• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Knitter

Como usar joomla ou outro CMS numa intranet com acesso a BD de outro sistema?

6 mensagens neste tópico

Boas,

Precisava de criar um sistema intranet de forma a disponibilizar algumas informações aos utilizadores. No entanto essas informações são introduzidas e mantidas noutro sistema, neste caso desenvolvido em Delphi, com uma base de dados mysql.

Será possível usar um CMS, tipo Joomla, para aceder a registos noutra base de dados que não a do próprio CMS?

Não sei se me fiz entender :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas queres que o cms aceda exclusivamente a essa base de dados externa?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não, quero que o CMS tenha a sua estrutura normal, mas que existam uma ou mais páginas onde os dados venham de outro lado. No entanto tudo tem de ser gerido pelo CMS de forma a manter a estrutura e a querencia do site, se assim lhe pudermos chamar...

A ideia é ter um "site" interno mas onde determinadas páginas possuem conteúdos vindos de outra base de dados.

O meu conhecimento de CMS, e de joomla, neste caso não é muito e talvez daí venham as minhas dúvidas mas o que eu queria era saber se é possivel, ter um joomla instalado a fazer de site interno, onde algumas secções de conteúdo estejam numa base de dados diferente e não na base de dados normal do CMS, e isto sem alterar muito do template.

A ideia é também perceber se existe algum CMS onde isto seja viável ou se será melhor criar um de raiz. O tempo para o desenvolvimento/adpatação não é muito, na verdade uma solução "out of the box" era o ideal.

Alguma sugestão?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

podes desenvolver uma área do site por ti próprio no joomla :P

mas depende sempre do que queres fazer, que valores tem a base de dados externa...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fou tentar ilustrar a situação....

Existe um sistema CRM, que guarda informação diversa necessária à gestão de clientes e afins. Esse CRM é feito em Delphi e, actualmente, viu a base de dados migrar para mysql.

É necessário um sistema interno que permita a publicação, aos diversos empregados, de alguma dessa informação, bem como de avisos, noticias, e outras informações do dia a dia da empresa.

Esse sistema será implementado através da rede interna criando um "site" na intranet da empresa.

O que melhor se adapta a esta situação será um CMS, uma vez que a informação é dinâmica e a gestão do site também se quer simples, por outro lado não existe o tempo necessário à implementação de um sistema próprio e de raíz.

O problema é que além da informação comum a ser mostrada, é necessário incluir parte da informação que se encontra na base de dados do CRM. O ideal seria que o CMS a usar também fizesse a gestão dos dados do CRM de forma a manter tudo uniforme.

A questão é: este cenário é possivel de ser implementado usando um CMS? Se sim, por onde começar, onde obter informação ou que ideias gerais me podem dar sobre o assunto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hummm...

Acho que não... mas podes tentar ver no site oficial do joomla (www.joomla.org)

Cumps :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora