• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #56 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

[WordPress] Plugins de cache

5 mensagens neste tópico

Estive a ver como podia optimizar um site que mantenho em WordPress, e que estava com alguns problemas devido ao facto da máquina em que está instalado ter recursos bastante limitados.

Uma das coisas que me lembrei de fazer foi instalar um plugin de cache. O que me lembrei logo foi do WP Super Cache, que pensava ser "o" plugin de cache para WordPress. Mas depois de até já o ter instalado, acabei por verificar que existem pelo menos mais duas alternativas bastante populares (W3 Total Cache e Quick Cache).

Assim, gostava de saber se alguém tem experiência com este tipo de plugins, e qual a sua opinião sobre os mesmos (vantagens, desvantagens, estabilidade, etc.).

Aproveito para deixar algumas observações baseadas nos breves testes que fiz:

W3 Total Cache

Opções de configuração que nunca mais acabam (configuração é confusa).

Tem suporte para CDN Origin Push e Origin Pull (com muitas opções de configuração), suporte para minificação de ficheiros, suporte para definição dos headers (indica as opções que devemos usar no servidor), permite definir temas específicos para determinados User Agents, ou Referrer.

A configuração nem sempre é simples, e algumas opções requerem modificações à configuração do servidor, e outras à BD. Apesar de ajudar na configuração do servidor, definindo as configurações a mão devemos conseguir melhor resultados.

WP Super Cache

Bastantes opções para configurar (ainda assim, um pouco mais simples do que o W3 Total Cache). Por default tinha uma série de opções recomendadas desactivadas (algumas delas causam problemas, pois requerem certas funcionalidades do servidor).

Tem opções para CDNs (apenas Origin Pull?), para temas mobile (mas é preciso um outro plugin para os especificar), ou para pré-carregar as páginas já existentes. Tive alguns problemas com certas configurações.

Quick Cache

Rápido de configurar. Apenas opções básicas, sobre duração da cache, de que páginas fazer cache, e assim. Também indica algumas possíveis configurações para o servidor (mas parece assumir sempre que o utilizador está a usar Apache...).

Para o meu caso inicial, em que o site só tem páginas estáticas simples (na maior parte delas, nem comentários são permitidos), e o importante era evitar os acessos à BD, o Quick Cache parece servir na perfeição. O desempenho melhorou de forma abismal (número de requests/s passou de ~2#/s para ~30#/s, e até é melhor do que com os outros plugins).

Mas aproveitei para testar também os plugins noutros sites, um pouco mais complexos, na medida que são efectivamente blogs, com posts, comentários, tags, e afins. Aqui em termos de requests/s os vários plugins parecem-me ter desempenhos semelhantes, permitindo aumentar este número em cerca de 3x. Para já provavelmente vou ficar pelo Quick Cache também, mas mais tarde devo mudar para um dos outros dois, para usar uma CDN. Em princípio devo-me ficar pelo W3 Super Cache por ser mais simples, e por os sites não terem muito movimento. Acredito que para sites mais movimentados o W3 Total Cache obtenha melhores resultados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ja testei o wp super cache, e o W3 Total Cache, sendo que gostei bem mais esse ultimo, a nivel de performance acho que faz bem melhor o trabalho, com varias opçoes como essas que referiste... minify dos ditos "assets", bem como cache desses arqivos e de outros que disponibilizes, como imagens...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu uso o wp super cache, tal como disseste o primeiro é bastante confuso, e o último se bem me lembro não tinha gostado na altura ( hà mais de 1 ano ).

Não tenho nada apontar do wp super cache até porque de facto o site melhorou na performance do site, e as definiçoes do plugin dão jeito configurações avançadas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depois de alguns meses em que usei diferentes plugins, deixo aqui uma nova análise de 4 plugins:

Quick Cache

É muito simples e fiável. A cache é gerida pelo PHP, não necessitando de configuração de regras de rescrita, o que faz com que não dê problemas com servidores como o nginx. Não tem funcionalidades avançadas (e.g., minificação, CDNs). Adicionalmente, o facto de funcionar com PHP limita os ganhos obtidos (ainda assim, é podem ser obtidos ganhos de 5x ou 10x).

WP Fastest Cache

É um pouco mais complexo do que o anterior, e tem mais requisitos (desde logo, um servidor Apache) que fazem que possa ser preciso andar a ver os logs para detectar problemas. Ainda assim, não dá muito trabalho a por a funcionar. Funciona directamente com o sistema de ficheiros (são usadas regras de rescrita para redireccionar os pedidos das páginas), evitando de todo chamadas ao PHP, o que permite um ganho significativamente melhor do que com o Quick Cache (num caso de testes que usei, o ganho foi ~5x superior). Possui algumas funcionalidades mais avançadas como a minificação de CSS e JS. Também "suporta" compressão, mas apenas activa a funcionalidade de compressão do servidor, i.e., não faz cache das páginas comprimidas.

WP Super Cache

É mais complexo do que a solução anterior, e por vezes também dá problemas (até porque nem sempre é fácil saber qual a configuração apropriada). Não especifica o Apache como requisito, mas ainda assim parece dar problemas com o nginx. Permite gerir a cache através do PHP ou de regras de rescritas (mais eficiente). Tem suporte para CDNs, e quando são usadas regras de rescrita o desempenho é ao nível do WP Fastest Cache (portanto, ~5x melhor do que o Quick Cache).

W3 Total Cache

Este plugin é um autentico canivete suíço para optimização de site WordPress. Tens várias opções de implementação de cache (incluindo com regras de rescrita), minificação, compressão, CDNs, etc. Em consequência, dá bastante trabalho a configurar de modo a se obter o melhor desempenho. Parece ter boa compatibilidade com o nginx. Tem potencial para permitir ganhos de desempenho superiores às soluções anteriores, sobretudo pelas funcionalidades de minificação, particularmente úteis em sites com muitos ficheiros de CSS e JS, embora dê trabalho a ajustar as configurações devidamente. Tem também muito mais opções para decidir quando é que a cache deve ser preenchida/limpa, e permite fazer cache dos ficheiros já comprimidos, minimizando o tempo necessário para os servir.

Em resumo, a minha recomendação seria a seguinte:

- Para sites simples em nginx, o Quick Cache poderá ser suficiente (qualquer uma das outras opções terá potencial para dar mais problemas e/ou trabalho a configurar);

- Para sites em Apache, que não precisem de CDN e com poucos ficheiros de CSS/JS, penso que o WP Fastest Cache é suficiente (e melhor opção que o Quick Cache). Suspeito que para a maioria dos utilizadores esta seja a opção que oferece uma melhor relação entre simplicidade e desempenho.

- Para sites em Apache que precisem de CDN e não precisem de minificação, o WP Super Cache é a solução mais simples.

- Para sites complexos, com necessidade de minificação mais elaborada, ou de políticas de preenchimento/limpeza da cache mais complexas, ou que usem nginx, penso que se justificará usar o W3 Total Cache. CDNs também são possíveis.

Neste momento apenas não estou a usar o WP Super Cache :D Em princípio irei mudar de nginx para Apache num servidor em que estou a usar o Quick Cache e vou passar a usar o WP Fastest Cache em alternativa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora