• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

fil79

tipo de fonte

8 mensagens neste tópico

Boas

Tenho um projecto entre mãos com alguma envergadura e estou com a seguinte duvida....parte do texto do site vai ter um tipo de fonte que quase ninguém possui....como faço para os usuários verem o texto como aquele tipo de fonte??Têm de fazer sempre o download ou existe outra maneira?? Desde Já agradeço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas

Tenho um projecto entre mãos com alguma envergadura e estou com a seguinte duvida....parte do texto do site vai ter um tipo de fonte que quase ninguém possui....como faço para os usuários verem o texto como aquele tipo de fonte??Têm de fazer sempre o download ou existe outra maneira?? Desde Já agradeço

O que é um usuários? Alqo que se usa? ;)

Só há uma forma: o sistema de cada cliente tem de ter a fonte instalada. A menos que o projecto seja para uma intranet (onde o ambiente é controlado), aconselho vivamente à alteração do CSS para fontes e famílias de fontes que todos os sistemas (Windows, Linux, Mac OS, etc.) possuem.

Caso contrário quase ninguém no mundo vai conseguir ver isso como o (mau) web designer pensou inicialmente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes gerar o texto como imagem via PHP, assim não precisam de instalar a fonte. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Disseram-me que transformando o arquivo da fonte no formato .EOT  ( através do programa Microsoft Weft) Acontece que no Internet Explorer o script funciona mas no Firefox não...alguém me consegue dar algumas luzes sobre este problema???aqui segue o script:

CSS:

@font-face {
    font-family: Litterbox-ICG-Regular;
    font-style:  normal;
    font-weight: normal;
    src: url(LITTERB0.eot);
  }

Desde já agradeço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Disseram-me que transformando o arquivo da fonte no formato .EOT  ( através do programa Microsoft Weft) Acontece que no Internet Explorer o script funciona mas no Firefox não...alguém me consegue dar algumas luzes sobre este problema???aqui segue o script:

CSS:

@font-face {
    font-family: Litterbox-ICG-Regular;
    font-style:  normal;
    font-weight: normal;
    src: url(LITTERB0.eot);
  }

Desde já agradeço

Não há mais nada a dizer fil79.

Ou isso é para um ambiente controlado, tipo IE numa intranet, ou então tens de usar fontes e código "standard", i.e. código suportado por todos os browsers.

Qualquer outra opção é limitativa, ou seja, vai funcionar apenas para alguns browsers/utilizadores.

Podes optar pela solução do Triton, mas isso implica uma carga adicional, e totalmente desnecessária, no servidor, além de que pode também não se adaptar ao design que está especificado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Totalmente desnecessária não, pois a única solução que estou a ver para o caso dele é mostrar imagens com o texto, ou faz manualmente, o que não é nada prático, ou cria um sistema automático, por exemplo em PHP. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é um bocao mau, na minha opinião (a solução em si é óptima, as consequências é que nem por isso), porque como o texto vai fica em imagens não vai dar para copiar/colar texto, pesquisa dentro da página também é mentira, em termos de indexação da informação por motores de busca, esquece, e claro, vai ficar bastante mais pesado. Portanto o ideal é mesmo restingires-te as fontes "do costume", e eventualmente usar essa solução para títulos e/ou outros elementos mais pequenos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora