• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hipnoted

Vista na mira dos vírus

33 mensagens neste tópico

Três das principais ameaças de vírus listadas em Novembro quebram as barreiras de segurança do Windows Vista. A informação é avançada pela empresa britânica Sophos.

A Sophos afirma que fez o teste e constatou o seguinte. O Windows Mail, cliente de e-mail do Vista (sucessor do Outlook Express), detectou e bloqueou correctamente a presença dos programas nocivos W32/Stratio-Zip, W32/Netsky-P e W32/MyDoom-O, recebidos em mensagens.

No entanto, quando foram usados outros clientes de e-mail, as ameaças passaram despercebidas. Nesse aspecto, a Sophos confirma o que a própria Microsoft admite: o Windows Vista não elimina a necessidade de usar um antivírus.

Fonte: Exame Informática

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Essas afirmações, a meu ver, são um bocado erradas... Já tinha lido esta noticia noutro lado, e como eles próprios dizem, o Windows Mail bloqueou os virus. Se outros clientes de e-mail e/ou sites de webmail não os bloqueiam, acho que o vista pouco tem culpa... Primeiro porque essas aplicações provavelmente ainda não foram desenvolvidas com o Vista em mente e não sabiam da vulnerabilidade existente para esses virus e o Windows Mail já. Depois, no caso de webmail, a culpa, tanto pode ser do cliente de webmail ou do Internet Explorer ou então de outro browser usado, mas nesse caso uso os mesmos argumentos que usei no caso de cliente de email.

O Vista é mais seguro, não ha duvida disso. Mas eles não tem culpa do resto do software ter falhas. Acho injusto culpar o Vista porque software de terceiros tem falhas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Vista é mais seguro, não ha duvida disso.

Porque dizes isso? Qualquer aplicação da dimensão do vista há de ter centenas de bugs que só serão descobertos nos próximos anos (tal como aconteceu com o XP).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Vista é mais seguro, não ha duvida disso.

Porque dizes isso? Qualquer aplicação da dimensão do vista há de ter centenas de bugs que só serão descobertos nos próximos anos (tal como aconteceu com o XP).

Pelo menos acho que a Microsoft investiu mais nessa área por alguma razão... não iam ter um sistema com o mesmo nível de segurança de um SO anterior...

Já que as empresas de segurança se queixam da Microsoft estar a retirar-lhes mercado, essas queixas devem ter alguma razão de ser :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm, eu interpreto o que eles dizem como fazerem métodos mais seguros tirando partido da experiencia que obteram do passado!

Porque de resto acredito que o vista no primeiro ano tenha mais bugs que o XP nos 2 últimos...

Estamos a falar de milhões de linhas de código por testar intensivamente :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu quando disse isso, estava-me a referir que o vista é mais seguro que o xp. E volto a reafirmar isso, sem dúvida alguma. Eu já li muitos artigos sobre a seguração do Windows Vista (entre outros) e posso afirmar isso. Existem montes de coisinhas novas para segurança implementadas no vista que não exisitam no xp.

Claro que isso não impede de existir um numero grande de falhas ou problemas de segurança.

Porque de resto acredito que o vista no primeiro ano tenha mais bugs que o XP nos 2 últimos...

Na minha opinião, isto é um argumento sem nexo... estás a dizer que um sistema operativo que está prestes a ser lançado ao publico em geral é menos seguro que um sistema operativo que já tem 5 anos. Isso pode ou não ser verdade, mas caso seja, qual o objectivo em tal comparação? Não tem nexo, num lado tens um sistema prestes a ser lançado, no outro tens um sistema que é usado por milhões todos os dias e que já foi intensivamente testado e com montes de correcções em cima...

Mas eu acredito que o Vista é mais seguro do que era o XP quando foi lançado e acredito que com o tempo venha ainda a ser cada vez mais seguro numa fasquia de tempo menor que o XP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que tu descreves o que eu digo! Falas do XP com 5 anos em cima, milhões de utilizadores diários e montes de correcções. Enquanto o Vista não tiver algo idêntico vai ser mais inseguro que o XP.

Existe a tal "regra" que em média por cada 1000 linhas há um bug, quantas linhas novas tem o Vista?

Com isto não estou a diminuir o Vista... mas sim a constatar, a meu ver coisas óbvias, que qualquer versão de software onde se introduz milhões de linhas de código irão ter novos bugs e novos problemas de segurança.

Já andam ai na Net bugs no WMP11 e no IE7, imagina quando for o sistema operativo todo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lá por mais num sei quantos milhões de linhas não tem, necessariamente, de significar que irá ter mais bugs ou que será mais inseguro. Como disseste, é uma "regra" não uma regra!

Lá está, acreditas que o Vista precisa de ter 5 anos em cima e muito uso para ficar mais seguro que o XP, eu não. Se já não o for, irá demorar muito menos que o XP a chegar onde chegou.

Eu tenho acompanhado o desenvolvimento do Vista à muito tempo e já li enumeros artigos sobre tudo e mais alguma coisa e acredito que se eles fizeram tudo que disseram que fizeram, então o Vista já é mais seguro que o XP. Eu não falo pelo que penso e a julgar as coisas pelo passado e pelo que já aconteceu como a maior parte das pessoas fala, eu fala sabendo factos, eu lei para ficar informado e não as coisas por dizer.

Se os artigos eram todos falsos, se a microsoft andou a inventar repostas e a mentir a toda a gente, então ai dou-te razão, mas já não tenho culpa nenhuma nisso... Como acredito que tudo o que li era verdade e que supostamente vai ser assim que funciona, também acredito que o Vista no seu lançamento será mais seguro que o XP alguma vez foi no seu lançamento e que se não for mais seguro que o XP neste momento, não irá precisar de muito para o ser. É o que eu acho.

E bugs, todo o software o tem, isso não significa que a Microsoft tenha de cometer os erros do passado e não começar a trabalhar cedo para os corrigir como fez com o XP e IE6.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nazgulled, lá que acredites no que leias está bem. Mas não leves a sério aquela afirmação duma pessoa ligada à Microsoft de que "o Vista é tão seguro que nem precisa de anti-vírus"... :P :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nazgulled, lá que acredites no que leias está bem. Mas não leves a sério aquela afirmação duma pessoa ligada à Microsoft de que "o Vista é tão seguro que nem precisa de anti-vírus"... :P :P

Eu não uso antivirus há 3 meses no winxp, n tenho o windows update activo, a windows firewall tá off e n me tenho dado mal :) tudo depende do utilizador :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu nunca disse que acreditava nessa frase... Acredito em muita coisa que li, essa é das poucas em que não acredito, é algo muito forte para ser dito publicamente vindo da Microsoft, mas eles mesmo assim o fizeram. Eu sei o que leio, mas também sei o que posso esperar da Microsoft e essa afirmação é das estúpidas que a Microsoft fez. É bem possível que um dia cheguem a esse ponto, mas não no Vista, apesar de este ser muito seguro em relação aos anteriores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

... mas não no Vista, apesar de este ser muito seguro em relação aos anteriores.

70% das vulnerabilidades no Windows XP eram fruto do IE ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eheh, eu ja devia ter desistido, mas ainda volto a bater na mesma tecla...

Eles no Vista como é obvio tiraram partido dos erros que cometeram no passado e portanto podemos contar com uma versão melhor. Como há uns tempos li até admitiam trazer um novo sistema de ficheiros entre outros (não sei se sempre foi adiado ou se o trás). Como é óbvio esse sistema prometia mais segurança, mas COMO TUDO teria os seus bugs porque nada é perfeito.

Qualquer projecto desta dimensão e envolvendo mais aplicações como o WMP11, o IE7 entre outros é óbvio que terá os seus bugs. Eu não digo que demorará 5 anos a ser mais seguro que o XP, mas demorará algum tempo!

É como teres um script em php onde encriptas as passwords com MD5 porque é mais seguro e depois tens uma falha no código que permite sqlinjection... e um gajo consegue mudar a password, apagar o user, etc... Isto é, estas a usar tecnologias mais seguras mas depois há algo que falha noutro local

Cada bug tende a ser uma vulnerabilidade e mesmo que não acredites agora é esperar para ver quantos bugs irão surgir.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não uso antivirus há 3 meses no winxp, n tenho o windows update activo, a windows firewall tá off e n me tenho dado mal ;) tudo depende do utilizador :)

LOL mas deves ter router que faz de firewall.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não uso antivirus há 3 meses no winxp, n tenho o windows update activo, a windows firewall tá off e n me tenho dado mal :) tudo depende do utilizador :)

LOL mas deves ter router que faz de firewall.

Repara, ele disse que não se tem dado mal. Mas não disse que se tem dado bem. ;)

Mas mais cedo ou mais tarde vais ter as consequências. Se é que  teu sistema ja não está meio f*d*d*.

E dizes que tudo depende do utilizador mas isso é mentira, os utilizadores experientes também apanham vírus.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não uso antivirus há 3 meses no winxp, n tenho o windows update activo, a windows firewall tá off e n me tenho dado mal ;) tudo depende do utilizador :)

se não tens antivirus, não tens nada que te diga se tens ou não vírus...

eu estive umas semanas sem actualizar o antivirus e também não me dei mal, só que quando instalei um novo antivirus apareceram-me dezenas de vírus e trojans...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se não tens antivirus, não tens nada que te diga se tens ou não vírus...

eu estive umas semanas sem actualizar o antivirus e também não me dei mal, só que quando instalei um novo antivirus apareceram-me dezenas de vírus e trojans...

owned ;)

Em windows sem firewall e anti-virus é impossível "dar-se bem" durante muito tempo (em minutos).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou farto de discutir estas cenas, pois digam o que disserem, ninguém bate as provas que eu tenho, que é possível viver sem AV e Firewall num sistema Windows.

Tenho esta instalação do Windows x64 Professional há 7 ou 8 meses, instalei um AV (NOD32) há uns 3 ou 4 meses só para precaução, e como podem ver:

avlm8.png

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou farto de discutir estas cenas, pois digam o que disserem, ninguém bate as provas que eu tenho, que é possível viver sem AV e Firewall num sistema Windows.

Sem net?  :shu_01:

O que é certo que eu quando instalava o windows XP e ligava a net com o modem (acesso directo à net) sem anti-virus e firewall apanhava logo alguma coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpem lá, mas isso também confirmo, é bem possivel viver no windows sem antivirus, sem firewall não digo, mas sem antivirus sim, e tudo isso depende do utilizador, quer acreditem quer não.

Eu uso antivirus (kaspersky), não vá o diabo tece-las, mas raramente recebo avisos de virus, logo, é porque podia muito bem viver sem ele. No entanto, recebo avisos de virus só que estes avisos não invalidam o facto de depender do utilizador, porque todos esses aviso vêm dos sites duvidosos que visito de vez em quando e eu sei que os visito e sei o que posso esperar, dai, o uso de antivirus,se não, bem que não precisava...

Fora isso, basta um gajo ter dois dedos de testa para viver bem no windows sem antivirus, desde que tenhamos precaução. A única razão que tou assim de repente a ver para se usar antivirus será talvez para caso alguem nos dê um ficheiro, mas não confiamos nessa pessoa e há que ter cuidado, porque de resto, e-mails, sites, etc, há so que ter cuidado. Eu não o tenho, por isso é que uso antivirus.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existem certos vírus que independentemente de teres AV ou não te infectam, nunca podes estar totalmente protegido, só estou a tentar mostrar quebrar esse mito de que é impossível ter um sistema limpo sem AV em Windows. :)

Também penso que dado ter a edição x64 tenho menos probabilidades de ser infectado, pois o funcionamente de alguns vírus e trojans não deve ser compatível, mas aqui só estou a especular... ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@ Nazgulled

Isso não quer dizer nada. Eu também usei Kaspersky até às últimas formatações e nunca me tinha avisado sobre um único vírus. Mas bastou formatar o PC e ir ao site da M$ fazer os updates sem anti-vírus instalado para apanhar um. 

Por isso essa questão dos avisos é relativa. Eu é que aprendi a lição, nada de ir à net sem AV! Nem um único segundo!

Também penso que dado ter a edição x64 tenho menos probabilidades de ser infectado, pois o funcionamente de alguns vírus e trojans não deve ser compatível, mas aqui só estou a especular... ;)

Talvez seja por isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já me aconteceu logo depois de formatar o pc e reinstalar o windows, pouco depois de ligar o computador à net, aparecer-me uma mensagem a dizer que o windows ia ser reiniciado dentro 60s. a única coisa que eu tinha feito na net foi registar o windows. agora digam-me, qual foi a falta de cuidado que eu tive?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que eu faço sempre que preciso de formatar o computador é usar o nLite para integrar os últimos patches e updates que saíram até há data, assim não sou surpreendido com esses avisos. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora