• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Danik

C, C# e C++... C--? (respondido)

12 mensagens neste tópico

Boa noite ;)

Sou novo aqui no fórum (e iniciante na programação)

De repente surgiu-me uma grande dúvida.

Existe realmente C, C# e C++ ??

Só conheço C# e C++. Porém hoje ouvi falar que também existia C--

Com tudo isto fiquei confuso, gostaria de saber se realmente existem tantas versões, e quais as principais diferenças entre as mesmas.

Por fim, tenho um pequeno tutorial da linguagem C, que aconselho, "Programming with C in 7 days", gratuito, em pdf, infelizmente é inglês mas muito acessível.

Eu ia postar o link, em 2 tópicos, mas quando dei por ela um estava em C ou em C#, foi aí que decidi abrir este tópico.

Procurei o link, pois já não sabia donde tinha descarregado, o que vos dou é este: " http://www.download.com/Programming-in-C-in-7-days/3000-2125_4-7039095.html "

sobre C++, segundo percebi a grande diferença é que C++ é um upgrade de C#. C++ permite trabalhar com classes e construtores (ainda não sei bem o que isto é); sempre sopus que C fosse C#.

Perante tudo isto gostaria que me respondessem a estas 2 perguntas:

---> Existem realmente estas 4 variantes, existem mais, ou menos?? Quais?

---> Qual a grande diferença entre as várias versões?

Desde já um obrigado a quem responder ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A linguagem C foi a primeira linguagem dessas e é considerada por muitos a linguagem mãe enquanto que o C++ foi uma modificação ao C que adicionou orientação a objectos (classes... etc...). C# é uma linguagem mais recente da Microsoft, corre sobre a plataforma .NET. Esta é semelhante a Java e muito menos complexa que C++, as tarefas mais complicadas que em C++ tens de fazer à mão, no C# são feitas pela framework .NET.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem-vindo ao fórum Danik .

O Triton explicou isso muito bem mas deixa-me dizer-te uma coisa: Não vás por esses livros que dizem "Aprenda a linguagem X em X dias", isso normalmente é muito básico e uma linguagem aprende-se em bem mais tempo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem-vindo ao fórum Danik .

O Triton explicou isso muito bem mas deixa-me dizer-te uma coisa: Não vás por esses livros que dizem "Aprenda a linguagem X em X dias", isso normalmente é muito básico e uma linguagem aprende-se em bem mais tempo.

Concordo com o que o Hipnoted disse. Aprender a programar C em 7 dias é impossível. Talvez consigas aprender a dominar alguns elementos medianos da linguagem em 7 meses, mas em 7 dias não acredito.

Opta por um manual decente, se realmente quiseres investir na linguagem, como o "linguagem C" de Luís Damas, por exemplo. Não é gratuito e até não é propriamente barato, mas o Natal está aí á porta e, na minha opinião, todos devemos investir nos nossos gostos. Se programar é um gosto, então devemos investir nele. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo com o que o Hipnoted disse. Aprender a programar C em 7 dias é impossível. Talvez consigas aprender a dominar alguns elementos medianos da linguagem em 7 meses, mas em 7 dias não acredito.

Opta por um manual decente, se realmente quiseres investir na linguagem, como o "linguagem C" de Luís Damas, por exemplo. Não é gratuito e até não é propriamente barato, mas o Natal está aí á porta e, na minha opinião, todos devemos investir nos nossos gostos. Se programar é um gosto, então devemos investir nele. ;)

Também concordo, que programar, não se alcança em uma semana....

Penso que se quiseres aprender a programar em C, C++ ou até C#, os melhores livros são os estrangeiros, tem é o inconveniente da lingua, embora sejam mais completos e mais elucidativos se perceberes o inglês técnico que eles as vezes utilizam.

Mas se não tens problemas em Inglês não compres em Português, penso que aprendes mais com um estrangeiro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu antes de ir para a faculdade (ainda na sabia quase nada de programação) tentei ler esse livro do Luis Damas, conclusão passadas umas belas páginas lidas ja na sabia o que tava a ler, achava o livro mt complexo e complicado. Porem no ano passado tive a rele-lo e o achei simples mas já tinha bases de programação. O que acho mm melhor é um livro simples que te ensine a programar mesmo. Pessoalmente não acho do Luis Damas o mlhr ams também não conheco mais nenhum  :hmm:

mas C não é propriamente uma linguagem mt simples para começar, quer dizer o básico é igual em todo o lado tipo for's whiles operadores e isso, mas agr quando entras com coisas mais complexas ai torna-se mais complicado, na quer dizer que seja díficil mas nao é trivial. Na minha opinião o melhro mm era comecares com php por exemplo, isto porque uma das dificuldades que tinha era conseguir fazer coisas interessantes e que as pessoas pudessem ver, ora com C é um bocado mais dificil, para além de que no C precisas de andar a compilar e nem toda a gente sabe.

Bem boa programacao!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu já tive um ano de C, agora não sei se foi C# ou C, pois pensava que era o mesmo xP, usava o compilador da borland acho que era C#. seja que as noções mais básicas já tenho, falta-me só "limar umas arestas" na secção de mexer com ficheiros (.txt). Agora queria passar para C++, porque sempre pensei que fosse uma evolução de C#; Em C++ já pretendia arranjar tutoriais básicos e avançados, a todos os níveis, seja a programação de ambiente gráfico (quero dizer desenho, seja programação de opengl e tudo o que mais houver.)

Abrirei depois outro tópico, mas antes disso tenho de o procurar a ver se já não foi aberto ;)

o outro tópico seria sobre as várias linguagens de programação existentes aqui no forum, quais as grandes diferenças entre elas e para que está direccionada cada uma delas (mas isso acho que já devo encontrar por aí  espalhado ;))

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

C++ não é uma evolução de C#. C# é mais recente (mas dizer que é uma evolução do C++.. não é de todo mentira, mas também levanta dúvidas).

Se o C que aprendeste era o típico "int main() ", "scanf" e "printf" foi o C. Caso contrário, C#.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ya,

main ()

{
int x;
printf("digite a sua idade: ");
scanf("%d",x);
getch();
}

lol

+\- isso.. xP

bem, então obrigado pelas respostas ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Trata-se de C, mas inclui uma função fora da norma (a getch). Relativamente a livros sobre C, contrariamente ao q foi dito antes, existem mais alguns em Português. Uma possibilidade é o  "Fundamental da Programação em C" da mesma editora, que é bastante completo e tem as vantagens de ser + pequeno e + barato.

ya,

main ()

{
int x;
printf("digite a sua idade: ");
scanf("%d",x);
getch();
}

lol

+\- isso.. xP

bem, então obrigado pelas respostas :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu agora tenho aqui 2 manuais de C++:

--> Programação em C++ - Conceitos básicos e Algoritmos

--> Programação em C++ - Algoritmos e Estruturas de Dados

Autores: Pimenta Rodrigues; Pedro Pereira; Manuela Sousa

Colecção: Tecnologias de Informação

Editora: FCA - Editora de Informática

E por agora é nisto que vou ficar,  aprendi o mais básico de C, agora passo pro C++; vejo estes manuais fio a pavio, por cá fico uns mesitos (talvez mais); depois penso passar a ambientes gráficos, mas até lá muito se vai ver :D

Vá, "again", obrigado a todos pela resposta. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora