• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sota

Como definir uma estrutura

19 mensagens neste tópico

Boas pessoal,

eu tou a fazer um pagina onde é sempre tudo igual excepto o centro da página que é onde vai aparecendo a informação só que agora cada vez que quero fazer uma alteração na estrutura tenho de mudar todas as páginas eu gostava de se existe alguma maneira de resolver isto porque a unica que sei já me falaram mal dela :S

obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O CSS é exactamente para isso. Para separar a estrutura do conteúdo.

Crias um estilo geral para todo o site, e se precisares alteras pontualmente alguma coisa.

Outra opção é utilizar algum tipo de linguagem dinâmica, tipo PHP, mas não sei se é isso que pretendes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é exactamente isso só que so agora é que começei aprender php e ainda pouco sei podiam-me explicar assim por alto como tenho de fazer isso ?

obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Usa frames de html que isso resolve o teu problema. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epá frames não é uma muito boa ideia. Quanto mais não seja por causa dos motores de busca ficarem baralhados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

fico enteão com trabalho de casa :P podiam me só tirar mais uam duvida qual a diferença entre xhtml e html ?

Pesso desculpa é que ate a bem pouco tmepo pensava que sabia fazer paginas e agora descubri que tenho um mundo a minha frente por descubrir:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

XHTML é basicamente uma reformulação do HTML em XML. A apresentação do conteúdo foi separada da estrutura do conteúdo, sendo que em XHTML para apresentar a página tens que usar CSS.

Isto permite não só maior acessibilidade como um maior rigor nas páginas. Lê as páginas que te disse que vais perceber rapidamente! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes fazer o que necessitas com php e includes (include, include_once, require ou require_once). Fazes o inicio do site num ficheiro topo.php e o final noutro, footer.php. Depois cada página (ie index.php, portfolio.php, etc) chamam o topo e fundo. Se necessitares de editar um link por exemplo só modificas o topo.php e ele aparece alterado em todas as páginas :P

Cumps 8)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

De uma forma simples, o xhtml tem um conjunto de regras mais rígidas para como escrever o código, de modo a tentar uniformizar a maneira com os browser mostram as mesmas.

Maior parte dos atributos do html que definiam como o conteúdo aparecia foram remetidos para css, tipo, align="center" deixa de existir.

E maior parte das tags que permitiam definir forma também foram remetidas para css, tipo <font>, também deixa de existir

Podes fazer o que necessitas com php e includes (include, include_once, require ou require_once). Fazes o inicio do site num ficheiro topo.php e o final noutro, footer.php. Depois cada página (ie index.php, portfolio.php, etc) chamam o topo e fundo. Se necessitares de editar um link por exemplo só modificas o topo.php e ele aparece alterado em todas as páginas :P

Cumps 8)

Sim, se o php for uma opção, é bastante mais simples. pois ficas com um único ficheiro de conteúdo para alterar se for caso disso.

Com o css só te facilita a gestão da forma como o conteúdo aparece.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epá frames não é uma muito boa ideia. Quanto mais não seja por causa dos motores de busca ficarem baralhados.

Frames não é boa ideia???

Não compreendo porquê, além de ser a mais simples não conheço nenhum crawler que fique baralhado com umas simples tags de frames, são tão complexas com uma tag anchor...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@M6 se o formato de html escolhido for o strict não pode usar as frames :P

Já alguma vês visualizas-te um site construido com frames num browser de texto? (se não tenta ver o sapo.pt).

Cumps 8)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Frames não são nada recomendados, já não fazem parte do futuro do (X)HTML.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com a quantidade de sites que há a usar frames, acreditem que os crawlers e os browsers vão continuar a suportá-las durante muitas décadas... É como o COBOL, há mais de 15 anos que ouço dizer que morreu, mas a verdade é que todos os anos se escrevem mais linhas de COBOL do que no ano anterior... Será mesmo que morreu? :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com a quantidade de sites que há a usar frames, acreditem que os crawlers e os browsers vão continuar a suportá-las durante muitas décadas... É como o COBOL, há mais de 15 anos que ouço dizer que morreu, mas a verdade é que todos os anos se escrevem mais linhas de COBOL do que no ano anterior... Será mesmo que morreu? :P

Até podes ter razão, mas comparar frames com COBOL, é um pouco extremo.  :P

Mas, resumindo, o que eu quero dizer é que com frames, arriscas-te que os motores de busca dêem mais peso à frame que ao site. Ou então tens uma granda trabalheira com SEO para dar-lhes a volta. Mas isto é só a minha opinião.

Apesar da discussão das  frames, que já vai longa p'la net fora, eu acho que o Sota tirava mais proveito de usar xhtml+css. Contudo continua a ser uma opinião.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Must agree with M6. :)

Lá porque é um "mau" hábito usar frames, não quer dizer que se deixe de as usar. :) É a mesma história de usar tables qd se pode usar divs. É um mau hábito, mas ainda não se deixou de se fazer ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com a quantidade de sites que há a usar frames, acreditem que os crawlers e os browsers vão continuar a suportá-las durante muitas décadas... É como o COBOL, há mais de 15 anos que ouço dizer que morreu, mas a verdade é que todos os anos se escrevem mais linhas de COBOL do que no ano anterior... Será mesmo que morreu? ;)

Até podes ter razão, mas comparar frames com COBOL, é um pouco extremo.  :)

O que quero dizer é que não se deve substimar a tecnologia "antiga", como o COBOL ou as frames.

Mas, resumindo, o que eu quero dizer é que com frames, arriscas-te que os motores de busca dêem mais peso à frame que ao site. Ou então tens uma granda trabalheira com SEO para dar-lhes a volta. Mas isto é só a minha opinião.

Apesar da discussão das  frames, que já vai longa p'la net fora, eu acho que o Sota tirava mais proveito de usar xhtml+css. Contudo continua a ser uma opinião.

Isso só acontece se o crawler for muito, mas mesmo muito mau.

As frames não têm qualquer tipo de informação realmente útil, a menos que se usem as meta tags mas a maioria das pessoas que conheço que fazem sites nem sabem sequer o que são quanto mais usá-las...

A informação relevante para catalogação encontra-se no conteúdo das páginas e não na sua estrutura, excepção feita às meta tags que referi atrás.

Assim sendo, um crawler nunca irá dar mais peso a uma frame em detrimento de uma página, se isso acontecer então o crawler é muito mau e o motor de busca não terá uma vida longa e próspera, bem antes pelo contrário...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso só acontece se o crawler for muito, mas mesmo muito mau.

As frames não têm qualquer tipo de informação realmente útil, a menos que se usem as meta tags mas a maioria das pessoas que conheço que fazem sites nem sabem sequer o que são quanto mais usá-las...

A informação relevante para catalogação encontra-se no conteúdo das páginas e não na sua estrutura, excepção feita às meta tags que referi atrás.

Assim sendo, um crawler nunca irá dar mais peso a uma frame em detrimento de uma página, se isso acontecer então o crawler é muito mau e o motor de busca não terá uma vida longa e próspera, bem antes pelo contrário...

Como disse antes, és capaz de ter razão. Até porque eu não percebo tanto disto quanto isso.

Mas continuo com a opinião que no caso de simplesmente gerir a estrutura de um site, ou PHP, ou xhtml+css são as melhores opções.

Para além de a simplicidade de código ser similar, temos a vantagem de gerir melhor as acessibilidades e o modo de apresentação em vários dispositivos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora