Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #57 da revista programar. Faz já o download aqui!

Anjo

Stored Procedures em Oracle

Mensagens Recomendadas

Anjo    0
Anjo

Ois!

Tenho uma pergunta meio lixada...

Uma certa noite, um campónio de um banco ligou-me para o telemovel, a dizer que 1 processamento estava a demorar horas e horas. Eu quando cheguei ao banco de madrugada, liguei para o DBA para me matar o processamento que estava feito em Stored Procedure. O que o gajo fez foi deitar abaixo o oracle aplication server, e mete-lo acima.

A minha questão:

Quando se mata uma conexão a uma base de dados, e se tiver um stored procedure a correr, ele mata essa execução?

O DBA diz que sim. E eu respeito muito a opinião dele, porque ele tem anos disto. Mas o que é certo, é que eu vejo dados na base de dados, que só é suposto estarem lá, no final da execução dessa SP.  E quando foi dada ordem para matar conexoes fazendo restart ao OAS, o processamento ainda estava a meio.

A minha opinião sempre foi que quando se manda correr algo numa base de dados, o servidor aplicacional so fica a espera. E se matamos a conexão, simplesmente não temos o output da execução, e a SP/querie fica a correr por trás.

Enfim... duvidas filosoficas...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga    31
pedrotuga

anjo,

As coisas são mais simples do que isso. A ligação à base de dados é que não tem nada a ver aqui para o caso.

Se fizeres updates ou inserts numa base de dados eles ficam para todos os efeitos feitos.Ponto final. Em fazendo uma alteração ela está feita. Nao importa se a ligação da pessoa que a fez caíu ou nao.

Isto, A NÃO SER QUE... uses transações. Quando se usam transacções são criados checkpoints, seguidamente fazem-se alterações, estas ficam visiveis para quem as fez. As coneções exteriores podem ve-las, ou se fizerem uma operações dependente desse valor ficam em espera. Se houver problemas, a transacção falha e a base de dados volta a situação do checkpoint anterior.

As alterações tomam efeito de forma definitiva quando for dado o commando COMMIT.

Em linhas gerais é isto.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Anjo    0
Anjo

Eu tive agora com o DBA, e ele diz plenamente que quando 1 conexão é fechada, o processo associado vai à vida na BD. Daí eu ter mencionado a conexão à base de dados.

Eu vou ver o codigo daquele processamento. Mas acredito mais da teoria dele do que da minha.

A única coisa que dá vida à minha teoria, é essa histórica dos checkpoints... mas não sei. Ainda estou a estudar a situação.

Isto é mais curiosidadade do que propriamente utilidade.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Anjo    0
Anjo

Alias.. ele diz-me que quando 1 conexão vai á vida, é feito rollback... logo... essa historica dos checkpoints... não sei.. tenho que estudar o caso.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
shumy    17
shumy

Penso que o caso roolback não se aplica da mesma forma em Oracle.

Se não estou em erro, por defeito todas as operações em Oracle são transacções, e o processo só resulta no fim do commit.

Se a ligação vai á vida o commit não é executado, logo o DBA pode muito bem ter razão. Mas é uma coisa que não tenho certeza já que não trabalho em Oracle.

Pergunta ao DBA em relação a este pormenor.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Anjo    0
Anjo

Já perguntem. A opinião dele é que é feito rollback. Eu acho é estranho ter a base de dados, como se o processo fosse concluido com êxito. Enfim.. Ainda não tive tempo para ver o código...

A minha dúvida era mm essa... de se nos matarmos 1 sessao/conexão à base de dados, o que acontece a 1 SP que foi parada a meio.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6    71
M6

Matar o processo pode não querer dizer que parte do seu processamento não seja efectuado.

É possível que matar a ligação mate o processo, mas pode não ser bem assim, se, por exemplo, exactamente no caso da execução de um SP, como ele corre no servidor, matar o cliente pode não ser suficiente para matar a sua execução. E mesmo que se mate a sua execução há várias coisas a ter em mente, como por exemplo o SP tem check points para commit ou o transaction log que serve exactamente para recuperar em casos de falha, quer seja para fazer commits ou rollbacks.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga    31
pedrotuga

Epa... está aqui uma pequena confusão. Em termos de processos não posso dizer o que acontece pois não sei. Mas tambem não penso que seja o importante.

Só para que não fiquem dúvidas: processos cancelados ou nao só se volta atrás caso estejamos no meio de uma transação. Claro que no oracle não são tudo transacções, porque se fosse não o eram... lol

Não estamos a complicar isto de mais? ser um procedimento ou não não interessa absolutamente nada para o caso.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Anjo    0
Anjo

Entretanto já descobri o porquê dos meus registos a mais na base de dados. É da forma como está feito o processamento, e a altura onde foram mortas todas as conexões á base de dados.

Relativamente à duvida que existia, do que acontece, quando matamos as conexões, a meio de uma execução de 1 SP, a resposta é simples. É feito o rollback.

Sobre os checkpoint, eu tentei perder uns minutos a investigar, e penso que talvez "checkpoints" não seja a palavra correcta. Mas se for aquilo que eu tou a pensar, isso não se aplica à morte da conexão do cliente, mas sim se a máquina de base de dados, for desligada por acidente (Falta a luz e a UPS vai à vida whatever!). Em que ele quando se levanta, retoma os processos que estavam a correr, no sitio onde ficou. Mas repito, penso que o termo para esta operação não seja "checkpoints" seja outra coisa qualquer.

Resumindo... Temos 1 SP a correr, matamos a conexão a meio da execução da SP, e o resultado é 1 rollback. Simple as that!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
shumy    17
shumy

... Claro que no oracle não são tudo transacções, porque se fosse não o eram... lol

Tas a dizer isso porque sabes, ou tas a mandar á sorte?

É que nesse aspecto difere de MS SQL...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga    31
pedrotuga

... Claro que no oracle não são tudo transacções, porque se fosse não o eram... lol

Tas a dizer isso porque sabes, ou tas a mandar á sorte?

É que nesse aspecto difere de MS SQL...

Ora pensa bem, se tudo é uma transacção então nada é uma transacção. É uma questão de lógica.

Não sei se toda a gente aqui sabe o que é uma transacção. Uma forma fácil de entender:

uma transacção é um bloco de operações que ou são todas executadas ou são canceladas e a situação inicial é mantida.

Um procedimento pode ser usado numa transacção e pode usar transacções. Esta dúvida que aqui colocaram inicialmente não faz sentido quando se refere a procedimentos. Commit e rollback são conceitos simples de transacções.

Se te estás a referir ao autocommint a resposta é: sim, sei que o oracle pelo menos por defeito não tem nada desse género activo.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
shumy    17
shumy

pedrotuga.

Obrigaste-me a fazer pesquisas. Também é assim que aprendemos!

http://infolab.stanford.edu/~ullman/fcdb/oracle/or-nonstandard.html#transactions

Pelos vistos Oracle tem um AUTOCOMMIT OFF por defeito, o que torna todos os processos executados numa ligação parte de uma transacção. Até a ligação ser fechada correctamente (não é abortar a ligação), ou ser efectuado um commit/roolback.

E já agora se existir uma opção do genero para MS SQL 2000 era bem vinda!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga    31
pedrotuga

pedrotuga.

Obrigaste-me a fazer pesquisas. Também é assim que aprendemos!

http://infolab.stanford.edu/~ullman/fcdb/oracle/or-nonstandard.html#transactions

Pelos vistos Oracle tem um AUTOCOMMIT OFF por defeito, o que torna todos os processos executados numa ligação parte de uma transacção. Até a ligação ser fechada correctamente (não é abortar a ligação), ou ser efectuado um commit/roolback.

E já agora se existir uma opção do genero para MS SQL 2000 era bem vinda!

Tal como te tinha dito. :D

Agora percebo o que querem dizer com "tudo é uma transacção". Claro que "tudo é uma transacção" é uma expressão paradoxal por si própria.

Estavam a referir-se a uma ligação ser uma transacção tal como disseste. Não é a ideia que tenho. Por exemplo, se um gajo abrir uma CLI do oracle quer dizer que todas as operações que alterem registos trancam aquilo por ali fora?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita a nossa Política de Privacidade