• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

alexvaz

AJUDA - Iniciando em JavaScript

6 mensagens neste tópico

Bem, eu nunca trabalhei com java script, as únicas linguagens web que utilizei foram o JSP, PHP e HTML.

Perciso fazer uma página que permita o registo de utilizadores e penso que é possivél utilizar o JavaScript para isso.

Ou seja, eu queria ter a página de registo, com um formulário e por exemplo enquanto o a-mail não estivesse no formato correcto (não sei como fazia isso mas talvez procurar por um "@" e dp um ".") e enquanto os campos obrigatórios não estivessem preenchidos o bptão "Submit" aparecia mas sem dar pra carregar. A vantegem que vejo nisto é k a verificação é feita em tempo real e qdo passo á página seguinte já sei que os dados estão todos correctos. Será que alguém me pode ajudar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

este script é muito completo mas comvém ter umas bases de Javascript para o aplicar

http://www.xs4all.nl/~sbpoley/webmatters/formval.html

ou em português

http://www.mhavila.com.br/topicos/web/valform.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes fazer isso em javascript mas só por uma questão de Usabilidade. Todas as validações devem ser executadas novamente do lado do servidor por questões de segurança.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que eu queria não era bem isso. Usando esse exemplo, naquele que valida os dígitos, o efeito que queria era enquanto não houvesse só digitos o botão "Validar" estaria inacessivel e só depois de introduzir apenas digitos é que ficaria acessivel. Ou seja, penso que a verificação é feita cada vez que se introduz alguima coisa...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nao vi o script sugerido, mas suponho que alterando o evento que dispara a verificacao para um 'onchange="funcao_que_valida();"' em todos os campos do form, ou entao talvez usando o evento "onblur" para validar sempre que um campo perde o focus... nao?

Como foi dito o shumy, convem sempre revalidar tudo do lado do server, hoje em dia nao se pode confiar num browser!:thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se já trabalhas em jsp não terás grande problemas em js!!!

podes utilizar o onchange, onkeyup, onblur para lançar a função...

depois lá dentro tens de ter um document.myForm.nomeBotao.disabled = false, após correr os campos que tu necessitas e com as condições todas...

penso que é por ai...

cps virtuais

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora