• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

AMD lança processadores de 65 nm com economia de 30% de energia

6 mensagens neste tópico

AMD Continua Com Histórico de Transições de Tecnologia de Processo Dentro do Previsto Com Rápida Conversão Para 65nm

SUNNYVALE, Califórnia--(BUSINESS WIRE)--Lançando a próxima geração de computação com eficiência em energia, a AMD (NYSE:AMD) anunciou a transição para a tecnologia de processo de 65nm, iniciando com a disponibilidade imediata dos processadores de desktop de núcleo dual AMD Athlon 64 X2 com eficiência em energia. A movimentação para a tecnologia de processo de 65nm permite à AMD produzir mais processadores em um wafer de 300mm, para aumentar a capacidade, enquanto continua a aumentar agressivamente o desempenho e reduzir o consumo de energia. Os processadores da AMD criados com extensão de linha de 65nm são projetados para proporcionar excepcional desempenho quando executam múltiplos aplicativos, bem como capacitar PCs de pequenas dimensões que complementam os ambientes domésticos e de escritório. Até meados de 2007 a AMD espera estar totalmente convertida para a produção de 65nm na Fab 36. Com a rápida conversão para a tecnologia de processo de 65nm, a AMD está aumentando a capacidade de maneira inteligente para atender à crescente demanda mundial por processadores x86.

"Com a liderança estabelecida da AMD em desempenho por watt de desktop e servidor, as empresas e os consumidores podem se beneficiar muito de nossos processadores de núcleo dual AMD Athlon 64 X2 com eficiência em energia", disse Bob Brewer, vice-presidente corporativo da Divisão de Desktop da AMD. "Os clientes continuam a demandar soluções que enfocam baixo consumo de energia e operação mais silenciosa. A AMD está respondendo aumentando a eficiência em fabricação para oferecer a próxima geração de processadores de desktop com eficiência em energia, permitindo aos OEMs (Fabricantes de Equipamentos Originais) inovar com a utilização de processadores AMD64 altamente confiáveis e sem comprometer o desempenho."

Os OEMs que oferecem sistemas prontos para experimentar os efeitos visuais responsivos e espetaculares em 3D com alta resolução do Microsoft Windows Vista com os processadores de núcleo dual AMD Athlon 64 X2 de 65nm de imediato, e a partir do primeiro trimestre de 2007, incluem: Acer, Dell, Founder, Gateway, HP, Lenovo, Packard Bell e TongFang, bem como criadores de sistemas líderes mundiais.

"A Acer está empenhada em distribuir sistemas seguros e avançados que melhoram a eficiência e a produtividade dos nossos clientes", disse Jim Wong, presidente do Grupo de Negócios de Produtos de TI da Acer Inc. "Nossa família Aspire de sistemas de desktop de alto desempenho com os novos processadores de núcleo dual AMD Athlon 64 X2 com eficiência em energia pode proporcionar experiências de computação poderosas e com mais refrigeração que ajudam a quebrar as barreiras entre as pessoas e a tecnologia."

"A Dell lidera a indústria em remessas de computador de desktop em todo o mundo porque ouvimos os clientes e distribuímos produtos de tecnologia inovadores com alto valor e qualidade", disse Vivek Mohindra, vice-presidente de marketing de produto de desktop da Dell Product Group. "Com os novos processadores de núcleo dual AMD Athlon 64 X2 com eficiência em energia, os desktops Dell OptiPlex e Dimension podem proporcionar aos clientes maior escolha e desempenho de núcleo dual personalizado, e eficiência em energia para atender às suas necessidades de produtividade no escritório e entretenimento."

"Como fabricante líder mundial de PC, a HP está empenhada em fornecer aos nossos clientes a mais recente tecnologia líder da indústria, quando estiver disponível", disse Shagorika Dixit, gerente de marketing de produto sênior - América do Norte, da HP. "Com a próxima geração de processadores de desktop com eficiência em energia da AMD, a HP pode continuar a desenvolver de maneira proativa soluções de economia de energia para uma variedade de produtos de desktop ambientalmente amigáveis e acessíveis para ajudar os clientes consumidores e empresariais a reduzir os custos de energia."

Aprimorando o Processo de Silício e a Tecnologia de Fabricação

Baseando-se na tecnologia líder da indústria da AMD de Silício Sobre Isolante (SOI) de alto desempenho e baixo consumo de energia de 90nm, a tecnologia de SOI de 65nm da AMD tira vantagem total da tecnologia de alto desempenho, da redimensionabilidade e da eficiência em energia de 90nm. A movimentação para 65nm permite reduções na extensão de linha que permitem à AMD produzir mais processadores em um wafer de 300mm para maior capacidade de produção. Como resultado, a AMD pode distribuir altos volumes de saída e melhores produtos para seus clientes. Os processos de 65nm da AMD evoluíram de um contrato de tecnologia com a IBM que foi altamente benéfico para a AMD.

A Semiconductor Insights (SI), consultora técnica líder para a indústria global de microeletrônicos, realizou recentemente uma análise sobre o processador de desktop de núcleo dual AMD Athlon 64 X2 de 65nm. Após a conclusão da análise, a Semiconductor Insights concedeu à AMD seu Prêmio 2006 INSIGHT por Tecnologia de Processo Mais Inovadora.

"Nossa análise do dispositivo confirmou que o processador de núcleo dual AMD Athlon 64 X2 de 65nm, produzido na Fab 36 da AMD, utiliza mínimo comprimento de porta de 35nm, nove níveis de metal de cobre e um de alumínio, canal de silício expandido e um substrato de Silício Sobre Isolante (SOI)", disse Don Scansen, principal analista de processo da Semiconductor Insights. "No conjunto, é um pacote de tecnologia expressivo."

A AMD tem uma abordagem agressiva mas disciplinada para o desenvolvimento de transistor através de Melhoria Contínua de Transistor (CTI) e Tecnologia de Transistor Compartilhada (STT). A CTI envolve fazer melhorias consistentes em uma base contínua para o transistor. Esse ciclo de melhoria contínua ajuda a AMD a ficar na vanguarda do desempenho em nível de transistor e eficiência em energia, enquanto também permite a introdução rápida e tranqüila das mais recentes tecnologias em produção de volume. Com a STT, a AMD utiliza seu mais avançado transistor de geração anterior como ponto de partida para a tecnologia de processo de próxima geração. Essa abordagem ajuda a obter máxima confiabilidade e desempenho de transistor dentro de um novo nó de processo.

Essa abordagem combinada continua a ser altamente bem-sucedida em conduzir rápidas transições de tecnologia com resultados de nível mundial, como evidenciado pela contínua liderança da AMD em desempenho de produto e gerenciamento de energia.

Compromisso Contínuo Para Com o Ambiente Global

Os processadores de núcleo dual AMD Athlon 64 X2 podem proporcionar melhor desempenho por watt e reduzir o consumo de energia. A AMD continuará dentro da geração de tecnologia de 65nm a melhorar os processadores AMD64 e a tecnologia de processo para oferecer processadores com maior eficiência em energia que demonstrem o compromisso da AMD para com um ambiente global melhorado. A próxima geração de processadores com eficiência em energia complementam a premiada tecnologia Cool'n'Quiet da AMD, permitindo a um sistema combinar a utilização do processador com o desempenho realmente requerido.

Em março de 2005, a Agência de Proteção Ambiental Dos Estados Unidos (EPA) concedeu um reconhecimento especial à tecnologia Cool'n'Quiet da AMD pelo aprimoramento de tecnologias de computador com eficiência em energia. Como uma companhia comprometida com a administração ambiental, a AMD apóia a Agência de Proteção Ambiental Dos Estados Unidos (EPA) e outras organizações mundiais que promovem o desenvolvimento e distribuição de tecnologias com eficiência em energia. Com base nos dados de consumo de energia da AMD, a AMD espera que os sistemas criados com nossos processadores de desktop e comunicações móveis possam atender e, em vários casos, superar as recém-anunciadas especificações de computador ENERGY STAR Versão 4 da EPA, revisadas em 20 de outubro de 2006 e a serem efetivadas em 20 de julho de 2007.

"O espírito inovador da indústria de computador agora está capacitando uma revolução em eficiência em energia", disse Bill Wehrum, administrador assistente em exercício de Ar e Radiação da EPA. "Através da ENERGY STAR, a EPA e nossos parceiros estão tentando preservar um ambiente sustentável para futuras gerações. Nós aplaudimos os líderes inovadores como a AMD por desenvolver tecnologias de microprocessador com eficiência em energia que ajudam os usuários de computador a reduzir seu impacto sobre o ambiente."

Plataforma Estável Para Soluções Inovadoras

A AMD habilita as melhores tecnologias destinadas para excelentes experiências de PC atuais que resultam em desempenho de gráfico superior, melhor qualidade de vídeo e mínimo consumo de energia desnecessário. Através de relacionamentos com os principais OEMs e criadores de sistemas, bem como com os principais fornecedores de conjuntos de chips, gráficos e placas-mães, a AMD proporciona uma abordagem de plataforma aberta que permite aos nossos clientes selecionar tecnologias avançadas e estáveis e criar soluções diferenciadas e inovadoras. Os processadores compatíveis com o soquete AM2 se destinam a melhorar a premiada arquitetura AMD64, permitindo inovações de plataforma de próxima geração como a tecnologia AMD-Virtualization e a memória DDR2 de alto desempenho sem buffer. Adicionalmente, a utilização do soquete AM2 aperfeiçoa o trabalho para fabricantes de placas-mães, enquanto reduz os custos através de economias de escala, o que pode resultar em melhores produtos com menores preços.

Os processadores AMD64 estão prontos e capazes, atualmente, para proporcionar aos usuários as bases necessárias para experimentar o poder do Windows Vista.

"A Microsoft e a AMD têm trabalhado juntas para assegurar que os clientes tenham a qualidade, a segurança e a experiência de computação que merecem e esperam utilizar o próximo sistema operacional Windows Vista", disse Mike Sievert, vice-presidente corporativo do Windows da Microsoft. "Contamos com os avanços do processador em eficiência em energia e desempenho, possibilitados com a transição da AMD para a tecnologia de 65nm, e esperamos que ela continue a melhorar a experiência dos clientes com a utilização do Windows Vista."

Preços

Os preços para os processadores de núcleo dual AMD Athlon 64 de 65nm 5000+, 4800+, 4400+ e 4000+ são US$ 301, US$ 271, US$ 214 e US$ 169, respectivamente em 1KU PIB. Para obter detalhes de preços, visite www.amd.com/pricing.

Sobre a AMD

A Advanced Micro Devices (NYSE:AMD) é fornecedora líder global de soluções de processamento inovadoras para os mercados de computação, gráficos e produtos eletrônicos de consumo. A AMD se dedica a conduzir inovação aberta, escolha e crescimento da indústria distribuindo soluções superiores centradas nos clientes que capacitam consumidores e empresas em todo o mundo. Para obter informações adicionais visite www.amd.com.

AMD, o logotipo de seta da AMD, AMD Athlon e suas combinações, AMD Virtualization e Cool'n'Quiet são marcas comerciais da Advanced Micro Devices Inc. Vista é uma marca comercial e Microsoft e Windows são marcas comerciais registradas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou outros países. Os outros nomes têm apenas o propósito de informação e podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.

Contacts

AMD

Suzy Pruitt, 512-602-4392 (Relações Públicas)

suzy.pruitt@amd.com

ou

Mike Haase, 408-749-3124 (Relações Com Investidores)

in: BUSINESS WIRE

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tarda nada temos aí processadores quânticos! :D

Isto é o que faz os filmes de divulgação científica... faz todos pensarem que a física quântica é um mundo à parte e só associam as novas "teses" de física (por exemplo: teoria das super-cordas) como física quântica.

Já vi tantas afirmações incorrectas sobre física quântica... a última que me fez rebolar de tanto rir foi que as pirâmides egípcias eram máquinas quânticas, adorei a explicação deles, fartei-me de rir...

Não se deixam enganar com os falsos profetas da física quântica, qualquer dia aparece monhês a vender rosas quânticas  :wallbash:.

Até deve dar para enganar alguns um novo slogan: "telemóvel com tecnologia quântica" é como os iogurtes  :wallbash:

Várias perguntas ficam: o que são processadores quânticos? será processadores constituídos por quantuns? onde há transferência de informação por quantuns? não será as partículas subatómicas (portão/electão/neutrão) constituídas por quantuns? Existe alguma maneira de controlar um quantum? não será a negação da pergunta anterior que o torna tão especial?

Uma afirmação: os microchips só foram possíveis de construir devido à física quântica, por isso ao olhares para uma motherboard, tudo o que tu veres, desde a espessura, ao espaço ou o comprimento dos contactos até o que não consegues ver (os microchips) tudo foi graças à teoria da física quântica. Se não fosse a física quântica, o nosso PC não passava daqueles brutamontes de válvulas...

Cumpr. bk@ero

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tarda nada temos aí processadores quânticos! :D

Isto é o que faz os filmes de divulgação científica... faz todos pensarem que a física quântica é um mundo à parte e só associam as novas "teses" de física (por exemplo: teoria das super-cordas) como física quântica.

Já vi tantas afirmações incorrectas sobre física quântica... a última que me fez rebolar de tanto rir foi que as pirâmides egípcias eram máquinas quânticas, adorei a explicação deles, fartei-me de rir...

Não se deixam enganar com os falsos profetas da física quântica, qualquer dia aparece monhês a vender rosas quânticas  :wallbash:.

Até deve dar para enganar alguns um novo slogan: "telemóvel com tecnologia quântica" é como os iogurtes  :wallbash:

Várias perguntas ficam: o que são processadores quânticos? será processadores constituídos por quantuns? onde há transferência de informação por quantuns? não será as partículas subatómicas (portão/electão/neutrão) constituídas por quantuns? Existe alguma maneira de controlar um quantum? não será a negação da pergunta anterior que o torna tão especial?

Uma afirmação: os microchips só foram possíveis de construir devido à física quântica, por isso ao olhares para uma motherboard, tudo o que tu veres, desde a espessura, ao espaço ou o comprimento dos contactos até o que não consegues ver (os microchips) tudo foi graças à teoria da física quântica. Se não fosse a física quântica, o nosso PC não passava daqueles brutamontes de válvulas...

Cumpr. bk@ero

o termo "processador quântico" não sei se existe, mas existe o termo "computador quântico" que em vez de trabalharem com bits (que assumem o valor 0 ou 1 exclusivamente) trabalham com qubits que podem assumir o valor 0, 1 ou os dois ao mesmo tempo. já se verificou que existem certos problemas (embora sejam muito poucos) que seriam resolvidos de forma muito mais eficiente neste tipo de computadores. de referir que a principal diferença destes computadores para os habituais está na memória e não no processador.

... e tanto quanto sei já foi desenvolvido um computador quântico no MIT e não estou a ver grande utilidade para o utilizador comum ter uma máquina destas.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto ao artigo, a Intel se não me engano também já tinha transitado para os 65 nanómetros. Parece-me bem, menor consumo de energia! :D

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

penso que a Intel já está a transitar para os 45nm, que devem ser lançados no início de 2007...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora