• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

jarsantos

Sincronização

8 mensagens neste tópico

Boas!

Estou a pensar criar um projecto em PHP e com MySQL e uma das coisas que me esta a fazer confusão e que deve ser ridiculo é como é que é feita uma sincronização da base de dados entre os vários users.

Ou será que esse tipo de cenas não se aplica aqui?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Explicita melhor a tua ideia por favor está muito vago o que pretendes...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sou estudante universitário e em C quando tens 2 processos a querer aceder ao mesmo conteudo tens que fazer uma sincronização senao aqui dá estrilho.

Ora se considerares a base de dados como uma memoria partilhada entre todos os utilizadores que acedem à tua página, eles vão estar a fazer leitura e escrita na base de dados ao mesmo tempo o que pode criar conflitos.

O que eu quero saber é se não se tem que ter cuidado com esses casos ou se de alguma forma esses problemas já estão resolvidos.

Provavelmente a minha dúvida é ridicula, estou a fazer uma interpretação de uma base de dados como o de um sistema operativo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o único prejúrio do acesso de vários utilizadores simultaneamente é a diminuição da velocidade de resposta mas isso é uma questão de milésimos de segundo :D

Espero que tenhas ficado esclarecido :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

jarsantos - nestes casos já existe os "trincos" internamente!

Portanto, n te precisas de preocupar com isso! :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

contudo se for informação vital, ie, acesso exclusivo a tabelas podes sempre usar table locks de uma forma análoga aos semáforos que usaste em c

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

jarsantos:

Acontece que os motores de Base de Dados (MySQL) incluido já têm transacções para acessos individuais a uma determinada linha de uma determinada tabela (o que garante que a escrita é feita apenas por um cliente de cada vez e de uma forma atómica).

Mas atenção, se por acaso, tiveres de acessar várias tabelas e garantir que os varios acessos são feitos de uma so vez ou atomicamente (como se fossem um conjunto de operações dentro de um bloco envolvido por um semáforo em C) tens de explicitar tu transacções.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora