• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Knitter

Software para simular circuitos electricos?

22 mensagens neste tópico

Boas,

Não sei bem onde incluir este tópico e por isso aqui fica...

Queria conhecer software de simulação de circuitos electricos, preferencialmente para Linux, ou que seja FOS.

Já experimentei o Electronic Worckbench Circuit Maker, acho que agora se chama multisim, mas querias saber se existem outros por ai.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu nem esse conhecia....

tb fico á espera de uma resposta! ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também estou interessado num software deste genero para linux.

Mas até pode ser uma coisa simples. Estou a começar agora no mundo dos circuitos eléctricos.

Tenho usado o DIA somente para fazer uns diagramas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para fazer diagramas podes usar o gEDA. Não sei que destribuição usas, no meu caso, Ubuntu, está nos repositórios oficiais.

Eu preciso mesmo é de simulador. Preciso de simular os circuitos que desenho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para fazer diagramas podes usar o gEDA. Não sei que destribuição usas, no meu caso, Ubuntu, está nos repositórios oficiais.

Eu preciso mesmo é de simulador. Preciso de simular os circuitos que desenho.

Também tenho o Ubuntu, vou experimentar o gEDA. thanks  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Knitter, esse que ja usas-te dá pra usar no ubuntu? E não te serve porque?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O multisim funciona apenas em Windows, não me serve porque é comercial. OK eu sei que posso arranjar um crack, mas se existisse uma alternativa seria bom, até porque cada vez trabalho mais em Linux, quase só já uso o Windows para jogar ou para fazer qualquer coisa que não consigo em Linux, e mesmo em windows tento ter tudo alternativo ao comercial... Podemos dizer que compro apenas o que é realmente bom, trás vantages e não tem alternativa. Neste caso o multisim é mesmo bom, é um dos melhores que conheço, mas é comercial e não é barato, se existir uma alternativa então queria conhecer.

O gEDA é muito bom para fazer esquemas, tem imensos componentes, CI, e tudo o mais que possa precisar, mas não faz simulação. O que quer dizer que até posso desenhar um circuito bastante profissional mas só saberei se funciona quando juntar todos os componentes. Não dá, como no multisim, para arranjar um circuito na net e testar sem implementar, fazer ajustes e alterações, etc.

Neste caso o interesse é maior porque não pretendo o software apenas para mim, mas também para incluir num LiveCD que estou a fazer com uns colegas para entregar na nossa escola. Convinha ter alternativas ao software que usamos ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

em windows, conheço o Pspice (bastante bom e pago... s usarem, usem de preferencia o 9.0; mas ha cracks e uma versao STUDENT...) e tens o PSIM que tb nao é mau. Dá jeito caso penses usar  componentes usados em electrónica de potencia pois já traz as pontes de diodos e de tiristores como blocos, além de motores e outras cenas.

em linux nao conheço... mas s souberem algum pra experimentar, avisem...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebo muito desta linguagem de electrónica mas parece-me que o Spice não suporta CIs, como os das séries 4000 da Texas....

Circuits may contain resistors, capacitors, inductors, mutual inductors, independent voltage and current sources, four types of dependent sources, lossless and lossy transmission lines (two separate implementations), switches, uniform distributed RC lines, and the five most common semiconductor devices: diodes, BJTs, JFETs, MESFETs, and MOSFETs.

Preciso de ter tudo o que a electrónica digital permite, portas lógicas, CI com contadores, mux e demux, memorias, etc...

Vou continuar a investigar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa, quando fiz erasmus usei um que se chamava cadence. Já ouvi falar de pessoal que arranjou isso pirateado, mas n sei se é verdade até porque duvido que aquilo corra num pc, até agora só vi aquilo instalado em computadores da sun.

Tou a dar uma olhadela no site dos gajos.

Tambem há quem simule circuitos com recurso áo spice. Pessoalmente acho que é uma curva de aprendizagem gigantesca.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na minha cadeira de Sistemas Digitais usamos o XILINX.

Eu acho que é dos melhores, mas talvez não querias algo tão complexo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já que se está a falar +-  no tema, alguem sabe como trabalhar com o CI 74ls154 ? Tenho andado a ver umas coisas sobre isso e precisava de uma maozinha, algum dentro do assunto pm sff! :) obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é para aplicação nenhuma em especial.

Preciso do software para simular circuitos digitais, tudo o que faça parte de circuitos digitais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na minha opiniao proteus

simula tudo ate pics e outros muito bom

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sei que o tópico já é velho mas aqui fica para futura referência.

Eu uso o gEDA para desenho, e o ngspice para simulação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando tive a cadeira de Sistemas Digitais, usavamos bastante o circuit maker para testar os circuitos antes de os implementar nas breadboards.

Tem toda a gama de CI de TTL e CMOS, incluindo multiplexers, flip-flops, contadores, displays, etc...

A versão student é gratuita, mas é para Windows.

Dowload aqui - http://my.ece.ucsb.edu/bobsclass/2C/Simulation/circuit_maker.htm

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora