
        InputStream is = process.getInputStream();
        InputStreamReader isr = new InputStreamReader(is);
        BufferedReader br = new BufferedReader(isr);
        String line; 

System.out.printf("Output of running %s is:", Arrays.toString(args));

while ((line = br.readLine()) != null) {
            System.out.println(line);
        }
    }
}

O que este código faz é receber um comando pala consola e executa-o como no sistema.

Por exemplo:

$ java Comando ls

$ ls

Postei aqui o código porque penso ser interessante. ;)

Só não consegui foi obter alguns dados do comando usando pipes porque quando fazia line = br.readLine() devolvia null  ;)

Mas pronto já deu alguma coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Visto que o programa é executado na consola, o pipe é verificado pelo promp como um pipe..., portanto nem chega a ir para o java como argumento daí o null.

Experimenta a fazeres algo similar, mas em vez de mandares o comando por argumento do main fazeres a receber os dados com um Scanner ou algo do género :D Aposto que assim não irás ter dificuldades em implementar :)

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Experimenta a fazeres algo similar, mas em vez de mandares o comando por argumento do main fazeres a receber os dados com um Scanner ou algo do género :D Aposto que assim não irás ter dificuldades em implementar :)

É um caso a ver mas acho que já tentei. O código que postei acima é apenas um exemplo. O que eu quero realmente é saber 4 valores do CPU dados pelo vmstat.

Pretento o seguinte comando:  vmstat | tail -1 | tr -s ' ' | cut -f14,15,16,17 -d ' '

Ou seja tentei algo do género:

...

Runtime runtime = Runtime.getRuntime();
        Process process = runtime.exec(" vmstat | tail -1 | tr -s ' ' | cut -f14,15,16,17 -d ' ' ");
        InputStream is = process.getInputStream();
        InputStreamReader isr = new InputStreamReader(is);
        BufferedReader br = new BufferedReader(isr);
        String line; 

line = br.readLine();

...

Mas line ficava com null...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, era a isso que eu me referia.

Já tive um trabalho similar na faculdade, se queres enviar os comandos pela consola deverás fazer um parse da string e fazer um split pelos pipes e executar num ciclo cada posição do array de strings, se quiseres fazer dessa forma tens mesmo de as parcelar simulando o ciclo que te referi antes.

O exec deve executar o comando todo, mas visto que se trata de pipes deve se atrofiar no que vai enviar para o buffer.

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já tentaram usa a class Program do SWT ?

Eu uso muito para tipo em links ao clicar mando como argumento um http e ele abre o browser default do sistema com o link dado tipo

Program.execute("http://www.google.pt") 

a vantagem do Program é que basta colocar uma string com o que se quer executar e ele proprio procura no sistema e executa e para alem disso tem mais metodos bastante uteis.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o 'exec' (pelo menos em C) só executa um comando!!!

quando numa bash lhe damos um comando com '|', '<', expressões regulares, etc. a bash transforma o comando (eventualmente em vários) antes de o(s) executar com o 'exec' ou outra função semelhante.

em C fazer 'system("ls > file.txt")' funciona como deve ser mas 'exec("ls > file.txt")' já não. para por isso com o 'exec' tinhamos que associar ao stdout o ficheiro 'file.txt' antes de executar o 'ls'.

não sei se existe alguma função em Java para executar comandos a partir de uma bash (tendo em conta que isto depende do SO é provável que não exista), se não existir experimenta fazer:

String [] cmd={"bash","-c","vmstat > file.txt"};
Runtime.getRuntime().exec(cmd);

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pelas respostas.

Thanks Rui Carlos era mesmo isso. :D

Já agora e para não abrir outro tópico, alguém sabe de métodos que permitam obter estes dados sem recorrer ao Runtime.exec?

E já agora também precisava de obter o uptime (tempo que o PC está ligado) sem ler o ficheiro /proc/uptime .

É que se funcionar de igual modo em Linux e em Windows sou valorizado... :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora