• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

subway

Qual o melhor Linux para iniciantes

20 mensagens neste tópico

gostava de saber o k recomendavam para comecar a mexer com o linux

qual linux

thank's

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A melhor distribuição de momento na minha opinião é Ubuntu, seguida de Fedora Core, por isso qualquer um dos dois serve perfeitamente para o que queres. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para mim é Ubuntu :D Porquê? É Simples :D

As pessoas quando começam em Linux é mais que natural terem problemas para resolver, ao fim de contas ninguém tem o mesmo hardware...

Isso é o que faz as pessoas desistirem com maior facilidade :P O Ubuntu imho é a maior distro (em termos de suporte e de comunidade) por isso arranjas sempre uma solução para os teus problemas :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ubuntu! Por exeperiencia propria digo-te que qualquer nabo (que é o meu caso LOL) consegue meter aquilo a bombar e liga-lo á net e tudo. (se bem que agora deixou de funcionar a net, mas pronto...:'( )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estou a pensar migrar completamente para Ubuntu mas o problema cá em casa é a compatibilidade de software e drives por exemplo para a máquina fotográfica, mesa digitalizadora, ...que pelo menos na caixa não dizem que suportam Linux...Será fácil encontrar essas drives? Outra opção que tenho é não migrar completamente mas parcialmente e utilizar o Windows para este tipo de cenas...O que sugerem?

P.S - aproveito a dúvida do subway para colocar uma minha que talvez lhe possa ser útil :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

openSuse sem duvida nenhuma :D ainda por cima pelo que vi a nova versão 10.2 tá simplesmente BRUTAL :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

entre as versões que já usei, aconselho o Fedora ou o Suse...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Debian ou Ubuntu. Debian é o pai do Ubuntu, e é a minha distro preferida. Mas Ubuntu é o mais popular hoje em dia. Make your choice.  :D

Eu estou a pensar migrar completamente para Ubuntu mas o problema cá em casa é a compatibilidade de software e drives por exemplo para a máquina fotográfica, mesa digitalizadora, ...que pelo menos na caixa não dizem que suportam Linux...Será fácil encontrar essas drives? Outra opção que tenho é não migrar completamente mas parcialmente e utilizar o Windows para este tipo de cenas...O que sugerem?

P.S - aproveito a dúvida do subway para colocar uma minha que talvez lhe possa ser útil :D

A minha máquina fotográfica detecta automáticamente.

Mesa digitalizadora (deduzo que seja um scanner  :-[) eu consegui arranjar drivers. É antiga mas arranjei. A HP costuma ter drivers para linux, outros fabricantes não sei. Nada melhor que nos indicares o modelo.

[isto em Debian, Ubuntu deve ser o mesmo]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É mesmo uma mesa digitalizadora...Mas também tenho Scanner e Impressora e hardware interno...

Máquina Fotográfica: Canon Digital Ixus 60

Mesa digitalizadora: Trust Woreçess Scroll Tablet TB-4200

Scanner: HP Scanjet 2400

Impressora: HP Deskjet 3820

Calculadora: TI 84-Plus

Modem Router: Aolynk DR814 ADSL 2+

...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Skin, não sei se isso suporta as da Trust, mas sei que suporta as da Wacom, visto aparecer lá no meu xorg.conf :D

Por isso deduzo que ele detecte a mesa como um rato e depois é só configurar coisas mínimas :D

Quanto ao scanner e impressoura, felizmente HP tem um suporte excelente no que toca a drivers :) O Ubuntu até já vem com os drivers por default :D

A máquina deve detectar automaticamente, e a calculadora podes instalar o Tilp :P

Quanto ao modem não sei :| Nunca configurei ADSL para linux :)

Uff foi longa a lista :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

http://www.fedora.org.br/pretopic3350.html :\

Eu tenho um HP ScanJet 3200C até funciona melhor em linux do que em windows.

openSuse sem duvida nenhuma :D ainda por cima pelo que vi a nova versão 10.2 tá simplesmente BRUTAL :P

Li que o suse 10.2 já trazia o xorg 7.2 que não é ainda suportado pelos drivers da ati...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto ao modem funciona perfeitamente, eu tenho um igual.

--

Já agora alguém já conseguiu ligar uma casio com cabo usb?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas ajudas :D

Acho que nestas férias vou iniciar o processo de migração mas lentamente para a família se ir familirializando com Linux e depois deixo uma partição para as coisas necessárias Windows...

Vou instalar o Ubuntu 6.10

Off topic - QuickFire tens e-mail :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ubuntu sem dúvida. Pelos motivos que já referiram acima, principalmente pela sua facilidade.

Também tens o wiki ubuntu em Portugal: http://www.guiaubuntupt.org/wiki

Lá escolhes a distro e guias-te pelo que lá diz (em português). :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tenho o suse e não é dificil...mas seja qual for a que mudares, prepara-te a perderes umas horitas :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Google é sempre útil :D
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para responder às duvidas do pessoal que quer ligar máquinas fotográficas etc.

O software que eles costumam trazer no CDzito é basicamente lixo e por norma é software compilado para o janelows.

tudo quanto é máquina fotográfica hoje em dia é completamente compatível com estas distros de desktop todas como o fedora, debian, suse, mandriva, ubuntu, etc.

Isto porque na verdade não há muitas drivers diferentes, praticamente usam todas um conjunto de menos de meia duzia diferente. De resto mesmo a electrónica que trazem na sua interface usb é igual mesmo entre diferentes marcas.

E quem dizmáquinas fotográficas diz scaners, memorias flash, etc etc

Mesmo assim há excepções, por exemplo. Ao comprarem uma memória usb ( vulgo pen-drive ) certifiquem-se que é uma mass-storage. Caso contrario vão ter muitas chatices de compatibilidade. Outro exemplo são aquelas máquinas fotográficas que a clix ofereceu aqui há um anito, ou aquelas que a TVshop vendia que faziam de porta-chaves.

De qualquer modo, os dispositivos usb mais standard funcionarão todos e de forma fácil. Já as placas pcmcia podem dar chatices e requerer activação manual cada vez que são usadas. Até agora não vi nenhuma distribuição que tivesse hotplug para dispositivos pcmcia.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

facil de usar: UBUNTU

para trabalhar: Fedora

é a minha opção....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora